Homenagem

Abertura das comemorações de 200 anos de nascimento de Gonçalves Dias é realizada nesta terça-feira (30)

A solenidade é realizada pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e contará com a entronização do busto de Gonçalves Dias.

Na Mira

A celebração marca o início da programação especial em alusão ao Bicentenário de Gonçalves Dias.
A celebração marca o início da programação especial em alusão ao Bicentenário de Gonçalves Dias. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A solenidade de abertura das comemorações de 200 anos de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias será realizada nesta terça-feira (30), às 18h, no Convento das Mercês, no centro histórico de São Luís. O evento é promovido pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

A celebração marca o início da programação especial em alusão ao Bicentenário de Gonçalves Dias que vai reunir, de maio a novembro, história, arte, música e pesquisa. 

No dia 30, a abertura das comemorações contará com a entronizacão do busto de Gonçalves Dias, apresentação da banda Bom Menino e um momento poético com performance de atores. A mesma programação de abertura acontecerá no mês de junho, em Caxias.

Como parte das comemorações, em julho, o Convento das Mercês vai abrigar a Exposição Temporária ‘Vida e Obra de Gonçalves Dias’, do artista Betto Pereira, e apresentação de um Jogral com Poesias.

Em agosto, acontece a exposição ‘O Tempo e o Poeta - Universalidade’, assinado pela artista Regiborba, além de um acervo documental ‘Trajetória Nacional e Internacional de Gonçalves Dias’, do Prof. Dr. César Castro. Já na Assembleia Legislativa do Estado será realizada uma sessão solene em comemoração ao bicentenário. Enquanto isso, em Caxias e Imperatriz sediará o Jogral com Poesias.

Em setembro, acontece a mostra interativa 'Obras e Retalhos'. A Feira do Livro Infantil 'A Criança e o Poeta' marcará a programação do mês de outubro, bem como uma mesa de debates, na OAB, que tratará dos povos indígenas. Em novembro, um concurso de poesias fechará com chave de ouro a programação do Bicentenário.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.