(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Brasil dá adeus a Rita Lee

E mais: Jorge Vercillo em São Luís

PH

Rita Lee em momento de alegria e euforia
Rita Lee em momento de alegria e euforia

 Brasil dá adeus a Rita Lee

A cantora e compositora Rita Lee morreu na noite da última segunda-feira em São Paulo, sua cidade natal, vítima de câncer. Tinha 75 anos e ficará para sempre como a eterna rainha do rock brasileiro, apesar de ter seguido muitos outros gêneros musicais.

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira, entre as 10h e as 17h.

“De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado”, e essa já será uma cerimônia particular.

Brasil dá adeus a Rita Lee...2

Na sua vida pessoal, Rita Lee enfrentou situações-limite que ela, aliás, não hesita em abordar na sua Autobiografia: uma agressão sexual na infância, com uma tesoura, por um estranho que viera à casa dos pais dela consertar uma máquina de costura; dependência de álcool e drogas; acidentes; a prisão, nos tempos da ditadura militar.

Mas também muitos momentos de felicidade que ela igualmente descreve, na sua escrita clara e impiedosa, salpicada de ironia, humor e amor.

Brasil dá adeus a Rita Lee...3

A edição brasileira da revista Rolling Stone, ao inventariar os 100 melhores artistas da música brasileira na sua edição especial de outubro de 2008 (a n.º 25), pôs Rita Lee em 15.º lugar, numa lista que ia de Tom Jobim, o “maestro soberano”, em primeiro lugar, até DJ Marlboro, em último.

Num texto assinado por Marcus Preto, Rita Lee é aí descrita como “a maior estrela do rock nacional”, com o feito, comprovado, de ter derrubado “as barreiras sexistas” num “terreno dominado por meninos”.

E terminava citando Caetano Veloso, que na canção Sampa, dedicada a São Paulo, dizia que Rita Lee era a mais completa tradução” daquela cidade.

Brasil dá adeus a Rita Lee...4

Já a própria Rita, na Autobiografia (que dedicou às suas “famílias e bichos do passado, do presente e do futuro”), escreve no último capítulo, “Divagando”: “Dói mais sorrir na frente dos outros do que chorar sozinha, mas não devo levar a vida tão a sério porque ninguém sai dela vivo. Debochar de mim mesma é uma estratégia que sempre dá resultado positivo. Uma das coisas que mais me dão prazer é fazer o que não devo, tipo fumar na frente de quem faz campanha anticigarro.”

E a finalizar: A sorte de ter sido o que sou, de estar onde estou, não é nada que se compare ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz.”

Brasil dá adeus a Rita Lee...5

Mesmo a fechar o livro, um poema seu, Ego: “Eu, hermafrodita/ Da água, respirei a vida/ No sangue que bebi, o soro/ Nos ares explodi, em choro/ Da gula que comi, a fome/ Da fêmea que nasci, homem/ Eu me transformei, em mim/ Do Deus que duvidei, o sim/ Das mortes que vivi, o além/ Dos vícios que virei, refém/ Dos bichos que sou, felina/ Na velha que estou, menina.” Escritas à mão, como remate, duas linhas feitas singelos versos: “Anima Mundi/ Animus Deo”.

Aniversariante desta quarta-feira, o publicitário Emerson Andrade com o sobrinho Euller Andrade Filho
Aniversariante desta quarta-feira, o publicitário Emerson Andrade com o sobrinho Euller Andrade Filho

Jorge Vercillo em São Luís

É impossível escrever a história da música brasileira a partir dos anos 90 sem falar desse talentoso cantor, compositor e instrumentista carioca, que, desde então, emplaca sucessivos hits nas rádios e nas trilhas sonoras de novelas, com suas composições que vão de baladas pop e românticas até sambas inesquecíveis.

Seu show traz o embalo de sucesso dos seus vários clássicos, como “Monalisa”, “Ela une todas as coisas”, “Sensível Demais”, “Que nem Maré”, dentre várias outras como o hit “Final Feliz” que está de volta à nova novela da Globo.

O novo show de Jorge Vercillo, “Raça Menina”, na Ilha do Amor, acontecerá no dia 20 de maio, sábado, às 20h, no Centro de Convenções. O evento é uma realização da Dux Produções, que vem se destacando no cenário de shows de música popular brasileira.

