(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Dia de festejar Ricardo Duailibe

E mais: Dia do Profissional de Logística

PH

Atualizada em 06/06/2023 às 11h19
HOJE é dia de festejar um grande amigo: o desembargador Ricardo Duailibe está mudando de idade, mas vai comemorar a data na intimidade da família ao lado de sua amada e bela Virgínia
HOJE é dia de festejar um grande amigo: o desembargador Ricardo Duailibe está mudando de idade, mas vai comemorar a data na intimidade da família ao lado de sua amada e bela Virgínia

Batizado de boi

Na noite do último domingo o deputado Roberto Costa participou, ao lado do governador Carlos Brandão, da primeira-dama Larissa Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, do secretário André Campos e do secretário de Cultura, Yuri Arruda, do lançamento do São João do Maranhão 2023, o ‘Maior São João do Mundo’, no Arraial do Ipem.

O evento é promovido pelo governo do estado e terá programação até o dia 30 de julho.

Na abertura, o parlamentar batizou o Boi Encanto da Ilha, acompanhado das madrinhas Larissa Brandão e Walquíria Moraes, e do padrinho André Campos.

Essa tradição junina celebra o momento que o santo autoriza o boi a sair do terreiro.

Astrud Gilberto e Stan Getz (à esquerda) em foto de 1964
Astrud Gilberto e Stan Getz (à esquerda) em foto de 1964

Astrud Gilberto virou estrela

A música internacional está de luto. Morreu a cantora Astrud Gilberto aos 83 anos. Nascida na Bahia e radicada nos Estados Unidos, ela foi a voz da versão inglesa de Garota de Ipanema e a primeira mulher brasileira a ganhar um Grammy. Lançou mais de uma dezena de discos e colaborou com nomes como Tom Jobim e Chet Baker.

Astrud Gilberto foi a primeira mulher brasileira a conquistar um Grammy, e a imprensa brasileira deu conta da notícia da morte da cantora através do Instagram da neta Sofia Gilberto Oliveira, enquanto o diário britânico The Independent remeteu a confirmação para o Facebook do guitarrista Paul Ricci, que trabalhou com a artista, citando ainda o filho João Marcelo Gilberto. "Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje. E está ao lado do meu avô João Gilberto", escreveu Sofia Gilberto Oliveira no Instagram.

Astrud Gilberto virou estrela...2

Astrud Evangelina Weinert nasceu em 29 de março de 1940, em Salvador, na Bahia, filha de pai alemão e mãe brasileira. Cresceu no Rio de Janeiro antes de se mudar para os Estados Unidos, onde viveu o resto da sua vida.

Em 1963, Astrud Gilberto tornou o clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes num hit mundial com Girl from Ipanema, na versão de Stan Getz e João Gilberto, seu marido na época. Em 1965 recebeu um Grammy por esta canção, levando a bossa nova a públicos de diversas geografias.

No entanto, a cantora brasileira não colheu os frutos do sucesso. Não recebeu crédito no vinil original do disco Getz/Gilberto, onde aparece Girl from Ipanema, e, segundo vários relatos reunidos pelo jornalista Martin Chilton no jornal The Independent, em 2022, Astrud ganhou apenas 120 dólares pelos dias de trabalho, apesar de ter sido, de forma quase consensual, a maior responsável pelo êxito de Getz/Gilberto, álbum que cimentou “a aproximação da bossa nova com o jazz e também a entrada do gênero brasileiro no mercado americano”.

Astrud Gilberto virou estrela...3

“Ela acreditava nas pessoas e confiava. Aproveitaram-se da natureza dela, da confiança e do seu desejo de fazer música”, disse o filho João Marcelo Gilberto ao jornal britânico, no ano passado. Astrud Gilberto não voltou a atuar no Brasil depois de 1965.

Divorciada de João Gilberto em 1964, lançou, um ano depois, o álbum de estreia homônimo, que contava com Jobim na guitarra. No ano seguinte editou The Shadow of Your Smile. Seguiram-se mais de uma dezena de discos, muitos deles sucessos de vendas, incluindo colaborações com ídolos seus como Chet Baker, com quem cantou Far Away no disco That Girl from Ipanema, e uma versão de Fly Me to the Moon.

