(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Sexta para festejar Fernando Santos

E mais: São João começa hoje

PH

Hoje é dia de festejar um caro amigo: o publicitário e jornalista Fernando Santos, secretário de Turismo da Prefeitura de Caxias, que está mudando de idade
Hoje é dia de festejar um caro amigo: o publicitário e jornalista Fernando Santos, secretário de Turismo da Prefeitura de Caxias, que está mudando de idade

São João começa hoje

A fachada do Palácio La Ravardière será o cenário para a abertura oficial do “São João de São Luís”, evento promovido pela Prefeitura. A festa será nesta sexta-feira, a partir das 18h, com o melhor da cultura popular da Capital.

A presença de equipes de serviços essenciais da Prefeitura de São Luís como SAMU, Guarda Municipal, Blitz Urbana, agentes de trânsito, bombeiros civis e Polícia Militar estão garantidos durante todo o evento.

No local, também haverá venda de alimentos e outros itens por meio do comércio ambulante, sempre com a fiscalização dos órgãos competentes como a Vigilância Sanitária.

Ensaio redondo

O Boi de Maracanã realiza seu tradicional ensaio redondo na noite deste sábado, 3, começando às 21h.

O grupo folclórico centenário vai concluir os preparativos para o período junino 2023 com uma apresentação animada na sede, em Maracanã, área rural de São Luís.

A manifestação centenária tem como presidente Maria José Soares, viúva de Humberto de Maracanã, nome emblemático da cultura popular e que já toca matracas no reino dos céus.

Ensaio redondo...2

Este ano, Maracanã vai aos terreiros juninos com mais de 300 brincantes usando indumentárias, quase um recorde na história do bumba boi sotaque de matraca.

Os brincantes, aliás, não somente se divertem nos arraiais. Antes, eles arregaçam as mangas na confecção dos figurinos com os quais se apresentam ao longo da temporada.

Dia do Meio Ambiente

Em sessão especial realizada no Plenário Nagib Haickel, a Assembleia Legislativa do Maranhão celebrou, ontem, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale, proferiu discurso de abertura destacando a importância dos debates em torno da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Vale louvou a iniciativa do deputado Júlio Mendonça, autor da proposição para a realização da sessão especial.

Sobre precatórios

A Coordenadoria de Precatórios do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concluiu a meta integral de finalização do processamento para individualização de valores correspondentes a 1.575 precatórios dos entes devedores municipais e estadual, totalizando o montante de R$ 223 milhões.

A meta foi atingida no período de 40 dias de serviço extraordinário, com jornadas internas que incluíram turnos noturnos, além de sábados, domingos e feriados de trabalho ininterrupto.

O objetivo do serviço extraordinário foi realizar o processamento do pagamento de todos os valores disponíveis por repasse de recursos ou bloqueados em cumprimento de decisões de sequestro, com verificação dos aportes pelos entes devedores, realização de individualizações de valores em contas judiciais em nome dos beneficiários, além da realização das revisões jurídicas competentes e apurações contábeis prévias à quitação dos créditos.

Conceição Rolim é a vice-diretora do Cest e está à frente das celebrações alusivas aos 25 anos da Faculdade CEST, que acontece nesta sexta-feira, as 19h,  na sede do Anil
Conceição Rolim é a vice-diretora do Cest e está à frente das celebrações alusivas aos 25 anos da Faculdade CEST, que acontece nesta sexta-feira, as 19h,  na sede do Anil

Festa da Extravagance

Neste sábado é também dia de relembrar a lendária Boate Extravagance, que ficava no Calhau e foi um marco de tecnologia nas pistas no começo dos anos 2000 em São Luís.

‘Extravagance – A festa" vai reunir cinco DJs que foram residentes da casa.

O evento será uma viagem no tempo com aquele repertório dançante e diferenciado que embalou muita gente nas pistas de dança nos fins de semana.

Fórum da Internet

Na 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou que será lançado, em breve, programa nacional de conectividade nas escolas para levar internet de qualidade a todas as instituições de ensino públicas do Brasil.

A conectividade significativa é um dos principais eixos do Plano Nacional de Inclusão Digital que está sendo estruturado pelo Ministério das Comunicações.

As escolas terão uma infraestrutura interna que proporcionará acesso à internet e conteúdos pedagógicos.

DE RELANCE

Evento Científico

Um encontro científico reuniu a classe de médicos urologistas maranhenses, na ação promovida pelas empresas Convatec e Center Hospitalar da empresária Giselle Araújo Pereira, com apoio da SBU / Sociedade Brasileira de Urologia.

O evento “Eccontinence Care Convatec” trouxe a São Luís o Pres. da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Ailton Fernandes (RJ), Mestre em Urologia e Membro da ICS (International Continence Society) e o enfermeiro mestre Paulo Dionísio (CE), que juntamente com a Dra. Patrícia Canelas (MA), palestraram sobre as disfunções miccionais neurogênicas (alterações e dificuldades no ato de urinar) e o que há de mais moderno e seguro no tratamento da bexiga neurogênica.

Essa reunião também marcou o lançamento em São Luis do GentleCath Glide, o único cateter intermitente que possui a nova tecnologia FeelClean, projetada para tornar o auto cateterismo mais rápido, mais seguro e descomplicado para quem precisa.

Evento Científico...2

O Presidente da SBU, Dr. Ailton Fernandes, Mestre Doutor em Urologia, Prof. Dr. em Disfunções Miccionais (UERG) ressaltou a importância do tratamento multidisciplinar para pacientes com disfunções miccionais.