Domando o Leão

A Universidade Ceuma volta a realizar, até o dia 31 deste mês, data-limite para o envio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) referente ao exercício de 2022, a ação “Domando o Leão”, voltada à regularização da situação de contribuintes junto à Receita Federal.

De forma totalmente gratuita, uma equipe formada por professores e alunos da instituição de ensino superior auxilia pessoas da comunidade a preencher o documento e remetê-lo à autoridade fazendária.

Domando o Leão...2

O serviço está disponível no Núcleo de Práticas Contábeis (NPC), no Campus Renascença, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e é realizado por docentes e académicos do curso de Ciências Contábeis e áreas afins.

Para ter acesso à declaração do Imposto de Renda gratuita ofertada pela Universidade Ceuma, os interessados devem levar os documentos pessoais e comprobatórios referentes aos rendimentos recebidos ao longo do ano passado e e despesas com saúde e educação.

 

Edilson Baldez vai realizar uma mega festa no Dia da Indústria – 25 de maio – para fazer a entrega da Medalha do Mérito Industrial para os empresários Luiz Carlos Cantanhede Fernandes (na foto ao lado dele) e José Augusto Murad Duaiibe
Edilson Baldez vai realizar uma mega festa no Dia da Indústria – 25 de maio – para fazer a entrega da Medalha do Mérito Industrial para os empresários Luiz Carlos Cantanhede Fernandes (na foto ao lado dele) e José Augusto Murad Duaiibe

Cota de Gêneros

A Justiça Eleitoral tem sido implacável com os partidos que desrespeitaram a Cota de Gêneros nas eleições brasileiras.

Além das eleições municipais que existem algumas pendências, existe também a expectativa sobre as eleições estaduais de 2022.

No Maranhão, nas eleições para a Assembleia Legislativa, dois partidos têm sido acusados de não respeitar a legislação, o União Brasil e o PSC.

Ambos os partidos têm adotado postura nitidamente protelatória, fazendo sucessivos pedidos vergonhosos de adiamento de audiência sem qualquer fundamento legal, sem qualquer êxito perante a Justiça Eleitoral.

Boi de Maracanã

O Boi de Maracanã está na concentração para o seu primeiro grande ensaio para a temporada junina de 2023. O evento acontece neste sábado (13), a partir das 23h, em sua sede, em Maracanã, zona rural de São Luís.  Na oportunidade, o batalhão receberá seus novos integrantes do corpo de baile, em torno de 50 brincantes.

De acordo com Maria José Soares, presidente da manifestação folclórica centenária, o grupo vai aos terreiros com mais de 300 brincantes usando indumentárias. Ela informou que o segundo ensaio também já tem data. Vai ocorrer no dia 20 de maio, também na sede e no mesmo horário.

Boi de Maracanã...2

O Boi de Maracanã é um dos mais tradicionais do sotaque de matraca. O grupo é comandado pelos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Emanoel Victor. A manifestação folclórica costuma atrair grande público.

No período junino, os brincantes seguem da sede para os diversos arraiais em diversos ônibus e caminhões.  Além dos brincantes com indumentárias, seguem, também, as ‘mutucas’, ou seja, pessoas que acompanham os grupos de bumba boi nas noites de São João, geralmente levando consigo suas matracas e fazendo uma grande festa da tradição.

DE RELANCE

Gala de Maio se aproxima

O Palazzo Eventos já começou a ser preparado para a festa do dia 19 de maio, que tem tudo para ser o maior e mais elegante acontecimento social deste outono tropical em São Luís.

O baile Gala de Maio irá comemorar em grande estilo a nova idade do titular desta Coluna e editor do caderno PH Revista, o mais antigo caderno de variedades em circulação na imprensa brasileira.

Os convites – uma belíssima produção do web designer Etevaldo Junior, com dicas sobre essa noite espetacular no Palazzo Eventos pedem confirmação para esta semana.

Gala de Maio se aproxima...2

A maior atração do Gala de Maio será o deslumbrante espetáculo “Elvis, o Musical”, considerado o maior tributo já montado na América Latina para homenagear o Rei do Rock, com uma imersão completa na vida e na obra de Elvis Presley, justamente quando o mundo celebra o 46º aniversário de sua partida para a eternidade.

A produção está pedindo aos convidados que compareçam de traje Passeio de Gala, ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres de vestido de longo.

Vale lembrar que além do espetáculo nacional, a noitada terá a participação do grupo de baile da Escola de Dança Expressar e do Grupo Argumento, além do DJ Edy, o mais famoso do Planaldo Central, entre outros.

