(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Uma família de sucesso

Mais: Marcha dos Prefeitos

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Um foco de luz numa família de sucesso: Ednei Viégas Reis (Óticas Veja) entre a filha Waléria e a esposa Lindalva
Um foco de luz numa família de sucesso: Ednei Viégas Reis (Óticas Veja) entre a filha Waléria e a esposa Lindalva

Reunião sobre segurança

Na noite desta quarta-feira, no plenário da Associação Comercial do Maranhão, empresários se reúnem para dialogar com autoridades do estado e do município sobre os problemas que os comerciantes da área do Centro Histórico de São Luís passam nas últimas semanas com a falta de segurança no local.

A classe empresarial quer ouvir dos representantes das secretarias e órgãos que têm atuação na região quais providências estão sendo tomadas para coibir a criminalidade.

No Centro Histórico de São Luís, uma das áreas que mais atrai turistas na Capital, o número de furtos tem aumentado espantosamente, principalmente na madrugada, gerando prejuízos, incertezas, sensação de insegurança e de impotência aos comerciantes.

Comércio na Páscoa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio da Grande Ilha poderá funcionar na Semana Santa, seguindo as regras das Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços.

Na Quinta-feira Santa (6), os lojistas têm autorização para funcionar em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (7), em função do feriado municipal da Paixão de Cristo.

No Sábado Santo (ou de Aleluia), o comércio volta a funcionar normalmente.

No Domingo de Páscoa (9), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h. Nos dias 6, 8 e 9 de abril, o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nessas datas.

Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou audiência pública, na tarde de terça-feira, para apresentação do anteprojeto do Código de Proteção do Meio Ambiente do Maranhão.

O documento foi elaborado por um grupo de juristas coordenado pelo promotor de Meio Ambiente de São Luís, Fernando Barreto.

A audiência coordenada pelo deputado Júlio Mendonça contou com a presença da presidente da Alema, deputada Iracema Vale.

Protocolo de recomendação

A Organização Mundial de Saúde modificou o protocolo de recomendação para vacinação contra covid-19 e agora considera que adultos saudáveis não precisam de uma terceira dose, além da vacinação primária e de um primeiro reforço.

Segundo a entidade, os benefícios são mínimos nos casos de pessoas com menos de 60 anos, de risco médio, assim como de crianças e adolescentes de seis meses a 17 anos com comorbidades.

Os especialistas em vacinas da OMS afirmam que não há risco na aplicação de doses de reforço nestes grupos, mas que os benefícios para a saúde são reduzidos.

As novas recomendações são do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da OMS, e foram atualizadas após uma reunião em Genebra, nesta semana.

Casal de grande charme de nossa sociedade e figuras de destaque do Judiciário maranhense: os juízes de Direito Rogério e Gisele Rondon
Casal de grande charme de nossa sociedade e figuras de destaque do Judiciário maranhense: os juízes de Direito Rogério e Gisele Rondon

Marcha dos Prefeitos

A 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi aberta ontem com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que reconheceu os desafios que as prefeituras terão frente ao grande número de obras federais paradas, entre outras dificuldades.

Do Maranhão, que levou um grande número de prefeitos ao evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a fala é praticamente a mesma dos demais prefeitos das regiões Norte e Nordeste, que é a cobrança por mais repasses em dinheiro, principalmente pelo aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Dos 217 municípios maranhenses, mais da metade estão participando da chamada Marcha dos Prefeitos.

Marcha dos Prefeitos...2

Para hoje, segundo dia do evento, é grande a expextativa em torno da presença do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, para um intenso debate com o Poder Legislativo.

Já para amanhã, uma movimentação nos bastidores está preocupando a CNM com um possível esvaziamento do último dia da marcha, com a presença confirmada da chegada a Brasília do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

É que muitos prefeitos bolsonaristas, entre eles alguns do Maranhão, estão querendo aderir ao movimento que vai ao aeroporto receber Bolsonaro.

Por outro lado, as lideranças das associações de municípios tentam desmobilizar esses prefeitos, sob o argumento de que, quem for, vai acabar se “queimando” com o atual governo federal.

DE RELANCE

Tratamento da endometriose

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei que institui as diretrizes do 'Programa Estadual de Tratamento da Endometriose e Doenças Relacionadas'.

É que milhares de mulheres sofrem com essa doença, que afeta a saúde reprodutora.

É conceituada como a presença, fora do útero, de tecido semelhante ao endométrio, outras com tecidos dentro do útero, como a adenomiose, causando reações crônicas e inflamatórias e sendo associada à dor intensa e subfertilidade, que afeta uma porcentagem da população feminina em idade reprodutiva entre 20 e 40 anos.

Tratamento da endometriose...2

Conforme o projeto, o Estado deverá oferecer, por meio do sistema público de saúde, estrutura para avaliações médicas periódicas, exames clínicos e laboratoriais, assim como campanhas anuais de orientação, detecção precoce e tratamento da endometriose e doenças relacionadas em todos os municípios do Maranhão.

