Inovação

Para além de ‘food parks’: escritórios feitos a partir de containers podem significar economia

Arquiteta que elaborou um projeto de escritório em container em São Luís comenta quais são as dúvidas mais comuns sobre este tipo de negócio.

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 28/04/2023 às 18h16
Container pode ser uma opção com menos custos estruturais que uma obra convencional. (Foto: Thiago Dutra)
Container pode ser uma opção com menos custos estruturais que uma obra convencional. (Foto: Thiago Dutra)

SÃO LUÍS - Os projetos em containers já não são novidade, principalmente para quem possui o hábito de consumir lanches nos conhecidos ‘food parks’ que, em sua maioria, são construídos a partir da estrutura desses containers. Entretanto, a técnica pode ser bem mais que um lugar instagramável e representar economia, flexibilidade e inovação.

Em São Luís, um empresário resolveu apostar em um projeto feito em container para realizar o sonho do seu escritório. Ele, que trabalha com vendas, queria um lugar totalmente novo e que fosse construído de forma mais rápida para receber seus clientes e estabelecer uma boa rotina dentro da empresa junto aos seus funcionários.

“Eu achei muito interessante desde quando me apresentaram a ideia. Gostei muito do projeto e resolvi apostar. Eu precisava de algo rápido e provisório, mas quando me apresentaram o projeto, fiquei surpreso em como a gente poderia fazer o escritório, então de algo que seria provisório e mais simples, se tornou algo definitivo e com bastante conforto e modernidade”, relata o empresário Ádamo Gonçalves.

Arquiteta responde as principais dúvidas sobre o assunto:

A idealizadora do projeto foi a arquiteta Fabi Souza. Ao Na Mira, ela contou que esse não foi o primeiro projeto em container feito por ela, mas que por meio dele, muitas pessoas ficaram curiosas a respeito da possibilidade de ter um escritório e local de trabalho com essa estrutura.

“Um diferencial dos projetos quem container é que 20% a 30% da parte estrutural do container já vem toda pronta. Então, não tem essas despesas de uma obra convencional. O container vem com seus próprios pilares, com as próprias vigas, então há uma economia na parte estrutural”, diz a arquiteta. 

Container? O ambiente não fica quente?

Segundo Fabi, uma das dúvidas mais frequentes a respeito de um projeto em container se relaciona com a temperatura do local. Por ser composto de aço ou alumínio. a arquiteta explica que pode existir o receio de que dentro do container a temperatura seja quente e desagradável. Contudo, ela reforça que não é isso que acontece.

“Surgem muitas dúvidas sobre a temperatura, sobre a durabilidade… o container dura mais de 100 anos. O mercado hoje em dia oferece muitos materiais que a gente consegue fazer a forração e ter uma temperatura tranquila no espaço, seja ela do tamanho que for”, afirma Fabi.

Como é trabalhar dentro do container?

O empresário ludovicense, que tem seu escritório em container localizado no município de Raposa, na região metropolitana de São Luís, reforça que as expectativas de sua escolha para o local de trabalho foram supridas e que o fato de estar em um container chama muita atenção de seus clientes. 

Veja como ficou o espaço:

“Ficou um espaço bem agradável e se tornou um projeto que eu não imaginava que poderia chegar em ao nível que chegou em relação a acabamento, aconchego, modernidade. Então o fato de partir de container, que é algo que é usado para outras finalidades, é muito interessantes. Percebo que quem visita fica bem deslumbrado com o projeto”, pontua o empresário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.