Cores e ritmos

Em noite de São João, Arraial da Cidade reúne milhares de apaixonados pela cultura popular maranhense

Promovido pela Prefeitura de São Luís, o Arraial da Cidade foi mais uma vez o local escolhido por milhares de pessoas em uma noite mágica que reuniu o que há de melhor na cultura e culinária maranhense.

Publipost / Prefeitura de São Luís

Atualizada em 25/06/2023 às 11h53
Boi de Morros no Arraial da Cidade. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Boi de Morros no Arraial da Cidade. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A noite de São João, celebrada neste sábado (24), não poderia ter sido festejada de outra forma. Nada melhor do que viver toda a magia da época, prestigiando as atrações que são a essência da cultura popular maranhense, no megapalco montado no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, em São Luís, que é promovido pela Prefeitura de São Luís e segue até 30 de junho.

O ritmo, as luzes, cores e sabores da melhor época do ano encantaram os milhares de ludovicenses e turistas que visitaram o arraial que é um dos mais populares em São Luís. Oito atrações entre grupos de de Bumba meu-boi, cacuriá e shows de artistas locais animaram o público que compareceu ao local.

O amplo espaço da Praça Maria Aragão ficou pequeno para uma noite repleta de muita alegria. Grupos de amigos, familiares, casais e até mesmo pessoas sozinhas, que escolheram o local como ponto de encontro para o São João, se divertiram com muita segurança e conforto, uma das características mais marcantes do Arraial da Cidade.

Em mais uma noite de sucesso de público e lotação máxima, ao Imirante.com, Marco Duailibe, secretário municipal de Cultura, falou sobre o carinho que o público ludovicense, maranhense e os turistas possuem com o Arraial da Cidade. Isso porque, devido à sua localização privilegiada e programação de alto nível, acabou se tornando o ‘xodó’, de São Luís.

Cores e ritmos no Arraial da Cidade. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Cores e ritmos no Arraial da Cidade. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

“Hoje mais do que nunca é um grande sucesso. A ideia da noite de São João foi reunir os mais variados sotaques para celebrar essa noite com grande estilo. Estamos muito felizes com o sucesso do Arraial da Cidade, que virou uma espécie de xodó do público, principalmente devido a facilidade de acesso, por estar em uma região importante da cidade e pela variedade da nossa programação, que atende a todos os gostos”, destacou Marco Duailibe.

Celebração da cultura popular 

A primeira apresentação que subiu no mega palco montado foi o Cacuriá Rabo de Saia Mirim, que trouxe todo o gingado, cores e bailado desse ritmo que é a cara do Maranhão. Em seguida, foi a vez do Boi Mocidade de Rosário e do Boi Rama Santa encantar o público com suas indumentárias coloridas e bailado compassado.

Celeiro artístico de São Luís, o palco principal do Arraial da Cidade também recebeu com muita alegria, o show da cantora Simone Mouzzi. Ao som de grandes sucessos que embalam as noites juninas e, também, grandes hits do forró e de artistas regionais, a cantora não deixou ninguém parado durante sua apresentação e foi impossível não cair na dança.

Por volta das 22h, foi a vez do Boi de Morros se apresentar no Arraial da Cidade. O grupo de Bumba meu boi, que é um dos mais tradicionais e populares do Maranhão, reuniu milhares de espectadores que não perderam nenhum detalhe da bela performance. A coreografia compassada dos índios, índias e dos vaqueiros de fita, ao som de toadas icônicas, emocionou as milhares de pessoas que escolheram o local para celebrar São João, o mais junino dos santos.

Ao Imirante.com, Igor Almeida, secretário municipal de comunicação de São Luís, destacou a preocupação da organização do Arraial da Cidade em montar uma programação plural e que agradasse a todos os gostos e idades. Além disso, ressaltou as inúmeras novidades promovidas pela Gestão Municipal neste ano, como os shows nacionais e o arraial gospel, que será realizado em julho.

