Bruna Gaglianone no Ballet Estatal de Berlim
E mais: Alexandre Lago na AML
Bolshoi Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), está selecionando novos alunos – e tem maranhense na parada.
Vários dançarinos do Maranhão participam dos testes, inspirados na história vitoriosa de Bruna Gaglianone, que atuou por dez anos como bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e hoje é bailarina do Ballet Estatal de Berlim.
A seleção será neste sábado, e o resultado final sai no domingo.
Alexandre Lago na AML
Alexandre Maia Lago é o mais novo membro da Academia Maranhense de Letras. Eleito com 32 votos, ele vai ocupar a cadeira 27, que pertenceu a Magson Silva, falecido em dezembro do ano passado.
Maia Lago tem 54 anos, é natural de São Luís, advogado graduado pela Universidade Federal do Maranhão. É autor de obras sobre livros e autores da literatura universal. Colunista literário, tendo colaborado em diversas publicações, sobretudo realizando entrevistas com importantes escritores da literatura lusófona.
Nos últimos anos tem feito um trabalho de integração das literaturas de língua portuguesa, com ênfase nos autores portugueses e africanos. Seus livros são Letras de Sempre, Litterae Semper e Athanata Gramata.
Alexandre Lago na AML...2
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, falou sobre a eleição de Alexandre Lago.
“A academia recebe com muita satisfação o Alexandre como seu novo membro, uma pessoa dedicada aos livros. Ele tem várias obras voltadas à análise de autores. É participativo e é um nome que vai acrescentar ao nosso quadro para manter a academia digna de seu prestígio de 115 anos de existência”.
Projeto SESI Casarão
O Centro Tecnológico e Cultural da Indústria recebeu na última quarta-feira (19, a visita da gestora do projeto, Janaína Pereira, e dos representantes da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID): a arquiteta Andressa Farias e o engenheiro Guilherme Gonçalves para acompanhamento da obra que está recebendo os últimos detalhes.
A iniciativa do Centro do SESI contempla laboratórios de robótica e inovação, espaços destinados à educação inclusiva, cultura e gastronomia, além de um museu interativo da indústria e um espaço de exibições diversas para a cultura maranhense.
De acordo com Janaina Pereira, a proposta do SESI Casarão é mesclar arte, design e soluções tecnológicas interativas para proporcionar entretenimento e lazer ao público
Projeto SESI Casarão...2
O projeto SESI Casarão faz parte do programa Nosso Centro, que contempla uma série de ações para a revitalização da região central da capital maranhense, como explica a arquiteta da SECID, Andressa Farias.
“O governo entra com o casarão e em contrapartida o ente privado reforma e recebe a concessão de acordo com o edital.
O SESI Casarão vai fomentar a economia, educação e cultura o que é muito importante para o nosso estado”, declarou.
Em tempo: o SESI Casarão está localizado na Praça João Lisboa, 328, onde funcionava a Junta Comercial do Maranhão (Jucema).
Eleições da UFMA
O grupo que apoia a candidatura da professora Isabel Ibarra para a Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está confiante de que ela sairá vencedora da Consulta Prévia, nesta sexta-feira.
Com alta popularidade e um ótimo programa de gestão, Isabel Ibarra recebeu centenas de apoios de técnicos administrativos, professores e estudantes.
A candidata liderou toda a campanha eleitoral e movimentou a agenda acadêmica e política do Estado, recebendo ainda o apoio de parlamentares e lideranças políticas.
Miss Brasil Globo
O concurso de beleza Miss Brasil Globo está todo repaginado no Maranhão. Com a direção geral do apresentador de TV, Marcos Davi, e Coordenação Estadual da modelo e Miss Maranhão 1984, Edna Mazoro, o concurso deste ano abre as inscrições, que são gratuitas e vão até o dia 24 de julho.
A final da competição está marcada para o dia 28 de julho, no Teatro João do Vale, no Centro Histórico de São Luís, e vai eleger a representante do Maranhão para a edição nacional, com previsão para ser realizada no dia 18 de agosto em Brasília-DF.
Candidatas de vários bairros de São Luis e do interior do estado, já estão inscritas, e aguardam os ensaios, que serão produzidos, pela coordenação estadual.
