(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Prgentino Holanda

Celebridades no Rio Poty Hotel

Empreendimento hoteleiro está hospedando convidados do São João da Thay.

PH

Atualizada em 07/06/2023 às 11h31
Armando Ferreira com a atriz Fabiana Karla e o empresário Bruno Lima
Armando Ferreira com a atriz Fabiana Karla e o empresário Bruno Lima

Celebridades no Rio Poty

O Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d'Areia, é o empreendimento hoteleiro que hospeda as celebridades que estão em São Luís especialmente para participar do São João da Thay 2023, evento que acontece nesta quarta-feira (7), às 19h, no estacionamento do São Luís Shopping. 

Influenciadores digitais, ex-BBBs, atrizes e cantoras estão desfrutando das benesses e da vista paradisíaca de um dos mais aprazíveis e charmosos hotéis da capital maranhense. O hotel tem vista panorâmica para a Baía de São Marcos.

O grupo ainda conta com a hospitalidade e simpatia dos funcionários e do gerente do empreendimento, Armando Ferreira. Os convidados da embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), maranhense Thaynara OG, já participaram de um almoço no Restaurante Tarrafas, de uma pool party à beira da piscina e nesta quarta-feira participam de um almoço. 

Regionalismo e glamour

E hoje. todas as atenções da cidade se voltam para o São João da Thay 2023. O evento temático beneficente em prol dos projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) contará com uma megaestutura de palco, som e iluminação. A produção quer surpreender o público. 

A festa realizada pela influenciadora digital maranhense Thaynara OG em sintonia com a cultura maranhense abre espaço para diferentes ritmos musicais com shows de famosos como Ivete Sangalo, Matheus Fernandes, Lucy Alves, Léo Santana e Alcione, entre outros, além, claro, das apresentações dos grupos folclóricos.

-------------------------------------------------

Confirmação de cassação

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol por suposta tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa durante as eleições de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia decidido pela destituição do parlamentar devido a possíveis irregularidades relacionadas à sua exoneração do cargo de procurador da República enquanto enfrentava investigações disciplinares. A Mesa Diretora da Câmara validou essa decisão de forma unânime.

Visitantes no feriado

O Aeroporto Marechal Cunha Machado está preparado para receber um número significativo de viajantes durante o feriado de Corpus Christi, que, em 2023, é celebrado nesta quinta-feira (8). 

A CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do aeroporto. estima que 28.854 passageiros circulem pelos portões de embarque e desembarque entre os dias 7 e 12 de junho de 2023.

Visitantes no feriado 2

Esses dados representam um crescimento significativo de 40% no número de passageiros no aeroporto em relação ao ano anterior, quando 20.657 passageiros circularam pelo aeroporto durante o mesmo feriado. 

Durante o feriado de Corpus Christi, mais de 270 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de São Luís e outros 13 aeroportos administrados pela CCR que operam voos comerciais. 

O número é 16% maior que o mesmo período de 2022. Isso demonstra o empenho contínuo da concessionária em viabilizar novas rotas e proporcionar uma experiência de viagem segura, eficiente e confortável para todos os passageiros.

Crime de discriminação

A Câmara dos Deputados deve aprovar projeto de lei para criar o crime de “discriminação” contra agentes públicos e políticos réus em processos que ainda não transitaram em julgado.

A proposta é de autoria da deputada federal Dani Cunha (União-RJ), filha de Eduardo Cunha (PTB-SP), ex-presidente da Casa e deputado cassado.

Um requerimento para votação em regime de urgência deveria ser aprovado nesta terça-feira, 6, em sessão extraordinária, mas foi derrubado da pauta.

De relance

Estação de Tratamento

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, prestigiou a solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Anil. Entregue pelo governador Carlos Brandão e pelo ministro das Cidades, Jader Filho, a obra contou com um investimento de R$ 48 milhões.