Arraial da Cidade é palco para todas as cores e ritmos. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Arraial da Cidade é palco para todas as cores e ritmos. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

“Um dia muito especial, que é o dia de São João, que leva o nome da nossa festa, que dá esse sentimento de pertencimento tão grande para gente. O principal de tudo, para gente, foi oferecer segurança, conforto e qualidade para as pessoas que vêm todos os dias aqui no Arraial da Cidade. Tivemos a preocupação de montar uma programação que atendesse todos os gostos, estilos, inovamos com os shows nacionais, com o arraial gospel que ainda será realizado em julho. É sem dúvidas, o arraial mais querido da cidade”, disse Igor Almeida.

Toda a imponência e grandiosidade do Boi Famosão do São João, da cidade de Humberto de Campos, deixou o público vidrado em cada detalhe da bela apresentação. Ao som do sotaque típico de matraca, o grupo folclórico arrepiou e encantou com seu bailado único, reproduzido graças ao esforço de mais de dez pessoas que dançam como miolos do boi.

O som forte e arrepiante das matracas e pandeirões continuou no palco do Arraial da Cidade que, também recebeu nessa linda noite de São João, o Boi de Pindaré, diretamente da baixada maranhense. O compasso tradicional do grupo, acelerou os corações dos apaixonados pela cultura popular maranhense que cantaram, a uma só voz, “Novilho Brasileiro”, considerada uma das toadas mais bonitas.

Público marcou presença no Arraial da Cidade, na noite de sábado. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)
Público marcou presença no Arraial da Cidade, na noite de sábado. (Foto: Juliana Chaves / Grupo Mirante)

Para encerrar essa noite pra lá de especial, foi a vez do sotaque tradicional de Orquestra, do Boi de Axixá, se apresentar. Com indumentárias que representam as cores da bandeira do Maranhão, a diversidade popular e as belezas naturais, o grupo que também é um dos mais tradicionais do Estado, não deixou ninguém parado. O público vibrou ao som de grandes sucessos como “Bela Mocidade”, “Linda Garota” e “Quero te ver Feliz”.

Pluralidade cultural no São João 

O Arraial da Cidade também já é conhecido por celeiro da pluralidade cultural e de ritmos que só o Maranhão tem. Por isso, este ano, foram montados espaços que oferecem ao público diferentes e agradáveis experiências musicais.

Além do Barracão do Forró, que é um dos espaços mais frequentados durante a festança, este ano a Prefeitura de São Luís lançou o “Espaço Reggae”, que presta uma homenagem a esse ritmo que transformou a capital maranhense na Jamaica Brasileira.

Sabores do Maranhão

A diversidade do Maranhão não ficou somente na variedade de apresentações que subiram no palco do Arraial da Cidade, na noite de sábado (24). O sabor marcante das comidas típicas maranhenses, que são uma atração à parte, atraíram milhares de pessoas para os stands localizados na ampla Praça de Alimentação, presente no local.

Atendimento ao turista 

A hospitalidade do maranhense é um dos grandes atrativos para quem visita o Estado pela primeira vez para conhecer o São João. Em mais um ano, a Prefeitura de São Luís montou o “Camarote do Turista”, uma área dedicada para receber com mais conforto os visitantes.

No espaço, também é possível ter acesso a informações importantes sobre o arraial, como mapas e programação. Além disso, o local conta com uma área dedicada para degustação e comercialização de produtos regionais, incentivando o comércio local de São Luís.

Diversão com conforto e segurança 

Para celebrar o São João em grande estilo, uma grande estrutura foi montada para proporcionar aos visitantes do Arraial da Cidade, mais conforto e segurança. As operações contam com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), que mobilizou agentes que atuam na segurança preventiva e contam com o apoio da Guarda Municipal, que realiza patrulha interna, externa com agentes motorizados e a pé.

Há também um espaço dedicado para cuidados médicos e de primeiros socorros, montado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O local conta com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e de uma Unidade de de Suporte Avançado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disponível durante toda a noite na área.

A festança junina também é o momento oportuno para ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS). Desta forma, também foi montado uma unidade que conta com a distribuição de preservativos masculino e feminino, autoteste para HIV e equipes que prestam orientações para a população.

Em noite de São João, Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, reúne milhares de apaixonados pela cultura popular maranhense em programação repleta de atrações

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.