PH Revista: 50 anos de morte de Pablo Picasso
Mais: Queijo e bebida de castanha do coco babaçu
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Plantar árvores
Registra a sabedoria universal a conceituação poética de que “quem planta árvores, colhe alimento; quem planta flores, colhe perfume; quem semeia trigo, colhe pão e quem planta amor, colhe amizade”.
Quanto aos que nada plantam nem protegem as plantadas por outros, jamais desfrutarão de conceituação positiva que os distingam.
Pelo contrário, arriscam a ser sentenciados com a repulsa social e pela condenação ambiental.
Plantar árvores...2
Quando as considerações envolvem as utilidades das árvores, sobrevêm os pensamentos inspirados em reflexões sobre a aplicação às espécies do princípio de Antoine Lavoisier de que “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, sintetizado no pensamento de que “se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente”.
São Luís teve exemplos históricos de gestores preocupados e outros nem tanto, com a necessidade de árvores para atenuarem a canícula com sombra e brisa, formando os túneis verdes que encantam os olhos e ilustram o cartão postal da capital maranhense.
Plantar árvores...3
Poucos sucessores têm seguido a preocupação, tanto na manutenção quanto no plantio de novas mudas em substituição às envelhecidas e na expansão dos locais plantados para amenizar a insolação em certas horas.
Outras gestões sequer cuidaram das atenções necessárias, purgando o castigo de verem cair frondosos exemplares como consequência do descaso de setores que sequer mereceriam a designação de “meio ambiente”.
Merece aplausos, portando, a notícia que corre na cidade de que o prefeito Eduardo Braide estaria disposto a lançar um programa de arborização das principais ruas, avenidas e praças de São Luís.
Falta de educação
A impontualidade é bem um hábito brasileiro – e maranhense, por excelência. Acomete pobres e ricos, gregos e troianos, católicos e protestantes.
Não é só o rico que, às vezes, chega atrasado por descuido ou para que sua chegada suscite impacto, importância. Acontece até no terreno profissional. Médicos também.
Vejamos o caso de médicos que estão na moda. Alguns deles marcam para receber os pacientes às quatro da tarde, mas apenas chegam ao consultório algumas horas depois. E sem qualquer preocupação com os incômodos de saúde ou com outros encargos de que os pacientes devem se desincumbir.
Vício de empresas
A propósito: o vício da impontualidade também acontece com muitas empresas nesta Capital.
Vá você adquirir um guarda-roupa, uma geladeira, um fogão, um televisor, uma máquina de lavar, etc., para um novo apartamento que está montando e, para facilitar as coisas, escolhe um sábado pela manhã para a entrega do produto e vai para casa, onde ainda não reside, esperar sua chegada.
Pois bem, é comum passar uma, duas, três, quatro horas e nada. Lá pelo fim da tarde, depois de você telefonar muito para a loja e reclamar, ouve a desculpa esfarrapada.
Quase sempre foi caminhão de entregas que pregou e somente na próxima semana você terá a data certa da entrega.
Respeito à Natureza
Diante dessa velha senhora, a Mãe Natureza, com 4,5 bilhões de anos, toda invenção humana, toda tecnologia é insuficiente para confrontar-se e resistir à força dos elementos terra, água, fogo e ar.
Terremotos, furacões, tempestades de neve, deslizamentos de terra, chuvas torrenciais que provocam enchentes assustadoras, como a que aconteceu agora, no Maranhão, são alguns indícios de que se a teoria do aquecimento global estiver correta, o pior ainda está por vir.
É hora de repensar o modelo de vida que adotamos e corrigir os rumos. Ou pagar a conta, que será tão salgada quanto um tsunami.
Fontes de empregos e favores
Há uma concepção equivocada, embora amplamente disseminada, segundo a qual os governos podem ser fontes inesgotáveis de empregos e favores.
O que a população mais espera dos jovens funcionários públicos desta avalanche de concursos pelo país afora é disposição para mudar.
Isso porque é só olhar para os hospitais e demais serviços públicos e observar que o funcionalismo está em descrédito absoluto.
Em termos de serviço público, rigorosamente nada, e nada é nada mesmo, funciona neste país que satisfaça ao público.
Elegância e novo conceito
Tema recorrente nesta coluna, a elegância já foi definida como a combinação perfeita de uma inusitada simplicidade com um assombroso poder.
A explicação está contida no livro de Matthew E. May, The Elegant Solution.
Está assim decodificado por que determinados fatos, produtos e pessoas prendem nossa atenção e mudam nossa visão
Dinheiro de plástico
A vez do dinheiro vivo e dos cheques está desaparecendo cada vez mais.
O meio de pagamento com cartões de crédito tem crescido 20% ao ano e cada vez mais absorve as transações antes feitas por cheque ou dinheiro.
Pesquisas revelam que os cartões são hoje o meio de pagamento de 35% das transações de consumo.
A previsão é de que o chamado dinheiro de plástico ganhe mais adeptos.
E assim, lucram os bancos e as empresas de cartão.
