(Divulgação)

COLUNA

Sexo com Nexo
Sexo com Nexo por Mônica Moura, sexologia clínica e Educação sexual.
Sexo com nexo

Sexo conexo. Sexo com nexo.

(Como fazer isso?)

Dra Mônica Moura/ Sexologia Clínica e Educação sexual

Dra Mônica Moura/ Sexologia Clínica e Educação sexual.
Dra Mônica Moura/ Sexologia Clínica e Educação sexual. (Divulgação)

Muitos esperam por uma conexão íntima com a outra pessoa antes de ir pra cama. Entendo que criar esse vínculo pode ser desafiador e talvez até requeira um esforço consciente de muitos. Milagres não moram aqui. Estabelecer e manter uma conexão significativa não é tão simples, não é mágica, mas existem comportamentos que ajudam bastante.

Larissa costuma se fazer presente, totalmente focada no momento e na conversa. Sem distrações com o celular ou pensar em outras coisas enquanto o outro está falando. Ela gosta do contato visual e tem interesse genuíno no que o outro está dizendo.

Já no caso do Orlando, a escuta ativa é quem cria essa conexão. Ele considera importante ouvir o que a pessoa está dizendo. Presta atenção e faz perguntas pertinentes para entender melhor os pensamentos e sentimentos do outro. Aprecia quando alguém mostra que está entendendo e se importando com o que ele quer dizer. 

Nesses momentos iniciais, a Silvia sempre busca interesses comuns pra avaliar se existe a possibilidade de participar de outras atividades juntos. Isso dá a ela certa tranquilidade para criar um senso de parceria e fortalecer a conexão com o outro. “Não estou falando de planos para casamento ou quantidade de filhos. Mesmo não tendo clareza sobre o futuro, é bem melhor conhecer alguém (até pro sexo causal, por que não?) que possa se tornar um amigo a longo prazo”, ela diz. 

Patrícia diz que uma forma legal é compartilhar as próprias experiências, pensamentos e sentimentos. Na sua opinião, quando esse papo flui naturalmente, eles acabam criando um senso de confiança e proximidade. Conexão, pra ela, tem que passar por isso. 

Com o senso de humor atualizado, o vínculo com Raissa é rapidamente consolidado. Ela adora compartilhar suas histórias divertidas e tenta encontrar o lado engraçado em situações cotidianas. Pra ela, rir juntos ajuda a criar um senso de intimidade e proximidade. “Reza a lenda de que os comediantes levam as mulheres pra cama com muito mais facilidade que as pessoas mais sérias”. Será? Talvez!

E como o equilíbrio é a busca constante nas nossas interações pessoais, Juliana diz que gosta de compartilhar (também) algumas vulnerabilidades. Isso pode ser assustador para alguns, mas pra ela é fundamental na construção de uma conexão íntima com alguém. Compartilhar alguns medos, inseguranças e preocupações com outra pessoa, mostra que é possível confiar nela, e a empatia da outra parte reforça se deve continuar confiando ou não.

Ao final dos encontros, Anielma costuma demonstrar o que sentiu. Agradece pelo tempo que passaram conversando e por compartilhar tantas experiências e pensamentos. Ela faz isso genuinamente, porque valoriza as conexões humanas, e busca estar sempre comprometida em mantê-las.

O sexo, pra todas essas pessoas, vai acontecer como uma consequência desses instantes. Seja por algumas horas, seja para a vida inteira. Mas sem conexão, sem nexo, sem confiança… não rola!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.