Filme 'Barbie' não é para crianças
E mais: 88 anos de Cely Gomes Lima
‘Barbie’ não é para crianças
Embora o tão esperado filme “Barbie” seja baseado na boneca mais famosa do mundo, a produção live-action, que entrou em cartaz nos cinemas no dia 20 de julho não está voltada ao público infantil.
No Brasil, o filme não tem classificação livre e pode ser visto por crianças acima de 12 anos ou acompanhadas dos pais.
O Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária] indicou o filme para maiores de 12 anos por ter cenas que são consideradas impróprias para crianças menores, como alguns atos violentos e diálogos com teor adulto.
Barbie não é para crianças...2
A classificação indicativa poderia ser ainda maior, mas Margot Robbie e a equipe criativa buscaram construir uma Barbie sem sensualidade. “Ela é uma boneca de plástico, ela não tem órgãos. Eu acho que ela não deveria [sentir desejo sexual]. Ela é sexualizada, mas nunca deveria ser sexy”, a atriz explicou em entrevista à Vogue.
Dirigido por Greta Gerwig, o filme levará a boneca, interpretada por Margot Robbie, para o mundo real. Na trama ela começará a ter crises de identidade e questionará coisas que não devia quando perceber que é mais uma das Barbies da Barbielandia.
Ao lado de Ken, interpretado por Ryan Gosling, a personagem acabará deixando o mundo das bonecas e vai parar no mundo real para descobrir como as pessoas normais vivem, ficando expostas aos perigos e irritando o CEO da Mattel, interpretado por Will Ferrell.
Adeus à mocidade
Faço coro com os que dizem que ficam assustados quando lêem sobre o esforço que alguns bilionários fazem para rejuvenescer.
A verdade é que eles tem medo de ficar velhos. Eu, ao contrário, tenho medo de voltar a ser jovem, de incomodar os pais, de falar merda colocando pessoas próximas em risco, de ir a eventos exibindo com orgulho um aspecto deplorável, fazer desaforo nos empregos que joguei fora, fugir dos compromissos, descuidar da própria literatura.
Tenho medo de esnobar amizades verdadeiras, de deixar passar as oportunidades, de desperdiçar talento achando que é coragem.
Por isso, sem nenhum esforço, envelheço devagar com uma sensação de alívio. Não que esteja totalmente curado, pois a qualquer hora posso voltar a cometer uma bobagem, esquecendo meu adeus à mocidade.
88 anos de Cely Gomes Lima
De uma prole de 25 irmãos – 20 irmãos do casamento de João Paulo da Silva e Maria Naziazênia Gomes da Silva e 5 irmãos do primeiro casamento dele – restam apenas três filhos, que aliás são três filhas: Cely Gomes Lima, Oneide Silva Léda e Gracy Silva Oliveira.
A mais velha, Cely Gomes Lima, completa nesta segunda-feira 88 anos e vai festejar a data com a família reunida durante um chá no Blue Tree Hotel São Luís, no Calhau.
Todas as três já contam mais de 80 anos e são irmãs de minha saudosa mãe, Zazá Holanda, que em 2024 completa 100 anos de nascimento.
Mais uma vitória de Natalino
O reitor Natalino Salgado Filho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) era só alegria no fim de semana. Ele fez barba, cabelo e bigode na consulta previa para reitor e vice-reitor da instituição.
Seus candidatos Fernando Carvalho e Leonardo Soares foram os mais votados na consulta previa para reitor e vice-reitor da UFMA.
Fernando Carvalho recebeu 43,52% dos votos para reitor e foi o mais votado para o cargo. Para vice-reitor Leonardo Soares também ficou em primeiro lugar na votação, com 29,09% dos votos.
Natalino se movimenta agora, junta à classe política, para conseguir do presidente Lula a nomeação dos dois.
Nota eletrônica e sonegação
Engana-se quem pensa que a nota fiscal eletrônica é apenas um instrumento de combate à sonegação.
Uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que a nota fiscal eletrônica proporciona uma economia anual de até R$ 3,6 milhões na aquisição de medicamentos no RS.
Como isso é possível? Com a nota eletrônica, o Estado consegue comparar os preços dos medicamentos e estabelecer valores máximos nas licitações.
Nota eletrônica e sonegação…2
Esse estudo inédito do BID confirmou aquilo que já era uma intenção desde a instituição da nota fiscal eletrônica: formar um banco de dados com os preços efetivamente praticados nas transações comerciais e, assim, evitar que os fornecedores cobrem mais do Estado.
O estudo do BID é focado nas compras de medicamentos, mas pode ser aplicado a qualquer produto adquirido nos pregões do governo – de carros a material para as escolas.