Estação de Tratamento 2

Com uma estrutura moderna e alinhada com os princípios de progresso e desenvolvimento sustentável, a ETE do Anil tem capacidade para atender mais de 56 mil pessoas em 12 bairros, o que representa um marco importante no sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Palestra de Henrique Meirelles

Presidente do Banco Central do Brasil nos dois mandatos do presidente Lula, entre 2003 e 2011, e ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, entre 2016 e 2018, Henrique Meirelles vai realizar a palestra de abertura da primeira edição do Digital Finance Brasil, no Blockchain SP + SciBiz, em parceria com a Ethereum Brasil e a Universidade São Paulo, no Campus da USP, nos dias 22 e 23 deste mês. 

Taxa de analfabetismo

A taxa de analfabetismo no Brasil registrou queda de 0,5 ponto percentual entre 2019 e 2022. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 5,6% da população do país com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever em 2022. São 9,6 milhões de pessoas. A publicação também reúne dados envolvendo outros indicadores como nível de instrução, frequência à escola e abandono escolar. Chamam atenção as assimetrias observadas nos recortes regionais e raciais.

São João no shopping

Já em clima de festa, o São Luís Shopping dá a largada na sua temporada junina 2023 com uma programação recheada de atrações na Praça de Alimentação do piso 2 a partir desta sexta-feira, com as apresentações do Boi de Axixá, às 19h, e Boi Barrica, às 20h.

São João no shopping 2

A festança foi anunciada durante evento que reuniu dezenas de funcionários de lojas do shopping no Cinépolis. Na ocasião, ocorreu a palestra “Conexão Política em Vendas – Ciência da Felicidade”, com Sandra Teschner, empresária e palestrante de temas como autoestima, vestibilidade e felicidade. 

Escola de Saúde

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei  do Poder Executivo que altera a Lei 11.114/201, a qual institui a Escola de Saúde do Estado do Maranhão. O PL também viabiliza a criação do Inova Saúde e do Programa Estadual de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão no Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para sanção.

Escola de Saúde 2

De acordo com a proposição, a saúde é direito de todos e ao estado cabe garanti-la mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos, além de oferecer cesso universal e igualitário. 

Augusto Diniz, CEO da Maxx, que acaba de inaugurar uma nova física da marca em Itapecuru
Augusto Diniz, CEO da Maxx, que acaba de inaugurar uma nova física da marca em Itapecuru

Nova loja da Maxx

A operadora Maxx é uma empresa 100% maranhense que não para de crescer e se modernizar, para oferecer sempre os melhores serviços de telefonia móvel e celular, internet fibra 100% e TV HD aos clientes espalhados por diversas cidades do Estado onde está presente.

Apesar dos diversos canais digitais de atendimento, a Maxx também preza pelo cuidado no atendimento ao cliente, e por isso conta com lojas físicas completando seus pontos de contato, para quem preferir essa modalidade. 

No último dia 31 de maio quem ganhou uma nova loja da Maxx, ainda mais moderna e com nova identidade visual, foi a cidade de Itapecuru, na Avenida Gomes de Sousa, bem ao lado da Caixa.  

Para escrever na pedra:

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. De Cora Coralina. 

Trivial variado

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, está poupando Lula de críticas no caso dos kit de robótica em que a Polícia Federal investigou um de seus assessores diretos. 

No assunto: em conversas com interlocutores de diversos setores, Lira diz acreditar que o presidente não sabia que a investigação estava em andamento – e vira sua artilharia contra o ministro da Justiça, Flávio Dino, que é chefe da Polícia Federal.

Tem mais: o presidente da Câmara diz estar convencido de que a PF não mobilizaria tantas equipes para seguir e filmar diversas pessoas se o caso dos kits não tivesse sido elevado a prioridade máxima dentro da corporação.

O prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva, está em Brasília para buscar mais recursos federais para o município.

Em tempo: Bruno Silva teve encontro com o deputado federal André Fufuca (PP), que tem apoiado a gestão de Bruno Silva na cidade de Coelho Neto.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.