Mais tarde, em 1996, cantou Desafinado com George Michael. Ainda nesse ano, colaborou com o francês Étienne Daho na canção Les Bords de Seine. Astrud deu ainda voz a Quiet Night of Quiet Stars, versão em inglês para Corcovado, de Tom Jobim.

Astrud Gilberto virou estrela...4

A única vez que conversei com a cantora brasileira Astrud Gilberto foi em 1992, no restaurante cubano Victor Café, em Nova York.

Ela estava comemorando ter sido distinguida com um prêmio de carreira pela sua contribuição para o mundo do Jazz Latino.

Muito simpática, falou dos seus planos para o futuro e disse que pretendia voltar à Bahia para rever a paisagem e os amigos.

João Gilberto ainda estava vivo, mas com outra família.

Visita em Pinheiro

Na semana passada, o reitor Natalino Salgado Filho e o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, estiveram em comitiva na cidade de Pinheiro, para realizar uma série de visitas e reuniões com o objetivo de discutir demandas importantes do Centro de Ciências de Pinheiro.

Durante a visita, estiveram no Tribunal de Justiça para abrir os trabalhos do programa “UFMA Saudável”, que teve adesão do órgão em 2018.

O programa visa atender servidores do Judiciário em todos os fóruns do Tribunal de Justiça.

A visita teve como propósito discutir a continuidade e aprimoramento dessa parceria.

Acidente nos Lençóis

Um grave acidente ocorreu ontem no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Um carro de turismo capotou e caiu dentro de uma das lagoas.

Havia nove pessoas no veículo, mas, felizmente, não houve vítimas fatais.

Os integrantes do grupo foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para unidades hospitalares em Barreirinhas.

Inviabilidade de reajuste

Em reunião realizada na Câmara de Vereadores de São Luís, técnicos da Prefeitura demonstraram aos parlamentares a inviabilidade orçamentária acerca das emendas aprovadas pelos vereadores sobre o reajuste de 8,2%, proposto pelo prefeito Eduardo Braide.

Na ocasião, foram apresentados números que demonstram os impactos financeiros que as emendas podem ocasionar aos cofres do Município.

De acordo com o projeto enviado pelo Executivo Municipal ainda no mês de maio à Câmara, o reajuste alcançaria servidores efetivos (ativos, aposentados e pensionistas), comissionados e serviços prestados.

No jantar da pequena confraria das segundas-feiras, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, os empresários Daniel Aragão Filho, Benjamin Franklin Alves e Emmanuel Márcio Barbosa, que no próximo dia 10 recebe no Palazzo Eventos para festejar os 15 anos da filha Emmanuelle
No jantar da pequena confraria das segundas-feiras, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, os empresários Daniel Aragão Filho, Benjamin Franklin Alves e Emmanuel Márcio Barbosa, que no próximo dia 10 recebe no Palazzo Eventos para festejar os 15 anos da filha Emmanuelle

DE RELANCE

Profissional de Logística

Hoje é Dia do Profissional de Logística e em São Luís haverá programação alusiva na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros.

Trata-se de um seminário sobre o crescimento da logística no mercado maranhense, com a presença do profissional de logística Sérgio Costa.

Ele vai falar, entre outras coisas, sobre a constatação de que o mercado de logística está em franca expansão.

Profissional de Logística...2

No Brasil, aliás, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base estima que o setor privado vai investir R$ 124,3 bilhões em transporte e logística até 2026.

O setor pede cada vez mais diversidade modal, em consonância com o forte apelo da sustentabilidade, que cada vez mais marca os novos negócios.

Veículos elétricos, entregas de bicicleta e a pé podem encontrar um mercado ávido por alternativas não poluentes e alinhadas com a economia ambientalmente consciente.

Profissional de Logística...3

Há muito espaço para investir. As dez maiores empresas do Brasil representam menos de 2% do potencial do mercado de logística do mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, as dez maiores empresas somam 15% do mercado e na Europa, 24%.

