SÃO LUÍS - A partir do dia 15 de junho, São Luís vai receber um projeto inovador para atrair ludovicenses e turistas que apreciam a beleza da capital maranhense. Trata-se de uma estrutura inflável gigante que ocupará toda a Praça Nauro Machado, no centro histórico da cidade.
Dentro da estrutura, haverá recursos audiovisuais, projeções mapeadas e um convite ao conhecimento para todos os públicos. A primeira temporada do “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” celebra esse reconhecimento mundial das características excepcionais do Centro Histórico da cidade.
O centro de interpretação itinerante, que será o primeiro do país, foi idealizado pela Quereres Produções em co-produção com a LP Arte. O lançamento do projeto faz parte da programação do Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico (FIPA), que também estará ocorrendo no próximo mês na cidade.
O Panorâmica Patrimônio Mundial vai percorrer bairros da capital maranhense e também chegará em São José de Ribamar. Contando com três núcleos, o espaço trará na primeira sala uma ampla abordagem sobre características do centro histórico, projeções em maquetes, telões com informações sobre arquitetura, azulejaria, cantaria, a beleza dos sobrados, moradas, meia-moradas e muito mais.
O segundo ambiente está reservado para a interatividade, com jogos de memória, glossário e um game em que os próprios participantes poderão criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. A terceira sala trará a proposta de contemplação, com um vídeo imersivo sobre as belezas do Centro histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação patrimonial. O Panorâmica conta com um projeto educativo com foco em ampliar a percepção de crianças, jovens e adultos sobre o universo do patrimônio cultural.
Todos espaços serão devidamente adequados para garantir acessibilidade a todos os públicos: todos os conteúdos expostos terão versão audiodescritiva, elementos táteis e em braile, além de Intérpretes de libras que ficarão à disposição para o acompanhamento e monitoria de visitas de turmas que apresentem esta demanda.
“Trata-se de um projeto inédito no Brasil que propõe uma nova forma de conhecer o Patrimônio cultural. Começar a Panorâmica por São Luís é um privilégio. O Centro Histórico da cidade reúne elementos excepcionais, por isso integra a lista de patrimônios culturais do Brasil e celebra 25 anos do reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Este espaço tem como objetivo disseminar o conhecimento de maneira interativa, com muita tecnologia e informação, um novo tipo de museu, só que itinerante. É um ganho para a cidade, para os turistas, para estudantes, para a cultura e para a promoção do nosso patrimônio cultural”, concluiu Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.
Patrimônio Mundial
A cidade de São Luís foi escolhida como lugar para a estreia do projeto Panorâmica Mundial por estar celebrando 25 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 1997, pelo fato da capital maranhense aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original. Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos.
Saiba Mais
- São Luís sediará fórum sobre Patrimônio Arquitetônico em evento internacional
- Fórum de entidades do patrimônio do Estado do Maranhão é instalado
- Problemas comprometem estrutura da Igreja do Desterro
- Iniciada pesquisa sobre as Matrizes Tradicionais do Forró
- Iphan abre consulta pública sobre paisagens culturais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.