projeto artístico

Projeto "O Grito", do grafiteiro Origes, ganha mural de 300 m² no Centro de São Luís

O projeto é uma intervenção artística, que foi aprovado em 3° lugar do Prêmio FUNARTE.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 20/04/2023 às 09h31
O mural começou a ser pintado nessa segunda-feira (17).
O mural começou a ser pintado nessa segunda-feira (17). (Foto: Eduardo Moura)

SÃO LUÍS - O projeto "O Grito", aprovado em 3° lugar no Edital Prêmio Funarte Murais do Centenário da Semana de Arte Moderna (Funarte), ganha um mural de 300 m² na caixa d´água localizada na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís. O responsável pela obra artística é o grafiteiro Origes.

“O Grito” homenageia e coloca em evidência os rostos de Marielle Franco, George Floyd e o menino João Pedro, e tem o objetivo de criticar o racismo e a desigualdade vivenciados pela população negra. Os rostos são representados através da figura popularmente conhecida como “Cazumbá”, termo de origem Africana.

A obra tem como conceito a utilização de linguagem cultural, a valorização da arte urbana e do espaço público, e proporcionar ao público obras artísticas de linguagens diferenciadas, entre vários outros. 

O projeto foi desenvolvido por Origes durante o pico da pandemia do COVID-19. O nome “O grito” foi escolhido como um ato de protesto e repudio a todas formas de racismo e as operações policiais que interrompem a vida de pessoas inocentes.

O mural começou a ser pintado na segunda-feira (17), em um espaço de 300 m² e de grande visibilidade no Centro da capital maranhense. “Espero que todes possam se sentir contemplados pelo mural e compartilhem da mensagem que busco passar através da arte urbana!”, diz Origes. 

Este projeto foi contemplado pelo "Prêmio Funarte Murais do Centenário da Semana de Arte Moderna."

Quem é Origes?

Origes é um grafiteiro e artista plástico. Ainda na infância desenvolveu uma paixão pelos processos de produção de pipa, pelas cores e formas. Tudo isso se tornou uma inspiração para suas artes vibrantes e cheias de vidas. 

Além do Bumba-Meu-Boi, as artes resgatam o grande Cazumbá, uma das figuras mais emblemáticas e simbólicas da cultura popular maranhense. Em seus principais trabalhos,  pode-se citar a escultura da matraca, símbolo da cultura popular do Maranhão, que fica localizada na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, e a empena do conjunto dos bancários, também no Centro da Grande Ilha, passou por um processo de revitalização e busca elevar a autoestima de seus moradores. 

Projeto "O Grito", do grafiteiro Origes, ganha mural de 300 metros no Centro de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.