(Divulgação)

COLUNA

Sexo com Nexo
Sexo com Nexo por Mônica Moura, sexologia clínica e Educação sexual.
Sexo com Nexo

O proibido e o tobogã de lubrificação íntima

(Existem muitas formas de buscar excitação sexual)

Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual

Atualizada em 12/07/2023 às 17h06
Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual.
Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual. (Divulgação)

A excitação pode vir de vários lugares. Ela tem cheiros, formas, cores, sabores, curvas, pensamentos e motivação própria. Pra tentar entender o que leva alguém a um estado de excitação é preciso estar atento. Quanto mais perto, mais conectado e mais observador, melhor.

A expectativa que os meus pacientes criam ao ir pra cama é um processo bonito de acompanhar. Rico em suas diferenças, e especialmente belo em seu desenrolar. Aos que se permitem, um brinde! Aos que ainda não sabem como fazê-lo, um convite à essa longa caminhada. 

Hoje quero contar sobre aqueles que são motivados pela aventura. Aqueles cuja excitação vem da sensação de transgressão, seja pelo desejo de explorar o desconhecido ou pelo fator de risco envolvido mesmo. Confrontar tabus, normas sociais e restrições culturais é a chave mestra nesse grupo aqui. É um olhar que chama pro beijo que, voluptuoso, já anuncia o perigo de atentado ao pudor. É o perigo que convoca a ereção, que apela pelo toque, que provoca, que instiga, que enlouquece… até que finalmente começam a deslizar em um tobogã de lubrificação íntima.

Acho prudente contar aqui que a excitação com o que é proibido não significa necessariamente que a pessoa deseje ou pretenda agir de forma prejudicial ou ilegal, tá, gente? Fantasias e pensamentos eróticos são uma parte normal da vida sexual humana e devem ser respeitados como uma forma de expressão saudável da sexualidade. 

Não use freio nos seus pensamentos eróticos, mas tenha o respeito de compartilhá-los com quem tem interesse em conhecê-los. É bastante insensato sair por aí contando sobre os seus fetiches para quem não cultiva uma intimidade com você. (Lê-se: não mande seus detalhes eróticos no inbox do instagram de desconhecidos sem autorização prévia!!!)

Mas vamos considerar que cada serumaninho tem suas próprias preferências e desejos, certo? Daí o que pode ser considerado super excitante para uma pessoa pode não ser para outra. E tá tudo bem! (desde que o desejo de um não machuque o desejo do outro, claro!). 

Se alguém se sente desconfortável com sua excitação em relação a algo considerado proibido, pode ser útil procurar o apoio profissional de um sexólogo. Entender a sua motivação sexual ajuda a explorar os sentimentos, lidar com conflitos internos e ainda vai fornecer orientação para um relacionamento saudável com a sua sexualidade. Fica aqui o meu convite!


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.