(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Hoje é Dia da Mentira

Mais: A volta da Via Sacra no Anjo da Guarda

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
A PAIXÃO de Cristo faz parte da chamada Semana Santa, que concentra algumas das mais importantes datas do cristianismo, como o domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa, o sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa
A PAIXÃO de Cristo faz parte da chamada Semana Santa, que concentra algumas das mais importantes datas do cristianismo, como o domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa, o sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-----------------------------------------------------------------------------

Hoje é o Dia da Mentira

Lidamos todos os dias com esta senhora: a mentira, a peta, a léria, a balela, a patranha, a caraminhola – ou, para os seus admiradores d´além mar, a "aldrabice".

Mas o que é, afinal, essa carapeta?

Segundo o Aurélio, é uma “afirmação contrária à verdade”, “um engano propositado, uma falsa persuasão, um juízo postiço”. Esta é a mentira léxica.

Há a definição poética de mentira, que não é de Shakespeare, mas do gaúcho Mário Quintana:

– Mentira é aquela verdade que se esqueceu de acontecer.

Cidades Históricas

São Luís foi contemplada com o circuito “Música nas Cidades Históricas - MUCIH” e receberá nomes consagrados da cena instrumental brasileira que revitalizam esse imenso patrimônio imaterial brasileiro, resgatando a fonte da sonoridade colonial, imperial até chegar ao presente contemporâneo. 

O evento vai acontecer nos próximos dias 20 a 23 de abril, em diversos espaços da capital que comungam da estética que se propõe o projeto, oferecendo ao público uma viagem lúdica e mágica pelo tempo.

 Cidades Históricas...2

A programação é totalmente gratuita e contará, entre as atrações – como já foi dito ontem –, com o músico maranhense aclamado no mundo todo, Turíbio Santos.

A capital maranhense vai respirar os ares de toda a potência dessa riquíssima musicalidade e acervo cultural em diálogo com a arte e história arquitetônica.

São dez atrações em quatro dias de festival ocupando o Teatro Arthur Azevedo, Museu Histórico e Artístico de São Luís, Teatro João do Vale,  Convento das Mercês, Casa do Tambor de Crioula e a Catedral da Sé.

 Déficit de atenção

O deputado Francisco Nagib apresentou o Projeto de Lei 133/2023, que trata do atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou com dislexia, em concursos públicos e vestibulares realizados no Estado.

Conforme o PL, fica assegurado o direito de atendimento especializado às pessoas com esse transtorno.

O atendimento consiste em tempo adicional de uma hora para os candidatos inscritos com TDAH ou com dislexia realizarem suas provas; profissionais para auxiliarem na leitura das provas, na escrita e no preenchimento do cartão-resposta; sala diferenciada para os candidatos com TDAH ou com dislexia, que solicitarem profissionais ledor ou transcritor; e correção da prova escrita e redação avaliada a partir de uma matriz de correção específica para participantes disléxicos e por uma banca especializada no assunto.

 Justiça desportiva

Com o objetivo de buscar excelência na gestão esportiva, a Federação Maranhense de Judô (FMJ) agora passa a contar com um Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e com uma Comissão Disciplinar próprios.

Os dois órgãos atendem as disposições previstas no artigo 217 da Constituição Federal e têm como função a moralização do esporte.

 Justiça desportiva...2

O presidente do TJD da FMJ será o advogado Eduardo Duailibe, enquanto o advogado Marcel Campos conduzirá a Comissão Disciplinar pelo próximo quadriênio.

Ao tomar posse na presidência do TJD, Eduardo Duailibe destacou o empenho do presidente da FMJ, Rodolfo Leite, em institucionalizar o tribunal.

Ainda segundo Duailibe, a criação das duas instituições será fundamental para a celeridade de julgamentos de casos procedentes das competições, da organização e da disciplina desportiva.

 

O advogado Antonio José Garcia é um dos mais dos mais entusiasmados atores do espetáculo Via Sacra da Libertação
O advogado Antonio José Garcia é um dos mais dos mais entusiasmados atores do espetáculo Via Sacra da Libertação

A volta da Via Sacra no Anjo da Guarda

Após um hiato de três anos, por causa da pandemia da Covid-19, o Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA) volta a encenar ao ar livre, nas ruas do bairro Anjo da Guarda, em São Luís, a peça teatral, de criação coletiva, Via Sacra da Libertação.

