Troca de Ideia

Henrique Duailibe festeja 40 anos de música

O show será neste domingo (21/5), a partir das 19h, no Teatro da Cidade, em São Luís.

Pedro Sobrinho / Jornalista

HENRIQUE DUALIBE marcou presença nessa quinta-feira (18/5), no PLUGADO, na MIRANTE FM, para uma TROCA DE IDEIA. Acompanhado da cantora maranhense NANDA COSTA, ele destacou o show ENCONTRO MUSICAL, que festeka os 40 anos anos de cumplicidade deste multiinstrumentista com a música. O show será neste domingo (21/5), a partir das 19h, no TEATRO DA CIDADE, na rua do EGITO, CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS.

Henrique Duailibe e Nanda Costa no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Henrique Duailibe e Nanda Costa no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação

Segundo HENRIQUE, no show fará uma viagem pelos grandes sucessos de sua
carreira e terá participações especiais de: Thales do Vale, Saul Gutman, Yasmin Duailibe, Adriana Bosaipo e Nanda Costa.

Para NANDA COSTA, Henrique surgiu na trajetória musical dela como um anjo de guarda, uma fonte de inspiração e professor. Para ela, fazer parte deste show é um momento sublime.

- Henrique Duailibe representa para mim uma fonte de inspiração, um presente divino. Passei pelo Coral de São João e ao assumi a carreira como cantora solo tive o privilégio de conhecer Henrique Dualibe. Além de um grande músico, dono de uma história musical enriquecedora, é pra mim um professor que está sempre me orientando, dando dicas de como encarar a música. Festejar com Henrique Duailibe os seus 40 anos de música é o melhor presente que posso dar a ele - elogia NANDA COSTA, que vai interpretar a clássica canção de HYLDON, CASINHA DE SAPÉ, conhecida como NA RUA, NA CHUVA, NA FAZENDA.

Biografia

A carreira musical profissional de Henrique Duailibe começou aos seus 15 anos de idade, quando participou juntamente com seu irmão Marco Duailibe no “Festival de Verão” da antiga TV Ribamar, que atualmente é a TV Cidade Record, onde concorreram e alcançaram o 3º lugar entre tantos artistas consagrados no Maranhão.

Fez parcerias musicais com muitos artistas maranhenses, como Gabriel Melônio, César Nascimento, Claudio Pinheiro, Beto Pereira e outros.

Na década de 90 e começo do ano de 2000 alavancou sua carreira fonográfica ao lado de Edinho Bastos e Dinho produzindo vários cds, jingles publicitários para o mercado varejista e também para política. Chegou a produzir 580 jingles para campanha política de 2005, sendo uma das maiores conquistas como produtor musical. No decorrer do tempo teve mais de 300 trabalhos fonográficos reconhecidos, entre estes, a produção
juntamente com Edinho para o ”Cantar Nordeste” dos anos de 94 e 95 da Rede Globo Nordeste.

Em 2005 produziu e dirigiu o Festival do Dom Bosco, onde homenageou o grande maestro Nonato. Embora em 2001 teve formação acadêmica em Publicidade e Propaganda, cuja esta área já atuava há vários anos,

Henrique Duailibe continuou na empreitada de produção musical, trabalhando na área de jingles, documentários e trilhas sonoras para filmes. Ao longo de sua carreira sempre compôs músicas instrumentais, sendo um dos pioneiros artistas compositores da música instrumental no estado do Maranhão. Em 2003 fez o seu primeiro CD “Momentos da Noite”, tendo suas composições em estilo de boleros homenageando seus
familiares.

Também teve a oportunidade de trabalhar com Sávio Araújo, produzindo vários dos seus cds, e em 2006, produziu e participou da gravação do seu DVD.

Em 2015 com a perda de sua visão, teve de se reinventar musicalmente, reaprendendo a tocar o teclado que é o seu instrumento musical favorito.
Como tinha muita facilidade para tocar violão começou a compor músicas com letras e logo produziu o seu CD chamado “Divina Luz” homenageando o Salvador Jesus Cristo, que é sua grande inspiração divina para continuar
rompendo todas as barreiras na sua caminhada até hoje.

Mesmo com limitações, sem ver nenhuma das imagens e só se guiando pelos áudios e textos, participou da produção de trilhas de um filme “Jangada”, onde ganhou como melhor trilha sonora de filme.

Foi convidado pelo Tutuca Viana para participar do festival “Lençóis Jazz”, onde teve a oportunidade de voltar aos palcos tocando teclado ao lado dos músicos renomados Edinho Bastos, Fofo Black e David Oliveira.

Além da caminhada musical, se reinventou na culinária, criando um projeto chamado “Cozinha no escuro”, onde chegou a fazer duas receitas (risoto de frango e bolo de trigo) e postou em seu canal “Henrique Duailibe se Reinventando” da rede social YouTube. Também nesse canal encontra-se
todos seus trabalhos fonográficos gravados ao longo de sua carreira artística.

Tendo atuação assídua no mundo digital, possui perfil noInstagram onde divulga ao público seus trabalhos e sua história, com intuito de ajudar outras pessoas que possuem limitações físicas para não desistirem na realização de seus sonhos e projetos.

Atualmente realiza trabalhos musicais maravilhosos por meio celular iPhone interligado com seu teclado, mostrando às pessoas que mesmo com a limitação visual é capaz de atuar em sua área profissional.

Henrique Duailibe demonstra claramente que limitação física, no seu caso, a visual, jamais o interferiu em sua trajetória musical. O mesmo vem rompendo barreiras e acabou com o paradigma de que cego não é capaz de ocupar um lugar na sociedade como qualquer outra pessoa que não possui
deficiência alguma.

A maior prova disso é que o mesmo está completandohonrosamente os seus 40 anos de carreira, comemorando avida juntamente com amigos, convidados, família e sua ilha querida São Luís.

Repertório

1. Canção para George Gomes (Henrique Duailibe)
2. Iluminados (Ivan Lins e Vítor Martins)
3. Canção para Maestro José Américo Bastos (Henrique
Duailibe)
4. Quando te vi (Beto Guedes)
5. Canção para Sandra Duailibe (Henrique Duailibe)
6. Espanhola (Flavio Venturini e Guarabyra)
7. Canção para o baixista Mauro Sérgio (Henrique Duailibe)
com o convidado especial – Thales do Vale
8. Carinhoso (João de Barro e Pixinguinha)
9. Funk em 7 (Henrique Duailibe) com o convidado especial
Saul Gutman
10. Sina (Djavan) com a convidada especial Yasmim Duailibe
11. Casinha Branca (Joran Ferreira e Marcelo/Gilson Silva)
com a convidada especial Nanda Costa
12. Cai dentro (Baden Powell- Paulo Cesar Pinheiro) com a
convidada especial Adriana Bosaipo
13. Encontro Musical (Henrique Duailibe)
14. Momento intimista
15. Bis da Música Pra GG (com todos os músicos e
convidados especiais)
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.