DE RELANCE
Homenagem no Congresso Nacional
A Câmara Federal vai oferecer uma sessão solene em homenagem ao bicentenário de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias, no dia 14 de agosto, no Congresso Nacional, em Brasília.
A sessão foi proposta pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).
O Comitê Especial Gonçalves Dias 200 Anos, da Academia Maranhense de Letras (AML), recebeu a notícia com alegria e vai enviar uma comitiva para participar do evento.
Em São Luís, as comemorações estão acontecendo desde o primeiro semestre e se intensificam durante o mês de agosto com a celebração do aniversário de Gonçalves Dias, no dia 10, e de 115 anos da fundação da Academia Maranhense de Letras.
Mascote da Seleção Feminina
Na contagem regressiva para o Mundial de Futebol Feminino, a Vivo, como patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol, realiza no fim da tarde de hoje coquetel com o Canarinho, mascote oficial da Seleção Brasileira.
O encontro será na loja da Vivo do São Luís Shopping, no tour do mascote pelas lojas da Vivo no Brasil. E objetiva aquecer o clima para a estreia da Seleção feminina nos jogos que serão realizados na Austrália e na Nova Zelândia.
Sem dúvida. É uma oportunidade única para os maranhenses interagirem com o Mascote da Seleção.
Leite aciona MP contra Wyllys
Assim como fez com o ex-deputado Roberto Jefferson – e foi vitorioso –, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, encaminhou ao Ministério Público representação contra o ex-deputado Jean Wyllys, por causa de manifestação feita pelo Twitter em 14 de julho.
Ao comentar um tuíte de Leite dizendo que seu governo manterá as escolas cívico-militares, Jean Wyllys escreveu: “Que governadores héteros de direita e de extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay...? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então... Tá feio, bee”.
Leite respondeu: “Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções? e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância”.
Ontem, Leite usou o Twitter e o Instagram para explicar, em vídeo, por que entrou com a representação.
Alta discriminação
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgados ontem, mostram que os crimes de injúria racial, racismo e homofobia ou transfobia dispararam em 2022 no País, frente ao ano anterior.
Os registros de racismo saltaram de 1.464 casos, em 2021, para 2.458, em 2022.
A taxa nacional em 2022 ficou em 1,66 casos a cada 100 mil habitantes – alta de 67% frente a 2021.
Já o crime de racismo por homofobia ou transfobia teve 488 casos registrados em 2022 no Brasil, ante 326, em 2021.
Morreu o cantor Tony Bennett
Tony Bennett, uma das grandes vozes do século XX que continuou a trabalhar após a chegada do novo milênio, morreu esta sexta-feira de manhã em Nova York.
O cantor que dedicou a vida a manter viva a chama do grande cancioneiro americano tinha 96 anos e fora diagnosticado com a doença de Alzheimer em 2016, o que o tinha afastado dos palcos, onde até então era altamente ativo.
A última vez que aplaudi Tony Bennett foi no show que ele fez com Lady Gaga, em 2021, quando dividiu o palco com ela no Radio City Music Hall de Nova York.
Para escrever na pedra:
“Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar em ti”. De Friedrich Nietzsche.
TRIVIAL VARIADO
Muito emocionante a missa de sétimo dia do falecimento de Luiz Rocha Filho, ontem, na Igreja de São Luís Rei de França, no Calhau. Velhas amizades da família foram prestigiar o ato religioso de fé cristã.
Lá estavam recebendo as condolências, a mãe Terezinha Rocha com os filhos Roberto Rocha, Marcos Rocha e Cintia Rocha, os netos e sobrinhos. Após a missa, quase todos fizeram homenagens ao saudoso Luiz Rocha Filho.
Por lá foram vistos amigos de sempre como Baltazar Miranda e Terezinha, Marilena Belo, Paulinha e Edinho Lobão, Edna Sereno, Elly e André Jardins, entre muitos outros.
Nesta data, em 1899, nasceu o escritor e jornalista norte-americano Ernest Hemingway, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1954. Em 1969, o astronauta Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a caminhar em solo lunar.
Grupo de grande charme no jantar de quinta-feira ni Bistrô Grand Cru: Ana Lucia Albuquerque e Amaro Santana Leite, Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Elly e André Jardins (de P. Dutra).
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.