(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PERGENTINO HOLANDA: Palestra de Sarney no Convento

E mais: Recepção a ministro na Universidade Ceuma.

PH

Atualizada em 30/05/2023 às 11h22
Hoje, às 18h, no Convento das Mercês, o ex-presidente José Sarney fará conferência na abertura das festividades do bicentenário de Gonçalves Dias. Na foto, com a esposa Marly e a filha Roseana
Hoje, às 18h, no Convento das Mercês, o ex-presidente José Sarney fará conferência na abertura das festividades do bicentenário de Gonçalves Dias. Na foto, com a esposa Marly e a filha Roseana

Palestra de Sarney

O ex-presidente José Sarney desembarcou na última sexta-feira em São Luís, e aqui permanecerá pelos próximos dois meses.

Hoje, ele á presença confirmada, às 18h, na solenidade de abertura das festividades alusivas ao Bicentenário de Gonçalves Dias, organizada pela Fundação da Memória Republicana, no Convento das Mercês. 

Sarney fará palestra sobre a vida e obra do grande vate maranhense,.

Polarização

Os grupos sedevacantistas cresceram no Brasil, na esteira da polarização política dos últimos anos.

A simpatia do Papa Francisco por movimentos sociais, que têm a participação de alguns representantes da esquerda, desagrada católicos da extrema direita – que passaram a contestar publicamente a legitimidade papal do Santo Padre. 

Já as missas tridentinas atraem fiéis que pregam a volta à igreja tradicional, rezada em latim, por exemplo.

Algumas vezes, os dois grupos se misturam.   

Educação e eventos

Serão abertas na quinta-feira, 1º de junho, as inscrições para o Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica (PAEP-EB).

A ação é inédita e vai selecionar propostas de instituições vinculadas a programas ou cursos de formação inicial ou continuada de professores.

Os projetos de eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos ou de extensão deverão ser inscritos até o dia 14 de julho, pelo sistema de inscrições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Podem ser eventos presenciais ou semipresenciais a serem realizados entre 1º de outubro de 2023 e 30 de junho de 2024.

Tomem nota: dependendo do porte do evento, os recursos libertados podem chegar a R$ 160 mil.

13º salário e dívidas

Gastos com saúde e pagamento de dívidas são as prioridades dos aposentados e pensionistas que receberão, neste mês, a antecipação do 13º salário.

De acordo com pesquisa realizada pela empresa Serasa, com 1.754 pessoas com mais de 60 anos, quatro a cada dez brasileiros dessa faixa etária desejam utilizar a antecipação desse pagamento para negociar dívidas – e 24% planejam usar o dinheiro para cuidar da saúde.

Em abril, o Brasil tinha 71,4 milhões de inadimplentes, aumento de 732 mil endividados em relação ao mês anterior.

Desse total, 17,7% são consumidores acima de 60 anos.

O representante da mantenedora, ex-senador e ex-deputado federal Clóvis Fecury apresentou as instalações da Universidade Ceuma ao ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik
O representante da mantenedora, ex-senador e ex-deputado federal Clóvis Fecury apresentou as instalações da Universidade Ceuma ao ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik

Recepção a ministro

A Universidade Ceuma reuniu sua alta direção acadêmica e representantes da mantenedora para uma recepção especial.

Era o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik, que conduziu a conferência de encerramento do XI Simpósio Jurídico & Simpósio da Comunicação & III Simpósio do Mestrado em Direito, realizado nos dias 24 e 25 deste mês, no Campus Renascença.

Convidado a fechar com chave de ouro a vasta programação de palestras e debates, com foco em liberdade de expressão e fake news à luz do Direito, o ministro do STJ abordou o tema “Função Constitucional do STJ e os Precedentes na Área Criminal”.

Encontro de Craniostenose

Vem aí o I Encontro de Craniostenose do Maranhão, com a participação de quatro renomados neurocirurgiões: dois deles do Maranhão, um de Brasília (DF) e outro de Curitiba (PR).

O evento acontecerá no próximo dia 24 de junho, no Blue Tree São Luís Hotel.

Será uma espécie de treinamento direcionado a médicos pediatras sobre a Craniostenose (Craniossinostose), uma doença caracterizada pelo fechamento prematuro em uma ou mais suturas cranianas e que ocorre mais comumente como um defeito isolado.

Medidas e reformas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, prestigiou, na manhã de ontem, a solenidade para anúncio de uma série de medidas e reformas nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), em diversas regiões do estado.

O ato, conduzido pelo governador Carlos Brandão, foi realizado no Palácio Henrique de La Roque.

No encontro o governador Carlos Brandão assinou as ordens de serviço para a reforma de 59 escritórios, entrega de 34 veículos e para a confecção de 1.468 móveis que irão mobiliar as unidades da Aged por todo Maranhão.

A mobília será adquirida por meio da mão de obra de apenados.

Além disso, o governador anunciou a criação do Serviço de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Vegetal e do selo ‘Produto Livre Agrotóxico’, a aquisição de 58 mil vacinas contra a febre aftosa para produtores indígenas e quilombolas, bem como a liberação do módulo de comprovação da vacina no Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (Sigama).

