FINALISTA

Conheça o Gamezônia: jogo finalista no Festival Guarnicê

Equipe da Gamezônia comemora a indicação como finalista na categoria de Jogos Digitais, destacando a valorização da Amazônia e das comunidades tradicionais da região no prestigiado festival.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 20/06/2023 às 10h45
Conheça o Gamezônia. (Foto: Divulgação)
Conheça o Gamezônia. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Gamezônia, um jogo histórico que reconta a fascinante história da Amazônia sob a perspectiva dos povos e comunidades tradicionais da região, foi anunciado como finalista na categoria de Jogos Digitais do prestigioso Guarnicê Festival de Cinema 46°. Essa conquista é de extrema importância para a equipe da Gamezônia, pois proporciona uma oportunidade significativa para demonstrar seu trabalho e enfatizar a valorização da Amazônia e de suas comunidades tradicionais.

O Festival Guarnicê de Cinema é reconhecido como um dos principais eventos culturais do Brasil, e a seleção do Gamezônia como finalista nessa competição ressalta a relevância do tema abordado pelo jogo. Essa indicação é um sinal claro de que a valorização da Amazônia e dos povos que nela habitam estão ganhando cada vez mais força e visibilidade no cenário nacional.

Vinícius Sirino, fundador do Gamezônia. (Foto: Divulgação)
Vinícius Sirino, fundador do Gamezônia. (Foto: Divulgação)

Vinicius Sirino, CEO da Gamezônia, expressou sua satisfação com a indicação, destacando a importância desse reconhecimento: "Estamos extremamente felizes e encantados por sermos selecionados como finalistas no renomado Festival Guarnicê de Cinema, na categoria de Jogos Digitais, na sua 46ª edição. Esse reconhecimento é um orgulho para nós e demonstra a crescente relevância de temas cruciais, como a valorização da Amazônia e de suas comunidades tradicionais. Estamos entusiasmados em compartilhar a fascinante história da Amazônia, sob a perspectiva dos povos e comunidades locais, por meio do Gamezônia. Essa conquista nos motiva a continuar nosso trabalho em prol da valorização cultural e social da região."

A equipe responsável pelo desenvolvimento do Gamezônia é composta por Juliana Nogueira, Adani Robson, Vinicius Sirino e Patrícia Muniz, todos do estado do Maranhão. Além disso, a narração do jogo foi realizada por Porakê Munduruku, roteirista e representante dos povos e comunidades tradicionais, trazendo autenticidade e uma perspectiva única para a narrativa do jogo.

Time fundador da Gamezônia. (Foto: Divulgação)
Time fundador da Gamezônia. (Foto: Divulgação)

Juliana Nogueira, diretora de conhecimento do jogo, enfatiza a importância desse projeto para a cultura brasileira: "Essa é uma conquista não apenas para a cultura, mas para todo o Brasil. É uma grande honra ver um projeto tão inovador e relevante sendo desenvolvido em nosso estado, representando de maneira excepcional a cultura e a história da Amazônia. A presença de um jogo desenvolvido por uma equipe maranhense entre os finalistas do Guarnicê é motivo de orgulho para todos nós. Isso mostra que a criatividade e o talento do nosso estado podem alcançar reconhecimento internacional. Estamos ansiosos para ver o resultado final e torcemos para que o Gamezônia seja o grande vencedor!"

O Gamezônia destaca-se por sua aplicabilidade e representatividade. Ao recontar a história da Amazônia a partir das perspectivas dos povos e comunidades tradicionais, o Gamezônia oferece uma experiência imersiva e educativa, permitindo que os jogadores explorem a riqueza cultural e ambiental da Amazônia. O jogo levanta questões fundamentais, como a preservação da floresta, os modos de vida das comunidades locais e a importância do respeito à diversidade étnica e cultural.

Mais do que apenas entretenimento, o Gamezônia torna-se uma poderosa ferramenta educacional e de conscientização sobre a Amazônia. Através do jogo, os jogadores têm a oportunidade de aprender sobre a história e os conhecimentos ancestrais das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas que habitam a região.

A representatividade desempenha um papel fundamental no Gamezônia. Com a narração realizada por Porakê Munduruku, representante dos povos tradicionais, o jogo dá voz a quem realmente vive e conhece a Amazônia de perto. Isso contribui para uma representação autêntica e sensível das culturas locais, promovendo a valorização e o respeito pela diversidade cultural. Confira algumas imagens do jogo.

 
 

Além disso, a conquista de ser finalista no Festival Guarnicê de Cinema destaca a importância dos jogos digitais como forma de expressão artística e cultural. O reconhecimento no festival evidencia que os jogos são uma plataforma relevante para abordar temáticas sociais, ambientais e históricas, alcançando públicos diversos e ampliando o impacto das mensagens transmitidas.

Em um momento em que a Amazônia enfrenta desafios ambientais e sociais significativos, o Gamezônia surge como uma ferramenta poderosa para despertar a conscientização e o engajamento em relação à preservação da região e ao respeito às comunidades que nela habitam. A participação no Festival Guarnicê de Cinema é uma oportunidade de ampliar o alcance do jogo e incentivar mais pessoas a conhecerem e se envolverem com as questões relacionadas à Amazônia.

A equipe da Gamezônia aguarda com entusiasmo o resultado final do festival, na expectativa de que o jogo seja reconhecido como uma inovação culturalmente relevante e impactante. Independentemente do resultado, a indicação como finalista já é um feito significativo e uma vitória para a equipe, reafirmando seu compromisso em promover a valorização da Amazônia e suas comunidades tradicionais por meio do poder dos jogos digitais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.