DE RELANCE
Queijo e bebida de castanha do coco babaçu
A amêndoa de coco babaçu é a principal matéria-prima de um análogo de queijo e de uma bebida desenvolvidos pela Embrapa.
Os produtos à base de plantas, ou plant-based, podem substituir derivados de leite, para quem não pode ou não deseja consumir lácteos tradicionais.
Além disso, representam novas opções de geração de renda para as organizações comunitárias de quebradeiras de coco do Maranhão, que já fabricam sorvetes, biscoitos e outros itens.
A pesquisadora Selene Benevides, da Embrapa Agroindústria Tropical (CE), que desenvolveu o análogo de queijo, caracteriza o projeto como de inovação social, uma vez que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento das atividades realizadas nas comunidades de quebradeiras de coco, que sobrevivem do extrativismo vegetal.
“No Maranhão, eles já produzem alguns alimentos à base de babaçu. Esses novos produtos tiveram seus parâmetros avaliados com base em similares existentes na legislação e no mercado”, explica
Lenita Brasil
Dando continuidade ao processo de expansão e à busca por maior proximidade com as clientes, a Lenita realizou em São Luís, na última quarta-feira (12), o lançamento do ‘Lenita Brasil’.
O evento aconteceu no restaurante Mamma com a presença das anfitriãs e digitais influencers Ana Catarina Léda e Themys Vale.
O projeto de expansão da marca teve início em julho de 2022, durante evento realizado no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Esse momento contou com a presença de influenciadoras de todo o Brasil, especialmente dos estados do Nordeste.
Maranhenses em Hannover
De 16 a 21 de abril, a indústria maranhense marcará presença na Hannover Messe, na Alemanha, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. O Maranhão será representado por uma delegação liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que terá a oportunidade de conhecer projetos e iniciativas de vanguarda nas áreas de descarbonização, transição energética e bioeconomia.
A Fiema está entre os mais de 150 representantes de indústrias e entidades brasileiras, juntamente com mais de 100 empresas do setor, de diversas regiões do estado, na missão organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
Com uma abordagem que aposta na inovação e sustentabilidade, a indústria maranhense está empenhada em contribuir com a transição para uma economia de baixo carbono.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, destaca a importância da participação da indústria maranhense na Hannover Messe: “Estamos orgulhosos de fazer parte do protagonismo da indústria do Maranhão e do Brasil na agenda global de descarbonização, transição energética e bioeconomia. Estamos ansiosos para experimentar essas conquistas com o público internacional presente na maior vitrine de tecnologia industrial do mundo”.
Delegação maranhense
Com expectativa de mais de 80 mil visitantes e mais de 4 mil expositores, a Hannover Messe é uma oportunidade única para a indústria brasileira mostrar ao mundo o seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e protagonismo na busca por um futuro industrial mais limpo e sustentável.
Além de Edilson Baldez, integram a delegação maranhense o vice-presidente executivo da entidade, Luiz Fernando Renner; a diretora Nayara Miranda; o diretor regional do Senai, Raimundo Arruda; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares; o assessor especial de articulação institucional da SEDEPE, José Domingues Neto; o diretor-presidente da MAPA – Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Júnior; e a CEO da empresa Memps Engenharia, Kellen Kalli de Oliveira.
Para escrever na pedra:
“Creio que o ser humano não apenas vai durar, mas prevalecerá. Ele é imortal, não porque apenas ele entre as criaturas conta com uma voz inesgotável, mas porque ele tem uma alma, um espírito capaz de compaixão, sacrifício e resistência”. De William Faulkner, em seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel de Literatura.
TRIVIAL VARIADO
Após dois meses de portas fechadas para melhorias em sua estrutura e proporcionar mais conforto aos frequentadores, O Casarão Colonial está de volta para nova temporada a partir da tarde deste domingo (16).
A programação vai começar às 16h. E, desta vez, o foco do espaço é, também, se consolidar como novo ponto turístico da capital maranhense.
A propósito: o prédio histórico construído em 1858 e incrustado em uma das vias mais emblemáticas da Ilha do Amor é um atrativo por si só desde a fachada, preservando a história arquitetônica da cidade patrimônio da humanidade.
Em tempo: a reabertura será marcada por vasta programação, com destaque para a apresentação da dupla revelação do sertanejo no Maranhão, Vittor & Rodolfo, que fará um show especial e exclusivo no espaço.
Tome nota: além dos sertanejos, confirmaram presença os grupos CDC, Os Parças e Tamarineira, projetos que marcaram com sucesso as temporadas anteriores e que, por essa razão, foram mantidos na lista de atrações.
Os 40 anos de Álvaro Carneiro como DJ serão celebrados na noite de hoje, com uma balada relembrando os bons tempos da Boate Genesis, no Villa Reale Buffet, no Altos do Calhau. É embalo para varar a madrugada.
Grupo animado na noite de sexta-feira saboreando as delícias do Mamma Restaurante: Márcia Liotto e Alexsander Carvalho, Renata Alcântara e Marilson Raposo, Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.