Educação audiovisual

Projeto une Bumba Meu Boi e Cinema para ensinar jovens

O "Ilha em Edição" já está na sua segunda edição e será lançado no sábado (01).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 30/03/2023 às 14h25
 
 

SÃO LUÍS - O Ilha em Edição 2, um projeto de educação audiovisual para jovens realizado pelo Instituto Formação, será lançado no próximo sábado (01), às 16h, no Teatro da Cidade. Desta vez, a ação vai unir Cinema e Bumba Meu Boi.

Com o mote: “Quer aprender a fazer filmes? Cola com a gente!”, a iniciativa propõe a formação de jovens em dez áreas de atuação do audiovisual, oferecendo os cursos de: Roteiro; Produção; Direção; Direção de Arte; Direção de Fotografia; Cinema de Animação; Interpretação e Preparação de Atores para Cinema; Documentário Musical; Som Direto no Audiovisual e Edição.

A primeira edição do projeto ocorreu em 2016 e teve como público estudantes de quatro escolas públicas do Centro da capital maranhense que produziram curtas de ficção e documentário sobre juventude, direitos humanos e a relação dos jovens com a cidade onde moram. Nesta edição, foi pensado um novo recorte: trabalhar com a juventude da comunidade boieira de São Luís.

Ao todo, 120 jovens, entre 16 e 30 anos, integrantes dos grupos de Bumba Meu Boi parceiros do projeto, Boi de Maracanã; Boi da Floresta; Boi de Leonardo e Boi da Fé em Deus e moradores do Território Maracanã e do Quilombo Urbano Liberdade (Liberdade, Fé em Deus, Camboa, Sítio do Meio e Diamante) participam da iniciativa. Eles irão produzir quatro filmes: dois curtas-metragens de ficção, um curta-metragem documentário musical e um curta-metragem de animação.

Durante o lançamento do projeto, será exibido o filme "Marte 1", indicado do Brasil ao Oscar 2023, escrito e dirigido por Gabriel Martins, expoente da nova geração de realizadores negros brasileiros, nascido na periferia de Contágio (MG). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.