Agradecimento

Boi de Maracanã realiza ritual em agradecimento pelo sucesso do São João 2023

Programação é alusiva à morte simbólica do grupo folclórico, uma tradição no Maranhão.

Evandro Júnior / Na Mira

Ritual de 'morte' do Boi de Maracanã foi marcado por momentos de agradecimento
Ritual de 'morte' do Boi de Maracanã foi marcado por momentos de agradecimento

SÃO LUÍS - A programação de morte simbólica do Boi de Maracanã foi realizada no fim de semana e prossegue na noite desta segunda-feira (14), a partir das 19h, na sede, no Maracanã. 

No fim de semana, sábado e domingo, a programação incluiu uma parte religiosa, com orações de agradecimento pelo sucesso da temporada junina 2023. Turistas e pesquisadores das manifestações folclóricas brasileiras de várias partes do país acompanharam a programação.

O ritual terá continuidade nesta segunda-feira, com a derrubada do mourão, representando o fim de mais um ciclo de apresentações do boi de matraca, que teve início no mês de maio, avançou para junho e julho e, agora, é finalizado com chave de ouro em uma grande festa. 

Dona Maria José Soeres, presidente do Boi de Maracanã, afirma que os preparativos para o próximo ano já vão começar
Dona Maria José Soeres, presidente do Boi de Maracanã, afirma que os preparativos para o próximo ano já vão começar

Durante a programação, haverá sorteio e distribuição de brindes, além dos parabéns aos brincantes. Segundo a presidente do grupo folclórico, Maria José Soares, a festa foi um misto de agradecimento e certeza do dever cumprido.

“Após todo esse desfecho da programação anual do Batalhão de Ouro, emendada com as festividades juninas, as atividades continuarão na sede, com as tradicionais oficinas para a comunidade e a preparação para o São João 2024”, disse Maria José Soares. 

Ela explicou que o grupo trabalha o ano inteiro, assim como as escolas de samba do Rio de Janeiro. É algo que envolve toda a comunidade, não somente no período junino, mas ao longo dos 12 meses do ano.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.