Rota dos Guarás

Na sessão plenária de ontem, o deputado Rodrigo Lago, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, fez uso da tribuna para parabenizar o governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino pelos investimentos na Rota dos Guarás.

No domingo (7), o chefe do Executivo entregou as obras de melhoria e pavimentação asfáltica da rodovia MA-211, que dá acesso à ponte Antônio Jorge Dino, sobre o rio Pericumã, interligando os municípios de Bequimão e Central do Maranhão.

 

Em São Paulo, no restaurante A Bela Sintra, César Bandeira e Thatiana comemoraram nova idade dos dois reunidos com familiares como o irmão dele, Ademar Bandeira e esposa
Em São Paulo, no restaurante A Bela Sintra, César Bandeira e Thatiana comemoraram nova idade dos dois reunidos com familiares como o irmão dele, Ademar Bandeira e esposa

TMB Challenge Plus

O melhor mesatenista do Maranhão em atividade, Jefferson Rayone, está confirmado para disputar mais uma etapa do TMB Challenge Plus, que será disputado em Natal entre os dias 26 e 28 de maio.

O atleta será o único representante do estado na competição, ou seja, o Independente será o único clube maranhense com um atleta disputando medalhas.

Jefferson está a um passo de entrar na categoria de elite do Tênis de Mesa do Brasil. Atualmente, ele joga o Absoluto B e caso mantenha os bons resultados obtidos em Manaus, São Paulo e Recife, ele deve subir para o mais alto nível do esporte no país, que é a categoria Absoluto A.

Festa de São Marçal

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, anunciou a destinação de emendas parlamentares no valor de R$ 370 mil para a Festa de São Marçal, que ocorre todos os anos na madrugada do dia 30 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi no bairro do João Paulo.

O anúncio foi feito durante a sessão ordinária de ontem e ocorreu após sugestões apresentadas por um dos vereadores que participaram dos trabalhos legislativos.

Em seu discurso, o chefe do Legislativo são-luisense falou dos desafios que as brincadeiras enfrentam todos os anos para participar do evento que vai completar 96 anos em 2023.

Para escrever na pedra:

“Político que se respeita honra sempre a palavra dada. E o que se respeita e é esperto nunca dá a palavra”. Do paraibano Rodolfo Cavalcanti.

 TRIVIAL VARIADO

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou requerimento de autoria do deputado estadual Yglésio Moyses para que a OAB-MA envie informações sobre o processo de escolha de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional.

No assunto: pelo texto aprovado, a OAB deverá encaminhar ao Legislativo a lista de advogados aptos a votar no processo, a votação dos candidatos por subseção, bem como os quantitativos de votos brancos e nulos, e os dados da apuração dos votos na plataforma ElejaOnLine.

Morosidade: no Brasil, Justiça leva em média um ano para dar resposta a processos de saúde, mostra balanço do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao completar 60 anos de vida e 40 de carreira, em 2021, Antonio Villeroy pretendia lançar uma trilogia de álbuns cujo tema principal seria o amor.

Naquele ano, o músico entregou as obras Gravidade do Amor e Luz Acesa. Ficou faltando um, que precisou ser mais trabalhado. Assim, com um pouquinho de atraso, mas com muito a dizer, Banquete chega às plataformas digitais nesta sexta-feira.

O disco, que é inspirado na obra O Banquete (também conhecida como Simpósio), de Platão, aborda o mesmo tema que o filósofo grego trabalhava: amigos idealizando sobre o amor durante reuniões regadas a bebida.

Para tentar se aproximar desta estrutura, Villeroy decidiu levar para o seu álbum nada menos que 62 artistas das mais diferentes nacionalidades, entregando suas visões do amor e, como consequência, tornando o assunto principal do disco o mais universal possível.

O álbum cresceu muito e contempla vários gêneros. Tem bossa, samba e chorinho, ao mesmo tempo em que tem reggaeton e baladas. Tem letras em cinco línguas: português, espanhol, italiano, francês e inglês.

De acordo com o artista, este novo disco é voltado para o mercado internacional e foi projetado já pensando na mudança de Villeroy e sua família para Portugal - o músico foi de mala e cuia para o país europeu em outubro do ano passado.

Hoje é dia de festejar o taurino nonagenário Cleon Nascimento Furtado, que está mudando de idade. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.