O espetáculo é resultado do amadurecimento artístico e social do grupo de jovens ligados ao teatro popular e comunitário desenvolvido dentro da comunidade.

Nesta primeira apresentação pós pandemia, os envolvidos com o espetáculo, sem exceção, não economizaram esforços para colocar em funcionamento as oficinas de arte, onde confeccionaram, voluntariamente, figurinos, peças de cenário e adereços de cena.

Neste ano de 2023, o espetáculo teatral Via Sacra da Libertação completa 42 anos de sua primeira apresentação pública, em 1981.  A pandemia da Covid 19 fez a cena ficar muda e as luzes do seu brilho, apagadas, durante três anos.

DE RELANCE

O humano olhar de uma mulher sensível

A propósito de uma crônica sobre a condição humana que publiquei neste caderno, no primeiro fim de semana de março, recebi uma mensagem da professora Eline Barros Murad – uma das mulheres mais cultas e elegantes do Maranhão – que invadiu meu dentro e me tocou muito.

E, por isso mesmo, tomo a liberdade de publicá-la neste primeiro fim de semana de abril, que segundo T.S. Eliot “é o mais cruel dos meses...”:

O humano olhar...2

Caro Pergentino, lendo hoje seu excelente texto sobre a condição humana, admirei sua sinceridade e coragem, pois vivemos tempos em que virtude e perfeição tornaram-se, parece, o único sentido da vida.

Conforme definição de Philip Roth, em ‘A Marca Humana’, vivemos a era da Santimônia: todos são perfeitos, altruístas, corajosos, generosos. Se alguém comete um erro, é automaticamente execrado, cancelado. E quando nós cometemos um erro semelhante, essa mesma falta, esse mesmo pecado é desconsiderado ou minimizado.

O humano olhar...3

Falta um Fernando Pessoa para gritar bem alto:

“Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;

Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!

Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.

Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?

Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?”

O humano olhar...4

Você, Pergentino, vem se juntar a esse seleto grupo que considera a complexidade do ser humano (a marca humana), reconhecendo generosidade e nobreza alternando-se com fragilidade e vulnerabilidade, num fantástico jogo de luz e sombra, conformidade e contradição, dúvida e certeza. Bem-vindo”.

Eline Murad

Cinco anos de Blue Tree

Ainda surfando no enorme sucesso da primeira edição do Blue Mulher, evento realizado pelo Blue Tree São Luís Hotel com objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino, a empresária Jacira Haickel já está preparando uma grande festa no hotel para o dia 27 de abril.

Nessa data, o mais charmoso hotel da cidade comemora 5 anos que passou a operar com a bandeira do Blue Tree Hotéis e Resorts.

A presidente da Rede hoteleira Blue Tree Hotels, Chieko Aoky, é presença confirmada no evento.

 

Chieko Aoky, presidente da Rede hoteleira Blue Tree Hotels, virá a São Luís dia 27 de abril celebrar os cinco anos da sua bandeira no Maranhão
Chieko Aoky, presidente da Rede hoteleira Blue Tree Hotels, virá a São Luís dia 27 de abril celebrar os cinco anos da sua bandeira no Maranhão

Dinheiro do MEC para o PPIE

As escolas públicas do Maranhão – assim como as demais de todo o país – precisam estar em sintonia com o Plano de Atendimento Escolar (PAE) e providenciar o preenchimento do Programa Primeira Infância na Escola (PPIE) para terem direito ao dinheiro repassado pelo Ministério da Educação (MEC) através desse Programa.

O preenchimento deve ser feito no sistema interativo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

De acordo com a especialista Lygia Copi, doutora em Direito e autora do livro “Infâncias, Proteção e Autonomia”, os recursos oferecidos através do PPIE representam um grande apoio e são fundamentais às escolas públicas. O preenchimento do PDDE deve ser feito com muita atenção.

Dinheiro do MEC para o PPIE...2

O dinheiro do Programa deve ser usado na implementação de práticas pedagógicas que se alinhem à Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil: “São recursos destinados a elevar a qualidade da Educação Infantil e são voltados também para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos”, esclareceu a especialista, acrescentando que “o prazo para preenchimento do Plano vai até o dia 30 de abril”. 

