São João da Thay

Megaestrutura e carbono zero: veja detalhes do São João da Thay 2023

Evento que reúne solidariedade, cultura local e música ocorre no dia 7 de junho, em São Luís.

Na Mira, com informações do g1 MA

Atualizada em 09/06/2023 às 14h46
O São João da Thay é promovido pela atriz e influenciadora maranhense Thaynara OG.
O São João da Thay é promovido pela atriz e influenciadora maranhense Thaynara OG. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Os preparativos para mais uma edição do São João da Thay, promovido pela atriz e influenciadora maranhense Thaynara OG, continuam em ritmo acelerado em São Luís, a pouco mais de um mês para o festival. O São João da Thay, que será realizado no dia 7 de junho e tem todo o lucro revertido para entidades maranhenses apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), já entrou para o calendário de grandes eventos do estado ao reunir cultura local, música e solidariedade, despontando no cenário nacional a cada ano por causa da qualidade artística e do compromisso com o público e a sociedade.

O São João da Thay 2023 ainda tem detalhes tratados sob sigilo, entretanto, algumas novidades já foram reveladas, como a megaestrutura de efeitos especiais, elementos cenográficos que remetem a cultura popular do Maranhão e o palco com cerca de 50 metros de comprimento, pensado para que o público tenha a melhor experiência possível. De acordo com Bruno Lima, o diretor-geral do São João da Thay, a estrutura é um dos grandes diferenciais do evento.

"Cada edição que a gente vive, a gente busca ser melhor e dar um passo a mais. Esse ano, a gente quis assumir uma estrutura de festival, com palco grande, com cenografia, com efeito, com uma estrutura mais dividida. Esse ano as pessoas podem sim esperar a estrutura de um grande festival, estrutura que a gente nunca teve e nunca viu", disse Bruno, em entrevista ao g1 MA.

Nesta edição, o São João da Thay também tem como foco a responsabilidade ambiental. Bruno Lima revela que a intenção da organização do festival é de emissão zero de carbono, causando o menor impacto possível ao meio ambiente. "Estamos buscando certificação de carbono zero, o mínimo possível de produção de lixo, de impressões gráficas, justamente para ter um evento com responsabilidade sócio ambiental", afirmou o diretor-geral.

Ainda de acordo com Bruno Lima, cerca de 95% da mão de obra direta do São João da Thay é composta por profissionais maranhenses e nordestinos, ressaltando a ideia de Thaynara OG de destacar a qualidade dos fornecedores locais.

"É uma equipe genuinamente maranhense. 95% da nossa mão de obra é maranhense já que um dos objetivos do São João da Thay é trazer autoestima para o nosso povo e fazer com que São Luís seja palco de grandes eventos. São Luís tem poucos grandes festivais, para vir para cá não é fácil devido a logística, falta muitas opções de voo e não é uma cidade próxima de grandes centros urbanos", informou Bruno.

Na edição de 2023, o São João da Thay impacte, direta e indiretamente, mais de duas mil pessoas, entre produção interna, externa, empresas terceirizadas, patrocinadores, grupos folclóricos e equipe dos mais de dez artistas nacionais e regionais que farão parte desta edição do festival.

Shows

Uma das grandes atrações do São João da Thay é o show da cantora baiana Ivete Sangalo, que retorna ao Maranhão após 12 anos. "Ela está preparando um show muito especial, feito com carinho para o público daqui e tenho certeza que vai emocionar", conta Bruno Lima.

Além de Ivete Sangalo, também vão se apresentar os cantores Léo Santana e Matheus Fernandes, que prometem shows eletrizantes. O São João da Thay contará ainda com participações especiais de Alcione, Klessinha, Fabrícia, DJ Felipe Mar, Thiago Pantaleão, Only Fuego, Emanuel Ferraro, Luan Costa, Fernando e Franco, e Flávia Bittencourt.

Outros destaques da noite serão as apresentações de grupos folclóricos da cultura popular maranhense, que vão mostrar toda a beleza e a riqueza do São João do Maranhão. Se apresentarão, neste ano, o Cacuriá de Dona Teté, Companhia Barrica, Tambor de Crioula de Leonardo e os bois de Morros, Santa Fé, Majestade de Rosário e Novilho dos Lençóis.

São João da Thay

A primeira edição do São João da Thay foi realizada em 2017. A festa tomou grandes proporções e hoje se tornou um festival. Além de contribuir com o turismo local fomentando a cultura da região, o São João da Thay atinge socialmente crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo projetos para os direitos delas.

Em 2023, o São João da Thay ocorre no dia 7 de junho, no estacionamento do São Luís Shopping, em São Luís. Entre as atrações confirmadas estão Ivete Sangalo, Leo Santana e Matheus Fernandes, todos com seus shows completos.

Ingressos

Os ingressos para o São João da Thay podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital ou presencialmente – sem cobrança de taxa – na loja física do evento que fica no São Luís Shopping (ao lado das Lojas Americanas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.