Em São Luís

Professor lança livro sobre a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas

O livro 'Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas' vai ser lançado nesta sexta.

Na Mira

Atualizada em 12/05/2023 às 10h26
Professor Bernardo Mesquita lança livro em São Luís sobre a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas.
Professor Bernardo Mesquita lança livro em São Luís sobre a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (12) será lançado um trabalho que resultou em dez anos de pesquisa acaba de virar um livro. A obra 'Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas', escrito pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Bernardo Mesquita, será apresentado ao público ludovicense a partir das 18h no auditório Mário Meirelles, situado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

De acordo com Bernardo Mesquita, a decisão por lançar o seu livro no Maranhão se deu pela íntima relação que existe entre os estados do Amazonas e o Maranhão, que é desenvolvida dendro do seu livro. "No livro falo da música dos trabalhadores migrantes negros que também vieram do Maranhão. Aliás, a população negra no Amazonas veio em grande parte do Maranhão".

Bernardo Mesquita é professor de História da Música Brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e estuda as práticas musicais da Amazônia sob a luz do marxismo latino-americano, além de coordenar o projeto 'música de quintal' e o canal 'música na práxis'.

Além de São Luís, o livro 'Das Beiradas ao Beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas' também já foi lançado em Manaus, Belém, Santarém, Porto Velho e Boa Vista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.