Quebra de sigilo

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou um pedido de quebra de sigilo telefônico e telemático do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

Para que os sigilos sejam quebrados, eles ainda precisam passar pela aprovação da Comissão.

Izalci pediu a quebra do sigilo no período entre 1° de novembro de 2022 a 30 de abril de 2023. A solicitação é justamente para saber quais ligações o ministro fez ou recebeu no período que antecedeu ao ataque à sede dos Três Poderes, em Brasília.

Apoio em reeleição

A senadora Eliziane Gama declarou ontem, em entrevista ao Imirante, que pode não apoiar a reeleição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Os dois estão filiados ao mesmo partido, o PSD.

Segundo a parlamentar, já estava acertado quando ela se filiou à sigla que Braide teria todas as garantias para ficar com o comando da legenda na capital e disputar a reeleição em 2024.

Houve acordo, no entanto, para que ela deixe de apoiar o prefeito se o seu grupo político tiver candidatura concorrente no pleito.

Paolo Ravley vai lançar clipe gravado em castelo europeu
Paolo Ravley vai lançar clipe gravado em castelo europeu

Clipe em Paris

O cantor maranhense Paolo Ravley, radicado em Paris, lança, nesta quarta-feira (31), ao meio-dia, o clipe da música intitulada “O apelo”, mesmo nome do seu novo álbum, em fase de produção. 

O clipe foi gravado em Paris, em um castelo europeu do século XIX, que também serviu de cenário para a capa do álbum.

A canção, que estará disponível a partir das 00h desse mesmo dia, é uma homenagem do artista à mãe, que faleceu de um câncer em outubro do ano passado.

O nome vem do fato de que, a princípio, ele iria tentar trabalhar em um álbum com apelo comercial, algo que sempre o diziam que tinha de fazer. Mas a vida o levou para outros caminhos.

Após a morte da mãe, a palavra “apelo” tornou-se um grito (de raiva, de busca) para o universo, segundo o cantor.

Processo seletivo

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) o edital do processo seletivo simplificado para ingresso em cursos de graduação no 2º semestre de 2023.

São ofertadas 720 vagas em 12 campi localizados em 11 municípios. 

As inscrições serão realizadas pela Internet, de forma gratuita, no prazo de 29 de maio a 23 de junho de 2023.

Os candidatos poderão concorrer com a nota do Enem de qualquer uma das últimas cinco edições do exame (2018-2022).

Cesário Almada Lima morre em BH

Aos 80 anos faleceu ontem em Belo Horizonte o cirurgião plástico maranhense José Cesário Almada Lima. Radicado naquela cidade desde o início da década de 1960, Cesário ali constituiu família e construiu uma carreira profissional sólida.

Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, da qual foi professor emérito, deixou importante legado na área da cirurgia plástica, com vasta contribuição técnica e participações em congressos nacionais e internacionais. Por muitos anos coordenou esta especialidade no Hospital Universitário Ciências Médicas de Belo Horizonte.

Cesário se destacou também em outras setores da vida mineira, sendo Vice Presidente da Fundação Educacional Lucas Machado de apoio às instituições de Ciências Médicas. Na área de esportes era Conselheiro Benemérito  do Cruzeiro, do qual  foi Superintendente do Departamento Médico por longo tempo e Presidente do Conselho Deliberativo. O Cruzeiro decretou luto oficial e o homenageará em seu jogo desta quarta-feira.

Cesário, ao longo de sua trajetória foi agraciado com diversas honrarias, destacando-se os títulos de Cidadão de Belo Horizonte, Cidadão de Minas Gerais e Membro da Academia Mineira de Medicina. 

DE RELANCE

Encontro com empresários

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) realiza a primeira edição do “Encontro com Empresários” nesta quarta-feira (31), no Salão Nobre da entidade, às 8h.

O debate, que marca o encerramento da programação alusiva ao Mês da Indústria, terá como tema “Benefícios da Recuperação Judicial: como proteger os seus negócios no Maranhão”. 

Com o objetivo de colocar em pauta os problemas enfrentados pelos empresários maranhenses, o evento é uma das importantes atividades realizadas pela Fiema ao longo do ano.

Boi de Maracanã

O Boi de Maracanã, sotaque de matraca, dará prosseguimento, nesta semana, a sua programação de prévias juninas.

Na próxima sexta-feira, dia 2 de junho, o grupo folclórico centenário estará na abertura oficial do São João da Prefeitura de São Luís, com apresentação às 21h, em frente à sede do órgão, na Praça Dom Pedro II.

Já no dia 3 de junho acontecerá o ‘Ensaio Redondo’, na sede, com a presença de grupos folclóricos convidados.

No dia 23, por sua vez, tem o tradicional batizado do ‘Batalhão de Ouro’, que tem como padrinhos pessoas da comunidade.

Boi de Maracanã...2

A confecção de indumentárias do Boi de Maracanã segue em ritmo acelerado na sede da brincadeira.

Afinal, o boi vai aos terreiros com cerca de 300 brincantes vestidos a caráter, o que o torna um dos mais numerosos do São João do Maranhão.

