TerraZoo

Páscoa e chocolates: cuidados importantes na alimentação do seu pet

De acordo com os especialistas, o chocolate é altamente tóxico para os cães devido a presença de teobromina e a cafeína.

Publipost

Atualizada em 26/04/2023 às 11h07
 
 

A gente sabe que muito tutor é apaixonado por chocolate e que neste período da páscoa o consumo dessa iguaria aumenta, mas, é preciso muito cuidado na alimentação dos pets.

De acordo com os especialistas, o chocolate é altamente tóxico para os cães devido a presença de teobromina e a cafeína.

De acordo com a médica veterinária, Kenia Sonja, da TerraZoo, nos cães, o envenenamento de teobromina causa problemas digestivos como, por exemplo, vômito, diarreia, desidratação e ansiedade.

De fato, existem inúmeras vantagens do cacau para a saúde dos seres humanos, porém, o mesmo não se aplica para os animais de estimação.

“É importante alertar que qualquer quantidade de chocolate pode levar o cão à morte. De acordo com estatísticas clínicas, a intoxicação por chocolate em cachorros está entre os tipos mais comuns de envenenamentos. Por mais que o pet faça carinha de pidão, não pode de forma alguma.”, destaca a médica veterinária.

E SE O CACHORRO INGERIR POR ACIDENTE CHOCOLATE?

Mesmo com todo cuidado, pode acontecer de o pet ingerir por acidente alguma quantidade de chocolate que porventura cai no chão.

Nestas situações, é possível saber se o cão ingeriu a substância se ele apresentar alguns sintomas como hiperatividade, inquietação, respiração acelerada, batimentos mais acelerados, tremores musculares, diarreia, hemorragia intestinal e vômitos.

A médica veterinária, Kenia Sonja, alerta que os sintomas podem aparecer até duas a quatro horas após a ingestão do chocolate e podem durar até 72 horas.

O QUE FAZER NESTAS SITUAÇÕES?

Procure imediatamente ajuda especializada e sinalize a marca e quantidade do produto ingerido. O tratamento mais comum para um envenenamento por chocolate consiste em fluido terapia e administração de medicações para controlar sintomas.

POSSO SUBSTITUIR CHOCOLATES POR PETISCOS?

O ideal é realizar a substituição por petiscos ou frutas adequadas para o pet.

Na Terra Zoo existe uma variedade de petiscos que pode ser ofertado como uma opção para o pet, como por exemplo, o Bifinho Keldog Baby para Cães Filhotes Sabor Carne e Leite.

A área de curadoria digital da Terra Zoo aponta que o Bifinho Keldog Baby Carne e Leite foi feito para dar mais energia ao seu cãozinho, além de ser suculento, feito de carnes e miúdos 100% selecionados. É ideal para cães filhotes.

Clique aqui e confira algumas opções.

Algumas frutas contêm mais água, e por isso, o pet pode se beneficiar de uma hidratação suplementar em dias mais quentes. É também importante verificar junto com o veterinário a quantidade de frutas que pode ser dada de acordo com o tamanho e peso.

Entre as frutas recomendas para pets estão: manga, banana, pera, maçã, melancia, melão, mamão, morango, coco.

 
 
 
 
 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.