Sétima Arte

Projeto disponibiliza oficinas gratuitas de cinema

'Cultura na Praça' chega à capital maranhense com a produção de curtas-metragens para cinco comunidades.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 15/07/2023 às 12h43
Oficinas de produção de cinema mobilizam jovens de comunidades de São Luís
Oficinas de produção de cinema mobilizam jovens de comunidades de São Luís (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma turma de adolescentes e jovens está vivendo uma experiência diferente no bairro Vila Conceição/São Benedito: entender e viver a produção de um filme em todas as etapas, desde a elaboração do tema até a finalização do trabalho. 

É o ‘Cultura na Praça’, projeto que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela Vivas Cultura e Esporte. A iniciativa itinerante começa com a realização de oficinas de cinema em comunidades dos estados do Maranhão e Pará, buscando democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural e imaterial por onde passa. O projeto, que já rodou cerca de 4.800 quilômetros pelo interior dos dois estados, alcançando mais de 23 mil pessoas, agora chega à capital.

“É a minha primeira experiência com o cinema. Eu já tinha feito teatro na minha escola, mas nunca tinha gravado um filme, manuseado equipamentos. Muito legal poder conhecer pessoas novas. Eu estou de férias e aproveitando para também adquirir mais conhecimento. Aprendi, por exemplo, que o som da máquina vai para o fone, ao conectar no equipamento. A gente aprende e interage. Vou poder dizer: eu fiz um filme e dirigi”, afirmou Eduardo Barbosa, de 13 anos.

O bairro do Anjo da Guarda também já recebeu a oficina gratuita de cinema, que ocorreu de 10 a 13 de julho. As próximas oficinas a serem realizadas em São Luís serão: na Vila Maranhão, de 15 a 18 de julho; no Sá Viana, de 21 a 24 de julho; e na Vila Embratel, de 26 a 29 de julho. Ao final das oficinas, cada turma produz seu próprio filme, e todos são exibidos para as respectivas comunidades.

“É um projeto que nasceu em 2017, em princípio para levar cinema para onde não tinha cinema. Depois, a gente entendeu que poderia ocupar essa tela com histórias dos lugares onde o projeto estava chegando. E aí, criamos, em 2019, a oficina de cinema, em que os alunos são convidados a uma imersão, uma experiência. Eles têm aulas de fotografia, técnica de imagens e sons. Montamos o filme e, depois, voltamos com a exibição dessa produção para a comunidade”, concluiu Cris Azzi, cineasta e coordenador das oficinas.

Após a apresentação para as comunidades, todos os curtas-metragens também são lançados no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça para que os filmes possam ser vistos por pessoas de todos os lugares. O Cine Babaçu abriga atualmente 35 filmes de curta-metragem e disponibiliza recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.