Literatura

Livro aborda importância de não se desistir dos sonhos

Em "Falando de Si", Simone Santos Guimarães escreve sobre temas como maternidade tóxica, autoestima da mulher e preconceitos.

Evandro Júnior / Na Mira

Livro conta história de Maria Elisa que, perto de seu aniversário, começa a refletir sobre passado, presente e futuro
Livro conta história de Maria Elisa que, perto de seu aniversário, começa a refletir sobre passado, presente e futuro (Foto: Divulgação)

Há uma idade certa para correr atrás dos sonhos? Na contramão da cultura imediatista, Simone Santos Guimarães publica o livro ‘Falando de Si’, para se conectar a todos àqueles que, depois dos 50 anos, perceberam que ainda há muitas experiências a serem vividas.

No drama psicológico, a autora conta a história de Maria Elisa que, perto de seu aniversário, começa a refletir sobre passado, presente e futuro. Ao se casar e engravidar antes de iniciar a faculdade de Medicina, a personagem abre mão dos próprios objetivos para cuidar da família. Mas, após ter se dedicado à criação dos filhos, percebe que ainda quer explorar a carreira de escritora.

A protagonista entrelaça suas visões pessoais às trajetórias das diferentes gerações de “Marias” de sua linhagem. Todas com o mesmo nome, ela fala de mulheres como sua avó, a primeira referência de carinho materno, e sua progenitora, com quem nunca conseguiu manter uma relação saudável. 

A partir dessa narrativa intimista e profunda, a autora percorre temas como o abandono familiar, mães narcisistas, autoestima na adolescência e preconceitos sociais.

Ficção e autobiografia se misturam, porque Simone Santos Guimarães também queria focar na literatura, porém as exigências com a docência e a maternidade demandavam muito tempo. As palavras eram somente terapia de férias, e foi após a independência da filha e o distanciamento das salas de aulas que passou a se dedicar à escrita.

Mas a autora sabe que incentivar o sonho não é o suficiente. Economista e especialista em Gestão Empresarial, ela ainda explica a importância do planejamento financeiro a longo prazo. 

A escritora encoraja as pessoas, principalmente mulheres, a pôr em prática seus desejos com o exemplo de Maria Elisa que, perto de seu cinquentenário, já se programou até os 100 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.