21ª EDIÇÃO

Festival Dança em Trânsito promove residência artística com dançarinos maranhenses

Ao longo da residência, os artistas mergulharão em pesquisas e vivências, explorando especialmente a cultura do tambor de crioula.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/07/2023 às 14h42
Em conjunto, os artistas criarão um espetáculo que será apresentado em São Luís e no Rio de Janeiro.
Em conjunto, os artistas criarão um espetáculo que será apresentado em São Luís e no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Do dia 27 de julho a 3 de agosto, o coreógrafo Márcio Cunha conduzirá uma residência artística em São Luís, como parte das atividades do Festival Dança em Trânsito. A residência artística ocorrerá das 10h às 13h, no Centro Cultural Vale Maranhão, localizado no Centro da cidade. 

A residência contará com a participação de quatro artistas maranhenses: Stela Pinheiro, Ana Regina Arcanjo, Dante Silva e Calina Rubem. Juntos, eles criarão um espetáculo original que será apresentado em alguns munícipios do Maranhão e no Rio de Janeiro.

Ao longo da residência, os artistas mergulharão em pesquisas, experimentações e vivências, explorando especialmente a cultura do tambor de crioula. Márcio expressou sua empolgação com o desafio e destacou a importância de trabalhar em conjunto com os artistas locais. 

“Estou muito feliz de ter sido convidado para esse desafio. Acredito demais no encontro e acho importante pensar a partir dos corpos que vivem nesse território. Todo corpo tem história, tem potências e eu quero descobrir a potência desses artistas nessa convergência de comunicação com o tambor de crioula”, afirmou Márcio Cunha.

Além dos dançarinos, instrumentistas e coreiros também participarão do processo criativo, mostrando suas habilidades musicais para enriquecer a performance. O espetáculo será apresentado no Festival Dança em Trânsito, no Rio de Janeiro no dia 6 de agosto, e em diferentes municípios do Maranhão, como Vitória do Mearim, no dia 21 de agosto, em Itapecuru-Mirim, no dia 22, e em São Luís, no dia 25 de agosto.

O Festival Dança em Trânsito, está em sua 21ª edição, e se firmou como um dos maiores festivais internacionais de dança contemporânea do Brasil. Com apresentações em diversas cidades, tanto no país quanto no exterior, o festival busca difundir e democratizar a dança por meio de residências artísticas, intercâmbios, valorização do folclore e cultura brasileira, formações e rodas de conversa.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.