Inauguração

Inauguração da ‘Biblioteca Zelinda e Carlos Lima’ ocorre nesta segunda-feira (17)

Zelinda Lima e família chegaram a doar mais de mil livros.

Na Mira, com informações da assessoria

O espaço onde a biblioteca funcionará passou por uma revitalização, ficando, assim, mais acolhedor e dinâmico.
O espaço onde a biblioteca funcionará passou por uma revitalização, ficando, assim, mais acolhedor e dinâmico. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A ‘Biblioteca Zelinda e Carlos Lima’ será inaugurada nesta segunda-feira (17) às 16h, para imprensa e convidados. O evento ocorrerá no Centro de Memória e Documentação da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), localizado na Rua Portugal, no Centro. 

Zelinda Lima e família doaram mais de mil livros e com isso o acervo da FUMPH passará a contar com um total de 2.500 títulos, tendo entre eles obras raras e coleções especiais autografadas. As obras estarão disponível para apreciação do público a partir do dia 18 de abril. 

O espaço onde a biblioteca funcionará passou por uma revitalização, ficando, assim, mais acolhedor e dinâmico, oferecendo ao visitante um acervo totalmente disposto de acordo com a 20ª edição de Classificação Decimal de Dewey (CDD), metodologia responsável por organizar os documentos numa dimensão efetivamente utilitária e de fácil acesso. Todos os materiais estarão disponíveis no formato digital. 

Os livros “Bumba-meu-boi’, “Rezas, Benzimentos e Orações- a fé do Povo”, “Pecados da Gula” são publicações de Zelinda e Carlos Lima, e estão entre as obras doadas pela família Lima. Nesta variedade de clássicos do acervo do casal, segue as obras dos escritores, Machado de Assis, Padre Antonio Vieira, Humberto de Campos e as publicações autografadas de Josué Montello, além de outros autores de renome do cenário maranhense e nacional.

A pesquisadora do patrimônio maranhense e presidente da FUMPH Kátia Bogéa, destacou a importância da contribuição do casal para o trabalho de ressignificação do conceito de Patrimônio Cultural no Maranhão. “Eles foram uma grande referência de pesquisadores da área da cultura popular, da gastronomia, azulejaria, cordel e literatura do nosso estado no século XX. Dona Zelinda instituiu o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, um dos maiores centro culturais do nosso estado, além de escrever um livro sobre a gastronomia maranhense, que ficou conhecido internacionalmente. O casal gerou um acervo impressionante com suas pesquisas, e agora disponibiliza em nossa biblioteca, que será batizada com seus nomes, como forma de homenageá-los”, disse. 

A Biblioteca também disponibilizará o acesso para obras como a ‘História do Comércio do Maranhão (1612-1895), Alcântara no seu passado econômico social e político (1950) e a documentos com apontamentos para a história da instrução pública e particular do Maranhão (1937), sendo todos de autoria de Jerônimo de Viveiros. 

Estarão disponíveis também, o livro “A Balaiada”, de Astolfo Serra, A Ilusão Brasileira, O Captiveiro (memórias), A Setembrada - a revolução liberal de 1831, sendo eles de autoria de Dunshee de Abranches, entre centenas de outras obras raras. 

Sobre Zelinda e Carlos Lima 

Zelinda Machado de Castro e Lima e Carlos Lima ficaram conhecidos pelo foco em suas pesquisas sobre a história e cultura popular maranhense. Ela filha de comerciante espanhol e de uma maranhense de Caxias, concluiu grau técnico em Contabilidade e Administração no Colégio São Luís. Pesquisadora da cultura popular, o interesse surgiu após conhecer uma casa religiosa do Tambor de Mina em São Luís. Zelinda foi secretária Adjunta de Cultura do Estado, fundou a Empresa Maranhense de Turismo (MARATUR) e foi diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, da Casa da Cultura Popular Domingos Vieira Filho e coordenadora do Fundo Rotativo do Artesanato do Maranhão. Ela enfocou suas pesquisas em temas como festas e danças populares, folclore, culinária artesanato, bordado, festas religiosas, bumba-meu-boi, carnaval dentre outros. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.