(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Thaynara OG e sua grandiosa festa

E mais: Lucidez de Sarney

PH

Atualizada em 03/06/2023 às 12h05
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

DESTAQUE de Capa do PH Revista deste fim de semana, a digital influencer mais amada do Brasil, a maranhense Thaynara OG, que no dia 7 deste mês realiza o esperado São João da Thay, com Ivete Sangalo e Alcione

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 -----------------------------------

Gonçalves Dias

Um dos eventos mais prestigiados e badalados da semana foi, sem dúvida, a abertura da programação do bicentenário do poeta Gonçalves Dias, organizado pela Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês.

Com a presença do ex-presidente José Sarney, do governador Carlos Brandão e de parlamentares, intelectuais e empresários, o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, expôs em discurso contundente a importância da celebração dos 200 anos de nascimento de Gonçalves Dias.

Antes da solenidade, houve a entronização do busto do poeta em área nobre do Convento das Mercês e o descerramento da placa comemorativa da efeméride.

A FMRB ofereceu ainda aos convidados alguns números musicais apresentados pela Banda do Bom Menino e a encenação de peça sobre Gonçalves Dias da companhia Tramando Teatro & Fantasia. 

Lucidez de Sarney

Muitos que compareceram ao Convento das Mercês ficaram visivelmente admirados com a performance do ex-presidente José Sarney durante todo o evento comemorativo ao bicentenário de nascimento do poeta Gonçalves Dias.

Sarney não parou um instante, assediado desde a chegada para cumprimentos de moradores do bairro Desterro e também para fotografias com os convidados da solenidade.

Mas o que mais chamou a atenção no ex-presidente foi o vigor físico e a lucidez na articulação de um discurso firme e poeticamente bem costurado. 

Poeta ou conservador

Ao iniciar o discurso no Convento das Mercês, José Sarney arrancou palmas efusivas ao saudar os cerca de 300 convidados com a expressão “brasileiros e brasileiras”, ao modo que fazia quando exerceu a Presidência da República.

O ex-presidente, movido pelo seu bom humor, disse que no Maranhão criou-se a lenda de que “ou se vira poeta aos 18 anos ou conservador aos 40”.

Ao falar da história de vida de Gonçalves Dias, um sujeito tido como “baixinho, magro e feio”, Sarney disse que na vida nunca conheceu alguém que tenha feito fortuna com poesia, mas que ela, a poesia, já enriqueceu a alma de muita gente.

Homenagem para Alcione

Grande homenageada do último dia 31 de maio, na edição deste ano do Prêmio da Música Brasileira, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a cantora maranhense Alcione receberá mais uma grande homenagem pelos seus 50 anos de carreira.

A cantora, que será enredo da Mangueira no carnaval 2024, vai ser homenageada pela Universidade Federal do Maranhão com a distinção honorífica Mérito Cultural, categoria personalidade nacional.

A honraria está prevista no artigo 74, “Das Dignidades Universitárias”, parágrafo 4, do Estatuto da UFMA. É conferida a personalidades nacionais ou estrangeiras que se destaquem por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas.

A sessão solene do Conselho Universitário para a entrega do título a Alcione Dias Nazareth, será realizada no Teatro da Cidade, no próximo dia 7, às 16h.

Ginecologia regenerativa

A Dra Renata Parente, cirurgiã, esteve no congresso brasileiro de ginecologia regenerativa no Rio de Janeiro na última semana para ministrar palestra sobre clareamento íntimo: combinando peelings com tecnologias.

Na ocasião foi uma das palestrantes homenageadas pela sua participação de destaque no congresso da Associação Brasileira de Ginecologia Regenerativa e Estética Funcional (ABGREF).

Renata Parente falando no Congresso
Renata Parente falando no Congresso

 

Novamente Renata Parente ao ser homenageada no Congresso
Novamente Renata Parente ao ser homenageada no Congresso

Respostas reticentes

Por onde circula, o governador Carlos Brandão vem sendo interrogado sobre quem apoiará nas eleições para a prefeitura de São Luís em 2024.

Como quem não quer se comprometer de maneira precipitada, Brandão geralmente esquiva-se do assunto com respostas reticentes.

Aos interlocutores mais próximos, o governador tem dito que só baterá o martelo sobre quem apoiará em São Luís e em outras cidades maranhenses por volta de maio do próximo ano.

Ou seja, ainda tem muita água para correr sob a ponte da política.

Jovens na lama

Chega a causar espanto, e às vezes até vergonha, o nível de envolvimento de certos gestores municipais com denúncias de malversação do dinheiro público.

O que mais chama a atenção do Poder Judiciário é a idade de prefeitos envolvidos em supostos episódios de corrupção.

Ou seja, a corrupção já está tão enraizada na sociedade que jovens, ainda nos primeiros passos na vida pública, causam a impressão de que já nasceram com os piores vícios da política.

DE RELANCE

O Boticário e o São João

Com a chegada da época mais esperada do ano pelos nordestinos, o São João, várias cidades e seus moradores dão início aos preparativos para a festança.

Sabendo da relevância da data para a região, o Boticário, marca de beleza mais amada pelos brasileiros, lança campanha especial para celebrar o povo nordestino e a cultura local.

A música já tradicional da marca nas campanhas dessa época do ano, “Se aprochegue São João”, deixa de ser apenas uma trilha e ganha gravação e videoclipe inéditos e exclusivos, na voz do cantor pernambucano João Gomes em parceria com a Banda de Pífanos de Caruaru, com lançamento nas redes sociais e divulgação em TV aberta para a população nordestina.