Prevê, ainda, o treinamento e/ou atualização dos profissionais da área da saúde quanto ao protocolo clínico e às diretrizes terapêuticas da endometriose e das boas práticas na relação profissional-paciente, podendo estabelecer cooperação técnica com a rede de saúde privada para a realização dos exames e treinamentos necessários.

Sobre disfalgia

Com o objetivo de integrar e reciclar as equipes multidisciplinares sobre a Disfagia, foi realizada a ação educativa “Engolir Te Incomoda? Vamos Deglutir esse Assunto Juntos”, uma promoção conjunta do Núcleo de Educação Permanente, sob a coordenação da enfermeira Rebeca Cutrim, em parceria com a coordenação de fonoaudiologia do Hospital dos Servidores Estaduais, sob o comando da fonoaudióloga Danielle Veloso.

A disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos e até mesmo saliva durante qualquer etapa entre a boca e o estômago, podendo ser congênita ou adquirida.

É uma doença grave, que causa prejuízos importantes atingindo a nutrição, a saúde pulmonar, além de questões sociais do paciente acometido.

Entre os principais indícios estão o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta.

Sabatina na CCJ

Repercutiu bem entre os governistas o desempenho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, na terça-feira.

Ele encerrou a reunião com os deputados antes do que gostariam os oposicionistas.

O socialista foi sabatinado por pouco mais de 4 horas e houve protestos quando o presidente da Comissão, deputado Rui Falcão, encerrou a sessão.

Voto Jovem na Escola

Dia 31 de março, sexta-feira, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inicia as atividades de 2023 do projeto Voto Jovem na Escola.

A primeira está marcada para ocorrer às 10h do dia 31 no Colégio Santa Teresa, situado na Rua do Egito.

O Voto Jovem é um projeto desenvolvido pelo TRE-MA sem custos com objetivo de estimular a participação democrática dos jovens eleitores da capital e do interior, promovendo uma compreensão do processo eleitoral e ainda fomentando a discussão sobre o papel dos adolescentes na sociedade.

Voto Jovem na Escola...2

Alunos que estejam cursando o ensino médio (1º, 2º e 3º ano) em escolas públicas e particulares são os públicos-alvo.

Com as atividades, a EJE conscientiza os jovens da importância do voto através de palestras sobre o sistema político eleitoral brasileiro; promove a educação política e o conhecimento do funcionamento das urnas eletrônicas.

Também busca o desenvolvimento do senso crítico, através do conhecimento das mudanças ocorridas em relação ao processo eleitoral e de sua repercussão na sociedade; além de incentivar a participação no processo eleitoral de jovens de 16 e 17 anos de idade.

 

O gastrônomo e Chef Pedro Ernani Coelho, da Chocolaccio, é quem vai ministrar o workshop sobre ovo de páscoa de colher na Cozinha Potiguar
O gastrônomo e Chef Pedro Ernani Coelho, da Chocolaccio, é quem vai ministrar o workshop sobre ovo de páscoa de colher na Cozinha Potiguar

Cozinha Potiguar de Páscoa

O ato de presentear com ovos de chocolate já é uma tradição na Páscoa, e entre as variações existentes, o ovo de chocolate de colher desponta entre os favoritos, pois é duplamente delicioso, pelo chocolate e pelos recheios que se pode acrescentar. E nada melhor do que aprender a fazer essas delícias, seja para presentear e comer ou mesmo para faturar uma renda extra.

Nesta Páscoa, a Cozinha Potiguar recebe o chefe Pedro Ernani Coelho, da Chocolaccio. Ele que é especialista em doces, vai ensinar ao público como fazer um delicioso Ovo de Páscoa de Colher no próximo workshop, que acontece no dia 1º de abril (sábado), às 9h30, na loja Potiguar Cohafuma.

Pedro Ernani Coelho é formado em Turismo (UFMA) e Gastronomia (CEUMA), é especialista em bicos de confeitar pela Wilton (Chicago - EUA), pós graduando em docência gastronômica. Além disso, é dono da Chocolaccio, empresa que produz diversos tipos de doces desde 2015.

Para escrever na pedra:

“Ser feliz é o maior afrodisíaco que existe. Você só passa por esta vida uma vez. Não vai ter bis”. De Elvis Presley, cantor.

TRIVIAL VARIADO

Tome nota: medicamentos terão reajuste a partir de abril; alta no Maranhão deve chegar a pelo menos 10%. Consumidores que gastam entre R$ 600 e R$ 1.000 com remédios todos os meses contam que novo aumento vai impactar o orçamento.

A propósito: embora não haja um percentual bem definido para os reajustes no Maranhão, a expectativa de farmacêuticos e consumidores é de que os medicamentos fiquem, de fato, bem mais caros.

O MEC informou ontem que 605 cursos de graduação do país avaliados em 2021 têm qualidade considerada insatisfatória.

Pressão sobre inquilinos: os preços médios do aluguel no Brasil dispararam. O Índice FipeZap aponta para alta de 17,05% nos valores das locações.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.