Em sua apresentação, o enfermeiro mestre Paulo Dionísio (CE), assessor técnico e científico da Convatec, fez questão de frisar que o ganho de qualidade de vida para os pacientes é o maior benefício dessa nova tecnologia contida no cateter GentleCath Glide, pois ele diminui o risco de traumas, e reduz o risco de infecções.

A urologista Patrícia Canelas lembrou que os pacientes lesados medulares correspondem a 60% da população brasileira atual. Eles apresentam problemas urinários que acabam levando a internações em UTIs, à insuficiência renal e até a mortes precoces.

Por isso, as novas tecnologias devem ser adotadas para minimizar esses casos e desonerar o sistema de saúde, além de ajudar o paciente, diminuindo riscos e tirando os mesmos de processos como diálises.

Outro que aprovou a iniciativa e a nova tecnologia apresentada foi o renomado e experiente urologista maranhense e professor Dr.  José Calixto.

A anfitriã Giselle Pereira com os médicos urologistas Igor Calixto, Patrícia Canelas, José Calixto e o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Dr. Aílton Fernandes (RJ) reunidos no evento científico Eccontinence Care Convatec
A anfitriã Giselle Pereira com os médicos urologistas Igor Calixto, Patrícia Canelas, José Calixto e o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Dr. Aílton Fernandes (RJ) reunidos no evento científico Eccontinence Care Convatec

Arraial no Blue Tree

O Arraial das Estrelas, confirmado para o dia 10 de junho, no Blue Tree Towers Hotel, vai extrapolar as fronteiras locais.

Já se sabe que o público será diversificado e virá, também, de cidades como Teresina (PI), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e São Paulo (SP), por exemplo.

A estrutura, com cenografia temática e espaços instagramáveis, incluirá uma Villa Food, a ser montada com diversas opções de comidas típicas e lanches, incluindo hambúrgueres, pizzas e doces.

O evento será realizado em parceria com o Instituto Mãos do Bem, promovendo ações para arrecadar alimentos a famílias e comunidades da região metropolitana de São Luís.

Para participar da causa nobre, basta adquirir o ingresso social, com valor mais acessível, e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento.

A iniciativa visa promover a solidariedade e contribuir para o bem-estar da comunidade.

Projetos aprovados

Mais três projetos de autoria do deputado estadual Fernando Braide foram aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Dois deles, voltados para combater a pobreza no estado por meio da geração de emprego, renda e fortalecimento da economia maranhense, temas defendidos pelo parlamentar desde o período de campanha como forma de proporcionar mais qualidade de vida para a população e desenvolvimento para o estado.

Thatiana e César Bandeira comemoraram com jantar, tipo olhos nos olhos, seus 37 anos de casados, quarta-feira, no bistrô Grand Cru, regado a um soberbo tinto chileno Alma Viva
Thatiana e César Bandeira comemoraram com jantar, tipo olhos nos olhos, seus 37 anos de casados, quarta-feira, no bistrô Grand Cru, regado a um soberbo tinto chileno Alma Viva

Duelos de travinhas

As disputas da segunda edição da Copa Golzinho de Praia, competição de futebol de travinha, prosseguem neste domingo com a realização das quartas de final das categorias Adulto Feminino e Sub-17 Masculino.

A bola começa a rolar a partir das 9h na Praia do Calhau.

Pelo torneio feminino, serão quatro partidas: Vasco e Trivela, Cruzeiro e Fênix, Atlético Cohab e AFA e Espias e Boa Esperança.

Simultaneamente, ocorrem às quartas de final do Sub-17 com os duelos entre RAF 07 e América, Athletico e Revelação, Comercial e Palmeirão e Geração Jovem e Audaz.

Os vencedores desses duelos avançarão às semifinais de suas respectivas categorias.

As personagens Clarice e Dijé, que estarão neste sábado (3), às 10h, na loja Potiguar da Forquilha, na foto com Camila e Fabíola Brasil, sócias do Grupo Potiguar e Danielle Vieira, assessora de imprensa do Grupo
As personagens Clarice e Dijé, que estarão neste sábado (3), às 10h, na loja Potiguar da Forquilha, na foto com Camila e Fabíola Brasil, sócias do Grupo Potiguar e Danielle Vieira, assessora de imprensa do Grupo

Workshop e humor

Aliás, neste sábado, todos os caminhos da diversão levam à loja do Grupo Potiguar no retorno da Forquilha. Por lá, às 8h acontece o workshop promovido em parceria com a Suvinil: “Faça Você Mesmo: Pinturas Orgânicas”, a ser ministrado por Sandra Barros, pintora e influenciadora da Suvinil.

E às 10h, será a vez de brindar os clientes da loja com o melhor do humor maranhense.

Na ação “Potiguar Cultural” acontece um pocket show do espetáculo ‘Pão com Ovo’ com pegada junina. Dijé e Clarice vão visitar a loja e prometem divertir o público no local com suas tiradas divertidas e inteligentes que são a marca registrada da dupla.

Para escrever na pedra:

“Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos”. De Victor Hugo no livro “Les misérables”, p.266.

 TRIVIAL VARIADO

A Justiça Eleitoral terá muito trabalho nesse período pré-eleitoral. Se, por um lado, dizer que é pré-candidato não fere a Lei, os discursos adotados pelos pré-candidatos podem configurar propaganda extemporânea.

Alguns candidatos a prefeito, por exemplo, deram entrevista a podcast onde fizeram pré-lançamento da suas candidaturas a prefeitos dos municípios. Adversários dizem que, ao fazer série de promessas, já feriram a Lei Eleitoral.

O podcast fica gravado na plataforma na qual foi transmitido. Lideranças políticas já coletam o material para acionar a Justiça Eleitoral.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.