DE RELANCE
Três superdotados de muito alto QI
Você já ouviu falar sobre superdotados - pessoas com habilidades intelectuais extraordinárias que desafiam as convenções acadêmicas? E você sabia que existem indivíduos capazes de concluir a faculdade em um tempo muito menor do que o esperado, acumulando um número impressionante de títulos acadêmicos?
Caio Temponi (15 anos), Nicolle Peixoto (09 anos) e Fabiano de Abreu Agrela (41 anos) são três superdotados de três gerações diferentes que estão desafiando a incredulidade e provando que é possível alcançar o inacreditável.
Dotados de um QI excepcional, Caio, Nicolle e Fabiano são verdadeiros prodígios intelectuais. Com pontuações surpreendentes – Caio com 139 pontos de QI, Nicolle com 144 e Fabiano com incríveis 160 pontos – eles se destacam em um mundo onde essa genialidade muitas vezes é questionada.
Três superdotados…2
Eles têm enfrentado o ceticismo e a descrença de muitos em relação à sua capacidade de concluir a faculdade mais cedo e acumular uma quantidade extraordinária de títulos acadêmicos.
Essas mentes brilhantes surpreendem até mesmo os educadores mais experientes, demonstrando um conhecimento avançado além de suas idades, “Teve um dia que ela corrigiu a professora de matemática. A princípio, acharam que a errada era ela”, revela Jéssica Peixoto, mãe de Nicolle Peixoto, uma das jovens prodígios do programa do Caldeirão.
Além de enfrentarem o desafio de conquistar feitos notáveis, esses superdotados também precisam lidar com o julgamento e a desconfiança daqueles que não compreendem suas capacidades excepcionais,
“Fui denunciado sobre os meus títulos e tive que comprová-los. Já debocharam dizendo que tenho mais títulos que anos de vida. Mas está tudo bem, eu compreendo”, compartilha o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, assessor e consultor de Caio Temponi.
Três superdotados…3
É importante destacar que esses superdotados não possuem fórmulas secretas para o sucesso, mas sim uma paixão ardente pelo conhecimento e uma dedicação incansável em suas áreas de interesse.
“Chegaram a pensar que tínhamos algum esquema ou método para que ele conseguisse tantas aprovações. O que não faz nenhum sentido e não seria possível. O Caio gosta de estudar e usa o QI no que gosta de fazer, é apenas isso”, revela Laurismara, mãe de Caio Temponi.
Três superdotados…4
Para entender melhor a possibilidade de terminar a faculdade mais cedo e acumular uma quantidade extraordinária de títulos, Dr. Fabiano, especialista em superdotação e assessor de Caio explica como isso ocorre. “Ele irá terminar a faculdade na metade do tempo de qualquer outra pessoa. Isso no Brasil, se fosse nos Estados Unidos, por exemplo, terminaria em menos tempo. Basta ele comprovar que tem o conhecimento para isso. E depois, no mestrado e doutorado, é ainda menos tempo. Assim como na segunda licenciatura. O que mais demora é a primeira graduação. O Caio conseguirá até os 20 anos de idade, possivelmente, bater o recorde mundial de quantidade de títulos neste ritmo”, afirma o Dr. Agrela.
Esses superdotados estão desafiando todas as probabilidades e provando que a genialidade não tem limites. Com suas conquistas acadêmicas, estão abrindo caminho para uma nova geração de possíveis gênios que buscam ultrapassar fronteiras e deixar sua marca no mundo.
Três superdotados…5
Sobre Caio Temponi: é um adolescente de 14 anos com altas habilidades que vem acumulando diversos feitos acadêmicos, sendo aprovado em 1º na CMJF aos 9 anos de idade, o mais jovem da história, gabaritando o vestibular da EPCAR aos 12 anos de idade e sendo aprovado em 1º lugar, aos 13 anos foi aprovado nos vestibulares de Administração na UECE, em Direito na UFRRJ, em Engenharia Civil na UFCA, todos em 1º lugar, também sendo o mais jovem a ser aprovado nesses vestibulares, além de ser aprovado em Medicina na Unifor e no vestibular da AFA – Academia da Força Aérea – um dos mais concorridos do país .
Caio Temponi é membro da Intertel, sociedade de pessoas com QI acima de 99 de percentil e também coleciona medalhas, já tendo conquistado 3 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática, e 23 na Olimpíada Nacional de Matemática.
São Luís na Feira LGBT+ Turismo Expo
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, esteve presente em mais uma feira de turismo nacional, desta vez na LGBT+ Turismo Expo. O evento aconteceu no dia 20 de julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A LGBT+ Turismo Expo é uma plataforma de eventos geradora de conhecimento que reúne os profissionais do segmento em um dia de networking, gerando grandes discussões, soluções e propostas para o segmento do turismo LGBT+.