Há muita oportunidade no Brasil que ainda não está sendo observada, mas é preciso conhecimento em logística.

Uma boa sugestão é buscar pequenas e médias cidades que tenham um bom cálculo de retorno, fazer um planejamento de network para crescer, agregando novos locais ao portfólio.

Profissional de Logística...4

Pequenas empresas servem como ponto de entrega para grandes operadores. Como se sabe, o Brasil tem grandes problemas de infraestrutura e precisa de muitos investimentos em modais de transporte.

Se todo mundo tem o mesmo problema, descobrir um nicho diferenciado é um fator que pode ser usado em benefício do negócio.

A logística no Brasil é um bom investimento e precisa de quatro itens básicos: bom produto, tecnologia, competência humana e visão de médio e longo prazo.

A tecnologia é um importante diferencial para que a empresa possa oferecer versatilidade, agilidade e ganhar em competitividade.

Este ano, o segmento registrou grandes investimentos em tecnologia, inovação, expansão e infraestrutura em busca de maior eficiência.

A vitoriosa nadadora maranhense Sofia Duailibe
A vitoriosa nadadora maranhense Sofia Duailibe

Medalhas para Sofia Duailibe

Em grande fase na temporada de 2023, a nadadora maranhense Sofia Duailibe se destacou na disputa dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), representando o Colégio Literato.

A atleta da DM Aquatic, faturou três medalhas de ouro na categoria infantil feminino, nas provas dos 50m costas, 100m costas e 400m livre, que foram realizadas no último sábado (3), na piscina do Iema, em São Luís.

Antes de conquistar os títulos nos JELs, Sofia Duailibe sagrou-se campeã na prova dos 5 km da categoria Infantil I Feminino no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e venceu a disputa geral dos 2,5 km na Copa São Luís.

Os dois eventos foram realizados no final de abril, em São Luís.

Medalhas para Sofia Duailibe...2

Em 2023, Sofia Duailibe coleciona resultados expressivos em etapas da Copa Brasil de Águas Abertas.

Na etapa de Porto Seguro, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, a atleta da DM Aquatic garantiu dois títulos da categoria Infantil 1 e um vice-campeonato geral com ótimos desempenhos nas provas dos 2,5km e 5km.

Em março, Sofia Duailibe sagrou-se campeã geral feminino na prova de 1,5km e ficou com o vice-campeonato geral feminino nos 2,5km da etapa de Porto Alegre (RS) da Copa Brasil, além de conquistar os títulos das categorias Geral e Infantil 1 nas provas de 1,5km e 2,5km da etapa de Petrolina (PE).

Além de garantir troféus nas quatro etapas da Copa Brasil nesta temporada, Sofia Duailibe se destacou na etapa de Brasília da Copa Brasil de Águas Abertas, realizada em 2022, sendo campeã da categoria Petiz 2 nas provas dos 1,5km e 2,5km e ficou na terceira posição da categoria Geral nos 1,5km.

Para escrever na pedra:

“Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro”. Do escritor moçambicano Mia Couto.

TRIVIAL VARIADO

O ex-deputado José Teixeira está desde ontem na cidade e os amigos, que são muitos, se movimentam para festejar a sua presença entre nós. Teixeira é um amigo cativante e um cavalheiro muito elegante.

A designer Cintia Klamt Motta está dando assessoria a Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa na produção da festa de 15 anos de Emmnuelle Dias Barbosa, filha do casal, dia 10 de junho, no Palazzo Eventos.

Morreu ontem o médico João Damasceno Serra Figueiredo, uma das figuras mais admiradas da Medicina nesta Capital. O velório está acontecendo na Pax União da Rua Grande e a cerimônia de cremação será às 1h.

Nery Vanda Silva reuniu parentes e amigos na noite de segunda-feira, no restaurante Cabana do Sol, para comemorar com um concorrido jantar seus bem vividos 60 anos. Seu filho Glauco, que mora no Rio, veio para a festa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.