(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maranhão perde Péricles Rocha

E mais: Medalha para Ana Karin

PH

Atualizada em 08/06/2023 às 13h15
Péricles Rocha ao lado de uma de suas belas obras de arte
Péricles Rocha ao lado de uma de suas belas obras de arte

 Maranhão perde Péricles Rocha

A véspera do Dia de Corpus Christi teve um sabor amargo em São Luís.

Morreu um dos maiores artistas plásticos maranhenses de minha geração: Péricles Rocha, aos 77 anos.

Nascido em 1946, na cidade maranhense de Codó, Péricles Rocha viveu até sua primeira juventude em Benedito Leite, de onde saiu para conquistar o mundo como pintor, escultor, desenhista e ilustrador.

Entre 1967 e 1971, com bolsa de estudos concedida pelo governo do Maranhão, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Em 1977, realizou sua primeira mostra individual, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro.

Entre 1978 e 1980, ilustrou os livros Marimbondos de Fogo e Norte das Águas, de José Sarney, e Poeta do Absurdo, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, Itália. Na volta a São Luís, instalou juntamente com outros artistas de seu tempo, o Centro de Artes Jupiaçu, nesta Capital.

Sua mais recente exposição foi realizada com enorme sucesso na Casa do Maranhão e teve entre os homenageados a médica e empresária Maria da Cruz, que hoje está em São Paulo fazendo revisão de saúde e transando business.

Agenda de cursos presenciais

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Maranhão está oferecendo uma variedade de cursos durante o mês de julho.

Esses cursos abrangem diferentes áreas e são destinados a profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Os cursos serão ministrados na modalidade presencial, no turno noturno, das 18h às 22h.

A carga horária varia de acordo com o curso, sendo de 16 a 20 horas.

Agenda de cursos presenciais....2

Esses cursos oferecidos pelo IEL-MA são uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se aprimorar em suas áreas de atuação.

Eles proporcionam conhecimentos relevantes e atualizados, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. 

Entre as opções de cursos estão Rotinas Trabalhistas e o e-Social, Interpretação da ISO 9001:2015, Excel Avançado, Gestão e Controle de Estoque, Ferramentas de Gestão Comercial, além de Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Cliente. 

Agenda de cursos presenciais....3

O curso Rotinas Trabalhistas e o e-Social será ministrado de 3 a 7 de julho. Em 20 horas de carga horária o aluno vai aprender sobre registro de empregado, exames médicos, contrato individual de trabalho, jornada de trabalho, remuneração e folha de pagamento e legislação previdenciária. 

Em Interpretação da ISO 9001:2015, que acontece de 10 a 14/07, o conteúdo inclui: Diretiva ISO/IEC Parte 1, Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, contexto da organização, liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho, melhoria e auditoria.

No mesmo período, de 24 a 28/07, os alunos de Excel Avançado irão aprender sobre fórmulas, formatações, relatórios de gráfico dinâmico, funções financeiras e lógicas, programação usando Excel, tabela dinâmica, proteção de planilhas, entre outros assuntos.

Agenda de cursos presenciais....4

De 17 a 21/07, o curso de Gestão e Controle de Estoque terá conteúdos como planejamento e gestão de estoques, gerenciamento de estoque, método de análise ABC, fluxo da logística dos estoques, indicadores, custos, previsão de estoques, armazenagem e sistemas de armazenagem.

Já em Ferramentas de Gestão Comercial, no mesmo período, vai tratar sobre criação de indicadores de desempenho, ferramentas de acompanhamento de desempenho, geolocalização de vendas, responsabilidades do gestor e ferramentas do Google.

Na última capacitação do mês, entre 24 e 27 de julho, acontece o curso de Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Cliente. No conteúdo há assuntos como conceito de atendimento ao cliente, reputação do negócio, melhoria da comunicação com o cliente e gestão do relacionamento com o cliente.