Segundo o MEC, além de os recursos do PPIE serem usados na aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários à implementação de práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para educação infantil, os recursos também podem servir para reparos e adequações de infraestrutura ou compra de equipamentos e mobiliários necessários à realização dos eixos do Programa, conforme art. 24, da portaria nº 357, de 17 de maio de 2022.  

Passeios noturnos

Andar em bicicleta, segundo os médicos, é um dos mais eficientes exercícios para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Foi pensando assim que um pequeno grupo de amigos resolveu usar a bicicleta em passeios noturnos na cidade.

O sucesso do passeio é de tal modo auspicioso que o grupo, que inicialmente não passava de meia dúzia de pessoas, conta hoje com dezenas de integrantes.

Os notívagos se reúnem duas vezes na semana e partem da Praça do Pescador, na Litorânea, em direção à cidade, fazendo um circuito pelas ruas do Centro Histórico.

No passeio, os atletas noturnos aumentam os conhecimentos culturais e praticam atividades para aprimorar a saúde.    

Morreu Roberto Negreiros

Aos 69 anos, morreu na última semana de março o ilustrador Roberto Negreiros, meu amigo de longas datas e uma cativante figura humana.

Natural de São Paulo, Roberto tinha décadas de carreira e publicou ilustrações em diversos veículos de imprensa do Brasil, como as revistas Veja e Piauí.

Além dos trabalhos na mídia impressa, ele também fez ilustrações para livros infanto-juvenis de diversas editoras.

Roberto era famoso por usar a técnica de lápis de cor e aquarela em suas obras. Seu estilo característico e leve, capaz de tecer críticas com bom-humor em charges, fará falta ao jornalismo brasileiro.

Em 2018, o artista produziu nove ilustrações de capas para o especial de 50 anos da Veja.

Vacina baixa

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) acena, para alguns países, com a possibilidade de suspender, para o público em geral, as doses de reforço contra a covid-19, por considerar satisfatórios os níveis de imunização, no Brasil a baixa adesão à campanha de vacinação ainda preocupa.

Em São Luís, por exemplo, mais de 80% tomaram a primeira e segunda doses do imunizante contra o novo coronavírus.

Por outro lado, menos de 50% buscaram o esquema de reforço, da terceira dose em diante.

A avaliação é que a cobertura vacinal no esquema primário é satisfatória, mas o mesmo não se pode dizer dos reforços (terceira, quarta doses e bivalente).

Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, para difundir informações sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Especialistas dizem que o Maranhão é um dos Estados que menos avançou na criação de políticas públicas no País para pessoas com autismo.

 

A cantora maranhense Anna Torres, que realiza um belo trabalho sobre autismo, em Paris, chega neste domingo a São Luís para uma série de compromissos, a convite do governador Carlos Brandão
A cantora maranhense Anna Torres, que realiza um belo trabalho sobre autismo, em Paris, chega neste domingo a São Luís para uma série de compromissos, a convite do governador Carlos Brandão

Comércio Solidário

O Sistema Fecomércio está lançando a campanha “S.O.S Enchentes: Comércio Solidário” em prol das vítimas atingidas pelas chuvas no Maranhão.

Com milhares de famílias necessitando de alimentos, água, abrigo, medicamentos, roupas, materiais de higiene e limpeza, a ação humanitária conta com a correalização do Senac, Sesc e do Programa Mesa Brasil.

Todas as empresas podem ser parceiras dessa campanha solidária. As doações podem ser entregues no Centro Comercial Fecomércio ( Quintas do Calhau).

Para escrever na pedra:

“Às vezes a simplicidade e o silêncio dizem mais que a eloquência planejada. Do livro “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.

 TRIVIAL VARIADO

Noite de sexta-feira concorrida no Mamma Restaurante, no Calhau. Por lá, Jeane e Carlos Gama, Glória e Itaquê Mendes Camara, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Déia e Luiz Campos Paes.

Por falar em Amaro, ele divide mesa, neste sábado, com Nilson Ferraz, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, para degustar um suculento mocotó preparado pela equipe de Reges Fialho.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.