(Divulgação)

COLUNA

Sexo com Nexo
Sexo com Nexo por Mônica Moura, sexologia clínica e Educação sexual.
Sexo com Nexo

Seu casamento está monótono!

(entenda que nunca é “apenas” o sexo)

Dra Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual

Atualizada em 03/05/2023 às 14h01
Dra Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual.
Dra Mônica Moura/ Sexologia clínica e Educação sexual. (Divulgação)

Hoje eu quero conversar sobre um curioso perfil de casais que chega ao consultório de sexologia. É um perfil que se vê dentro de uma relação onde "tudo parece funcionar bem", ou pelo menos "nada incomoda", exceto a vida sexual. 

Um fato comum escondido nas entrelinhas desse "discreto" e "pequeno problema", é o que chamamos de monotonia conjugal. Quando a vida do casal se torna monótona, pode haver uma diminuição na qualidade e quantidade das relações sexuais, o que afeta a intimidade e conexão entre eles. Pense na falta de comunicação positiva, rotina morna ou fria, estresse com os afazeres domésticos, cansaço com o trabalho, falta de tempo e por aí vai. 

Muitas vezes, eles não se comunicam sobre suas necessidades (quiçá sobre os desejos sexuais), o que pode levar a um desinteresse gradual pela vida do outro (e pelo sexo). Quando isso acontece, a vida conjugal se torna uma atividade recorrente e sem emoção, o que leva a um declínio na qualidade e frequência das relações sexuais.

E o que falar da rotina? Quando eles se encontram na mesma posição, no mesmo local e fazendo as mesmas coisas durante muito tempo (no sexo e na vida), é natural que o interesse diminua. O sexo deve ser uma atividade criativa e agradável, e quando se torna repetitivo, perde-se o estímulo e o interesse.

O estresse e o cansaço são fato, né? Quando o casal está sobrecarregado com trabalho, responsabilidades domésticas ou problemas pessoais, é difícil encontrar tempo e energia para brincar, para sorrir e para fazer sexo. Além disso, o estresse e a exaustão podem afetar a libido e tornar tudo menos excitante.

Vale reforçar que a libido pode ser afetada por hormônios, estresse, problemas de saúde ou medicamentos. Quando está baixa, o sexo pode se tornar uma atividade mecânica e sem emoção.

Entender o que está causando aquele "discreto" problema (e não fugir dele) é o primeiro passo. Nunca é "apenas" o sexo. O sexo é um reflexo da vida de vocês. 

Sensação de tédio ou repetição é comum nas relações de longo prazo, e todos os que já viveram sabem disso. Rotina diária, previsível e sem nenhuma inovação podem ser equilibradas com surpresas, comunicação positiva ou busca de novas atividades interessantes juntos. Pitadas de paixão e romance no relacionamento são temperos que também buscam por um ciclo pra fazer sentido. Pode parecer estranho, mas é a escassez que gera o desejo. Amor demais e segurança demais, em pouco tempo também seriam monótonos e sem graça.

Se você está enfrentando problemas em seu relacionamento devido à monotonia sexual ou ao casamento monótono, pode ser útil procurar o aconselhamento de um SEXÓLOGO. A consulta vai ajudar a identificar as causas do problema e oferecer sugestões para melhorar o relacionamento

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.