O Boticário e o São João...2

Este ano, “Se aprochegue São João” é interpretada por dois nomes de diferentes gerações que conectam a tradição do São João nordestino, representado pela Banda de Pífanos de Caruaru, à modernidade de João Gomes.

Com 99 anos de história, fundada em Alagoas, a Banda de Pífanos é um dos grupos mais antigos em atividade do Brasil, já tendo conquistado o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, em 2004.

Já João Gomes, com apenas 20 anos de idade, alcançou o topo das paradas brasileiras, sendo o primeiro cantor de piseiro a se apresentar em um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio.

Os artistas comemoram esse momento junto com o Boticário, unindo gerações e misturando o pifeiro com o piseiro em uma versão atualizada do hino de São João do Boticário. 

O Boticário e o São João...3

A propósito: O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.

Em São Luís, a marca é franqueada pelo grupo Gentil Negócios, que tem à frente as irmãs Glícia e Glênia Gentil.

Audiência no Senado

O impasse gerado pela negativa do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, à fase de estudos para a atividade de perfuração marítima de sondagem de petróleo na foz do Amazonas voltará ao Congresso Nacional.

Desta vez, o debate será no Senado Federal, com data a ser definida já nos próximos dias.

A audiência já tem confirmada a participação do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e do titular do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Por cidades mais “caminháveis”

Só se conhece verdadeiramente um lugar, caminhando. Estima-se que uma pessoa saudável percorra, em média, 1,2 metro por segundo a pé. A velocidade reduzida ajuda o pedestre a voltar a enxergar a cidade ao redor, em todos os detalhes, belos e sórdidos, imperceptíveis da janela do carro.

Caminhar é um ato ancestral cada vez mais raro, solapado por uma urgência sem sentido.

“Time is Money”, reluz o letreiro em neon piscando no alto de nossas cabeças. É preciso produzir, ganhar dinheiro, ser bem-sucedido. Se você for caminhando, esqueça: não haverá tempo. Vá de carro. E fique preso no congestionamento.

Por cidades mais “caminháveis”...2

Causa inveja os franceses, que têm até um termo para designar o caminhante sem destino, andarilho errante. Le flâneur. Nada mal “flanar” em Paris, perambulando nos grandes bulevares.

Há mais de três anos não visito a Cidade Luz, mas faço gosto de palmilhar as ruas nem sempre alegres de São Luis. Tem lá seu charme.

Mover as pernas tornou-se algo tão importante nesse mundo de ponta-cabeça que, nas pesquisas de mobilidade urbana, ganha força um conceito de nome engraçado: ‘caminhabilidade’, tradução de “walkability”, em inglês.

Por cidades mais “caminháveis”...3

Um dos primeiros estudos sobre o tema é do início dos anos 1990. Foi produzido por um canadense chamado Chris Bradshaw, em Ottawa.

Desde então, a ideia se espalhou. Aqui, também temos um Índice de Caminhabilidade. O iCam foi lançado em 2016 pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), em parceria com uma série de pesquisadores.

Composto por 15 indicadores, o índice ajuda a medir as condições do espaço urbano pela ótica de quem anda.

Por cidades mais “caminháveis”...4

Não basta querer: é preciso se sentir seguro para caminhar e, no mínimo, ter calçadas decentes, com acessibilidade - afinal, todos temos os mesmos direitos.

Há cidades onde isso é prioridade. Dê um Google em Hamburgo, na Alemanha, por exemplo. A urbe decidiu, ainda em 2014, tirar os carros das ruas em 20 anos. Veja o caso de Berlim, que criou uma legislação exclusiva para pedestres.

Estamos milhares de quilômetros atrás nessa caminhada, retardatários comendo poeira e fumaça de veículos movidos a combustíveis fósseis. Mas é bom nunca esquecer: andar é de graça, é ecológico, é democrático e faz um bem danado. Mudar essa realidade depende de nós.

 ------------------------------

Uma tarde com sabor de poesia, no Rio Poty Hotel, reunindo os poetas Salgado Maranhão, Felix Alberto Lima, o Repórter PH e Carlos Dimuro
Uma tarde com sabor de poesia, no Rio Poty Hotel, reunindo os poetas Salgado Maranhão, Felix Alberto Lima, o Repórter PH e Carlos Dimuro

 Para escrever na pedra:

“Seja como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas”. De Victor Hugo.

TRIVIAL VARIADO

Marcada para a segunda-feira, a posse do novo titular da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, Paulo Rocha, será prestigiada por pelo menos cinco governadores da Amazônia.

Redução do plástico: o Brasil está na lista de investimentos de fundo global que destinará R$ 331 milhões de grandes marcas a ações de reciclagem.

Eis aí o governo com a sua nova e fabulosa estrutura de 37 ministérios aprovada pelo Congresso Nacional, após sucessivos pagamentos de resgate. A partir de agora, passam a ter existência legal aberrações como o “ministério do índio”, ou do “desenvolvimento agrário”, e outros ralos pelos quais o seu dinheiro vai sair nos próximos anos.

Lula montou no início do seu governo o que foi descrito como um “esquema de apoio” junto ao “centrão” e outras regiões escuras do baixo mundo político. Mas o que estava fazendo era um ato de submissão à chantagem.

Desde então, o “esquema de apoio” vem extorquindo verbas públicas e cargos para aprovar as propostas do governo – como a nova estrutura ministerial.

Mesmo pagando caro, a coisa ainda não saiu como o governo queria. O projeto aprovado eliminou poderes essenciais de ministérios como os do Meio Ambiente; Lula teve de engolir.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.