RECIFE - A quadrilha junina Flor de Mandacaru, de Açailândia, foi a vice-campeã da etapa regional do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste 2023, realizado nesse domingo (18), em Recife (PE). O grupo teve como tema 'Bumba: Amor e Liberdade', destacando elementos da cultura popular maranhense.
A Flor de Mandacaru, composta por 170 integrantes, também levou o título de melhor marcador do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste, com Lauânder França. Ele conta que o sentimento com o duplo resultado é de superação e de dever cumprido.
“Acredito ser um misto de sentimentos, uma mistura de superação, de dever cumprido e, principalmente, falando de forma bem mais pessoal, uma forma de ‘auto aceitação’ pela nova posição dentro da minha junina. Poder levar o nosso Maranhão a um patamar jamais alcançado a nível Nordeste, é mágico, é sem explicação” afirma Lauânder.
O marcador é responsável por coordenar e guiar os passos e movimentos dos dançarinos durante as apresentações. Ele geralmente utiliza um microfone para dar comandos e orientações aos dançarinos durante a performance.
A presidente da junina, Iolanda Nogueira, diz que a Flor de Mandacaru fez história na noite desse domingo, em Recife. Pela primeira vez, uma quadrilha junina maranhense sobe ao pódio do festival da Globo.
O fato é que hoje estamos exatamente onde deveríamos estar. Este é nosso momento. Entramos fortes e acreditando muito no nosso espetáculo, que é genuinamente maranhense. Esse é título é motivo de muito orgulho e resultado de um trabalho árduo. Estamos explodindo de muita alegria", conta Iolanda.
“Isso mostra que estamos no caminho certo e o mais especial de tudo é chegar nessa colocação com um espetáculo 100% maranhense, com as nossas referências no figurino, na música, no texto, isso dá mais força pra gente pesquisar e levar cada vez mais longe o nome do nosso estado e da nossa cultura”, diz Beto Alves, um dos diretores da junina de Açailândia.
Bumba: Amor e Liberdade
‘Bumba: Amor e Liberdade’ é uma estória livremente inspirada em acontecimentos históricos que traz nuances da cultura do bumba meu boi e do boi bumbá.
O espetáculo inicia com a representação final do auto do boi, onde o animal é curado por um pajé. Após esse momento, uma nova história será contada: O auto do boi mandacaru. Gracinha vive em uma comunidade unida em torno do boi Mandacaru, símbolo da cultura popular. Ela é apaixonada por Cícero, filho de um grande seringalista.
O pai de Cícero oferece à comunidade uma oportunidade de mudar de vida: uma expedição ao Amazonas em busca do ‘ouro negro’ - uma referência ao ciclo da borracha, em que milhares de nordestinos migraram para o Norte em busca de trabalho e melhores condições -, e o povo decide partir.
Os noivos são separados, e o povo se vê diante de uma enrascada, sendo submetido a um regime de trabalho que os mantinha presos a condições de exploração e servidão.
Um momento forte é quando Mandacaru é preso, representando, simbolicamente, a opressão sobre uma cultura, e a resistência, por parte do povo, personalizada na madrinha do boi.
Esses nordestinos levaram seus costumes, fé, cultura e tradição e, apesar da dura realidade, encontravam motivos para brincar - de um jeito diferente.
Após um ano, Cícero vai em busca de Gracinha e descobre a opressão causada por seu pai. O povo decide lutar pela liberdade e, com a ajuda da realeza popular, alcançam a libertação por meio do folguedo.
Livres, eles decidem fazer o caminho de volta à sua terra. É hora de voltar ao Maranhão, onde finalmente os noivos se casam. É festa do amor e da liberdade!
Tricampeonato no Arraiá da Mira
A junina Flor de Mandacaru foi a grande campeã do Arraiá da Mira deste ano. O tricampeonato do grupo na festança promovida pelo Grupo Mirante, em Imperatriz, garantiu a vaga da junina na competição realizada pela TV Globo, em Pernambuco.
Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste
A quadrilha Luar do São João, do Piauí, foi a vencedora da fase regional do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo em 2023. O grupo teve como tema "A devota que virou santa", em homenagem à Irmã Dulce, a primeira santa do Brasil, e às ações dela com os pobres.
Esta foi a segunda vitória da Luar do São João, pois o grupo venceu o festival em 2019. A disputa deste ano contou com dez quadrilhas e aconteceu no domingo (18), no Geraldão, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
Festival de Quadrilhas da Globo 2023 - Resultado:
Melhor Marcador: Flor de Mandacaru (MA)
Melhor Casamento: Cia da Ilha (BA)
Melhor Destaque: Ínterprete de Libras - Evolução (PE)
1° lugar: Luar do São João (PI)
2º lugar: Flor de Mandacaru (MA)
3º lugar: Lumiar (PE)
4° lugar: Cia da Ilha (BA)
5º lugar: Lume da Fogueira (RN)
Flor de Mandacaru, do Maranhão, conquista vice-campeonato no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste 2023
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.