Na edição de 2023, a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís esteve presente com um estande próprio, promovendo o destino com distribuição de material promocional específico para o segmento, degustação, ativação com drag queen e capacitação para os agentes de viagem.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Saulo Santos, “O turismo LGBT+ é um importante segmento para que a gente possa conhecer mais sobre, além de ampliar a divulgação de São Luís em uma das feiras do segmento mais importantes atualmente, e também, conhecer as melhores práticas e experiências”.
Vendas do Dia dos Pais
Ao longo do ano, o comércio espera e se prepara para cada data comemorativa que pode alavancar o movimento nas lojas.
Com o Dia dos Pais não é diferente. A celebração abre o calendário de oportunidades de vendas no segundo semestre e é considerada por alguns setores como a terceira melhor época do ano para os negócios, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.
Faltando menos de um mês para a data, empreendedores já se planejam para um aumento de até 50% nas vendas.
As estratégias vão de brindes a promoções, mas os especialistas advertem: é momento também para fidelizar o cliente.
Vendas do Dia dos Pais...2
No ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), a comemoração movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões no setor. Para este ano, a expectativa é de uma pequena variação positiva.
Quem estima são os especialistas em pequenos negócios. De acordo com eles, em 2022, a data levou aquecimento às vendas, mas ainda havia resquícios dos impactos da pandemia da Covid-19. Desta vez, com os efeitos da crise sanitária mais distantes, a previsão é ainda melhor.
Alguns negócios podem registrar um aumento de até 50% nas vendas quando comparado a outros meses. Tudo vai depender do segmento, que pode ir de uma loja de moda masculina até um açougue para o churrasco do papai.
Nasce o real digital e official
A moeda oficial do Brasil em versão virtual já instalou sua primeira semente no universo online.
Na semana passada, o banco Itaú fez o primeiro “nó” do real digital que está sendo desenvolvido pelo Banco Central (BC), ou seja, deu o primeiro passo para o dinheiro do futuro imediato.
“Nó”, nesse contexto, é uma espécie de servidor na rede blockchain (em tradução literal, corrente de blocos, nesse caso os “nós”, a mesma que serve de base para o bitcoin) que deve oferecer essa nova alternativa à população até o final de 2024.
Nasce o real digital e official…2
Ou seja, logo ali. Embora use como base o mesmo sistema do bitcoin, o real digital é uma Central Bank Digital Currency (CBDC ou MDBC, moeda digital de banco central). De modo que se trata de um projeto do BC brasileiro, envolve transações oficiais, portanto registráveis, ao contrário das criptomoedas.
Ainda é meio complicado de entender, mas basta lembrar que o Pix era considerado difícil até às vésperas de seu lançamento, e hoje seu sucesso já acelera iniciativas semelhantes nos Estados Unidos, no Canadá e em vários países latino-americanos.
Para escrever na pedra:
“A saudade é uma tatuagem na alma: só nos livramos dela perdendo um pedaço de nós”. De Mia Couto, escritor moçambicano.
TRIVIAL VARIADO
Nesta segunda-feira, às 8h (horário de Brasília), quando a bola rolar para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina, o Maranhão estará muito bem representado nas arquibancadas do Estádio Hindmarsh.
Explico: residente há mais de um ano na Austrália, o médico maranhense Luiz Carlos Fernandes Junior será um dos torcedores privilegiado da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia.
Segundo ele, o entusiasmo por conta da Copa do Mundo Feminina na Austrália é muito menos do povo local e muito mais dos imigrantes, que correspondem a 25% da população.
Aliás, a Copa ocorre em um momento de forte crescimento do futebol da modalidade no Brasil. A participação na competição pode ser capaz de impulsionar ainda mais o esporte por aqui. O país é um dos candidatos a ser sede na próxima edição, que será disputada em 2027.
Casal de grande charme no jantar de sábado, no Bistrô Grand Cru: Lara e o empresário Marcos Regadas Filho, que depois de uma longa temporada em São Paulo voltaram a residir em São Luís.
Outro casal que distribuía simpatia na mesma noite era Carol Imbroisi e Gustavo Santana. Em outra mesa, Flávia e Nilson Ferraz com Elly e André Jardins, o sempre bem antenado vereador de Presidente Dutra.
A excelente cantora Morgana Storm mudou sua agenda no Grand Cru. Agora, suas apresentações na casa são às quartas e sextas-feiras. Nas quintas-feiras ela canta – e encanta – no Mamma Restaurante.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.