O grupo será embalado pelas matracas e vozes dos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho, Emanuel Victor e Toinho Rocha.

Perseu recebendo no podcast “Continência de Respeito” o capitão Nasser, caveira de ouro e coordenador do primeiro Curso de Operações Especiais do Maranhão
Perseu recebendo no podcast “Continência de Respeito” o capitão Nasser, caveira de ouro e coordenador do primeiro Curso de Operações Especiais do Maranhão

Continência de Respeito

O primeiro podcast produzido no Maranhão com abordagem na vivência militar está dando o que falar.

A iniciativa, batizada de “Continência de Respeito”, é do bombeiro militar Perseu Lindoso, inspirada no podcast “Fala Glauber”, primeiro do gênero criado para concurseiros policiais no Youtube.

As lives do ‘Continência de Respeito’ apresentam histórias interessantes de ocorrências reais contadas por profissionais das forças policiais maranhenses, cuja missão de vida é proteger a sociedade. 

Há apenas dois meses no ar, com transmissão pelo canal oficial no Youtube, os programas vêm alcançado em torno de 1.600 visualizações em média e tendem a crescer cada vez mais.

Continência de Respeito...2

Tem mais: o podcast já está no nono episódio da primeira temporada, a ser encerrada com dez no total. Na sequência, Perseu Lindoso partirá para a segunda com novos episódios.

No mês de junho, serão inclusas, também, as vivências nos cursos operacionais como o de operações aéreas do CTA, o Curso de Salvamentos Especiais do Corpo de Bombeiros e o do Batalhão de Operações Especiais da PMMA (BOPE).  Perseu Lindoso conta que a ideia é mostrar aos internautas quem são os verdadeiros heróis por trás das fardas.

Já passaram pelo estúdio do ‘Continência de Respeito’, por exemplo, o capitão Nasser, coordenador do primeiro Curso de Operações Especiais do Maranhão, a bombeiro militar Brenda Aguiar, que se formou no curso mais difícil do Corpo de Bombeiros (CSESP), bem como o tenente-coronel Paulo Andrade, que participou diretamente da ocorrência na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

EP de Tutuca

O cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural Tutuca Viana acaba de disponibilizar nas plataformas digitais o EP “Agarradinho”.

O disco traz cinco faixas inéditas: “Agarradinho”, “Benção a João”, “Calamengau”, “Pulsa Coração” e “Xote Opinião”, e vem com uma caprichosa qualidade técnica e estética, notada desde a concepção da capa com fotografia de Sílvia Estrela e arte de Jovelino Furtado ao minucioso trabalho de gravação, mixagem e masterização assinado por Fernando Motta.

Todas as músicas têm autoria de Tutuca Viana, exceto “Pulsa Coração”, feita em parceria com Gerude e Celso Reis.

EP de Tutuca…2

Entre os destaques do EP de Tutuca está a participação do jovem Andrezinho, no acordeon, com seu som presente em todas as faixas, repletas de ‘grooves’, numa sincopada e atraente marcação rítmica.

Além de Andrezinho, estão Tutuca Viana (voz e violão), Dedé Valença (baixo), Lucas Pacheco (bateria), Vinícius Lima (percussão) mais guitarras e a maestria de Edson Bastos na direção musical.

Sofia campeã

A nadadora maranhense Sofia Duailibe mostrou mais uma vez porque é uma das maiores revelações do esporte no estado após faturar dois títulos em eventos realizados no fim de semana, no Espigão Costeiro.

A atleta da DM Aquatic sagrou-se campeã na prova dos 5km da categoria Infantil I Feminino no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas.

Empresas inovadoras

Vem aí o Nordeste ON – NEON, a ser realizado nas próximas quinta e sexta-feira, numa promoção do Startup Nordeste, maior programa de desenvolvimento de empresas inovadoras da América Latina, com realização do Sebrae/MA.

Uma ampla programação, de forma simultânea, vai preencher todo o Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no Cohafuma, com atividades no Pavilhão, Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e Sebrae Lab.

Para escrever na pedra:

“Quando fazes o melhor que podes, nunca sabes qual milagre é forjado em tua vida ou na vida do outro”. De Helen Keller.

TRIVIAL VARIADO

Na missa de Pentecostes feita no Vaticano, domingo, o Papa Francisco falou das guerras: “O mal que o homem pode fazer é incrível”.

Hoje, Lula se reunirá com os presidentes de 11 países vizinhos. Líder da Venezuela, Nicolás Maduro foi o 1º a desembarcar em Brasília.

Como conduzir a humanidade para um mundo sustentável, socialmente justo e economicamente viável? O que é necessário para dar início a uma nova jornada, onde caos e ordem estejam equilibrados?

As respostas para essas importantes perguntas são entregues pelo especialista em gestão e psicanalista Henrique Medeiros no livro “Células Sociais Caórdicas – O Caminho Para Um Novo Mundo”.

Em tempo: a narrativa apresenta formas para transformar a maneira arrogante e gananciosa como a sociedade vive atualmente.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.