Ana Karin Andrade foi uma das 6 mulheres agraciadas esta semana com a Medalha Ruth Cardoso, pela Assembleia Legislativa de São Paulo
Ana Karin Andrade foi uma das 6 mulheres agraciadas esta semana com a Medalha Ruth Cardoso, pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Medalha para Ana Karin

“Ainda sem palavras e com o coração transbordando de alegria, orgulho , muita emoção e gratidão, compartilho alguns registros feitos ontem na ALESP na Medalha Ruth Cardoso. Estar entre as 6 mulheres, entre mais de 100 currículos escolhida pela trajetória, serviços prestados na área Social, pela importância e representatividade de ser por unanimidade honrada pelo Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo, não tem preço”.

Foi o que declarou Ana Karin Andrade ao receber a Medalha Ruth Cardoso, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

De relance

Seminário em São Luís

Com o tema “Diversidade em Diálogos Permanentes”, o CAU Brasil promoverá em São Luís, cidade considerada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade, no dia 13 deste mês, o II Seminário Nacional de Patrimônio Histórico. O encontro vai discutir a formação de uma Câmara Temática de Patrimônio no CAU Brasil.

Seminário em São Luís 2

O evento marca a participação do CAU na 9ª Edição do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil (FIPA) – Portugal 2023 que acontecerá, com a mesma temática, na capital maranhense entre os dias 14 e 16 junho. A iniciativa é realizada em parceria com o CAU Maranhão e tem o apoio do FIPA e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís – FUMPH.

O evento será realizado no Convento das Mercês (Rua da Palma, 502 – Desterro)

Listas tríplices do TRE

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) votaram, ontem, em Sessão Plenária Administrativa, para a escolha da composição das listas tríplices para Membros Titulares do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na categoria jurista.

Listas tríplices do TRE 2

Para compor a lista tríplice para vaga em virtude do encerramento do primeiro biênio da advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa, foram escolhidos a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa (22 votos), e os advogados Tarcísio Almeida Araújo (20 votos) e Elias Gomes de Moura Neto (19 votos).

Listas tríplices do TRE 3

Compõem a lista tríplice para a vaga em virtude do encerramento do primeiro biênio da advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, o advogado Rodrigo Maia Rocha (28 votos), a advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos (27 votos) e o advogado Bertoldo Klinger Barros Rêgo Neto (22 votos). Cabe ao TRE/MA reunir as documentações necessárias para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a nomeação é de competência privativa do presidente da República.

Homenagem ao IHGM

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), apresentou  Requerimento solicitando a realização de sessão solene em homenagem ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) por seus preparativos para o primeiro centenário e relevantes serviços prestados ao Estado.

Homenagem ao IHGM 2

O IHGM foi fundado em 20 de novembro de 1925, em São Luís, em comemoração ao centenário de Dom Pedro II. A instituição busca estudar, debater e divulgar questões sobre história, geografia e ciências, referentes ao Brasil e, especialmente, ao Maranhão, além de cooperar com os poderes públicos em estudos e levantamentos científicos sobre o Estado.

A jovem Emmanuelle Dias Barbosa, filha de Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa, é a debutante do próximo sábado, dia 10, com uma big festa no Palazzo Eventos
A jovem Emmanuelle Dias Barbosa, filha de Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa, é a debutante do próximo sábado, dia 10, com uma big festa no Palazzo Eventos

Para escrever na pedra:

“Um gesto de bondade pode alcançar feridas que só a compaixão consegue curar”. De Steve Maraboli. 

Trivial variado

 É hoje a Festança da Gente, arraial organizado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB/MA) e pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB)  e que promete atrair grande público, com as melhores atrações do folclore maranhense e a participação especial da cantora Alcione.

A festa vai acontecer a partir das 18h30 na Associação dos Magistrados do Maranhão, no Calhau, próximo ao Golden Shopping. 

No assunto: a entrada é aberta ao público e basta cada pessoa contribuir com 1kg de alimento não perecível.

A 13ª edição do Arraiá da Mira começou em ritmo de muita alegria, tradição e inclusão. Quadrilhas juninas de escolas públicas e particulares de Imperatriz e região se apresentaram no tablado montado no Parque de Exposições com temáticas variadas que exaltam a cultura nordestina.  

 

 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.