(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Encontro de delegadas no Rio Poty Hotel

Mais: Plano Diretor de São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Delegadas reunidas no Rio Poty Hotel & Resort durante o I Encontro de Delegadas de Polícia Civil do Maranhão
Delegadas reunidas no Rio Poty Hotel & Resort durante o I Encontro de Delegadas de Polícia Civil do Maranhão

 Encontro de delegadas no Rio Poty Hotel

O I Encontro de Delegadas de Polícia Civil do Maranhão aconteceu na tarde de sábado (25), no Rio Poty Hotel & Resort (Ponta d’Areia).

O evento, realizado no Restaurante Tarrafa´s e promovido pela Associação de Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA), foi idealizado para proporcionar um momento de descontração e alegria entre as delegadas, além de prestar homenagens e apoio à força feminina dentro da instituição.

Pelo menos 48 associadas participaram da celebração, que ainda contou com a presença de autoridades, como a deputada estadual Abigail Cunha, secretária de Estado da Mulher, e o coronel Silvio Leite, secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão.

No encontro, houve sorteio de brindes e palestra proferida pela delegada Ana Karla Silvestre sobre bem-estar e estilo.

 

O gerente geral do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira, com o presidente da Adepol, Márcio Dominici, durante o evento
O gerente geral do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira, com o presidente da Adepol, Márcio Dominici, durante o evento
I Encontro de Delegadas de Polícia Civil do Maranhão foi realizado no Rio Poty Hotel & Resort
I Encontro de Delegadas de Polícia Civil do Maranhão foi realizado no Rio Poty Hotel & Resort

Musical “Os Miseráveis”

Vem aí o musical “Os Misráveis”. A montagem inédita nos palcos maranhenses fica em cartaz no Teatro Arthur Azevedo entre os dias 31 de março e 1° de abril, com sessões às 20h.

O espetáculo se passa no período de tensão política e social pós-Revolução Francesa.

O fio condutor da trama é o presidiário Jean Valjean, que decide fugir da condicional ao mudar de identidade, mas é perseguido pelo inspetor Javert, que conheceu na cadeia.

Musical "Os Miseráveis"...2

Também se destaca o drama de Fantine, mãe solteira que após ser demitida, vende tudo o que tem para salvar a vida da filha, Cosette.

Já a comédia fica por conta do casal Thénardier. A dupla de trambiqueiros cria Cosette como empregada da pensão que administram.

“Os Miseráveis” é uma história sobre ética, moral, bondade, desigualdade social, perdão e, principalmente, amor.

Os atores e atrizes da montagem prometem emocionar o público com suas performances dos clássicos do musical da Broadway.

Tardezinha Cultural

O projeto 'Tardezinha Cultural' vai celebrar as mulheres neste mês de março. Será na próxima sexta-feira (31), às 16h, no Forte Santo Antônio, na Ponta d'Areia.

A edição vai contar com as atrações Rosa Reis, Isabelle Passinho e a comédia de costumes 'Pão com Ovo.' A ação é do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura. 

Tardezinha Cultural 2

A 'Tardezinha Cultural' se propõe a celebrar datas importantes para o público. De acordo com a coordenação, a ideia é que seja um projeto fixo, e siga uma agenda de datas comemorativas. 

O evento promete uma tarde de alegria e descontração, mas também de geração de renda. Haverá estandes de artesanato e carrinhos do programa Mais Renda. 

DE RELANCE

Plano Diretor de São Luís

Tudo indica que até a primeira semana de abril – ou seja, antes da Semana Santa – São Luís inicie uma caminhada que poderá intensificar a sua modernização como espaço urbano, com as condições para a melhoria dos serviços essenciais, de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

Essa perspectiva foi criada esta semana, quando uma comissão de vereadores entregou oficialmente ao prefeito Eduardo Braide o projeto do novo Plano Diretor do município, aprovado há duas semanas pela Câmara Municipal.

O presidente da Comissão Especial que conduziu a atualização das normas, vereador Gutemberg Araújo (PSC), classificou de histórico o ato de entrega, ocorrido no Palácio de La Ravardière, enquanto o prefeito Eduardo Braide, ao recebê-lo, fez a mesma avaliação, acrescentando que o Plano Diretor lhe dará as condições de projetar e implantar obras de modernização da Capital.

Plano Diretor de São Luís...2

Após receber o projeto aprovado pela Câmara de São Luís, o prefeito Eduardo Braide tem prazo de 15 dias para resolver se o sanciona no todo ou em parte, aplicando vetos.

Se a sanção for integral, a nova Lei entrará em vigor imediatamente e, se não houver veto, o projeto voltará à Câmara, que derrubará o(s) veto(s).

Antes, o Prefeito encaminhará o projeto para o Instituto da Cidade, para ser avaliado nos mínimos detalhes. O parecer do Instituto será decisivo para a tomada de posição do chefe do Executivo Municipal, que deve se posicionar ao tomar conhecimento das conclusões do Instituto.

Na montagem do novo Plano Diretor, o prefeito mandou aos vereadores uma série de sugestões e vários recados, esses para evitar que o projeto recebesse enxertos que dificultem a vida da Prefeitura.

Deu tudo certo, com algumas restrições, que podem ainda ser resolvidas sem que o projeto seja drasticamente alterado.

Turismo Futuro Brasil

São Luís foi selecionada em edital do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sebrae Nacional para participar do Programa Turismo Futuro Brasil.

Após 6 meses de seleção, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, recebeu o resultado final de que São Luís está entre as 10 cidades que participarão do “Programa Turismo Futuro Brasil” ofertado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Sebrae Nacional.

Através da coordenação de Planejamento da Secretaria Municipal de Turismo, elaborou-se um conjunto de documentos pautados nas diversas ações desenvolvidas pela Setur São Luís na atual gestão, e também buscou-se todas as leis municipais existentes que dessem possibilidade de São Luís atender os itens de seleção.

Turismo Futuro Brasil...2

O edital teve duas fases com diversos critérios e perguntas, e um comitê de avaliação composto por corpo técnico que avaliou todos os inscritos, sendo destes, 79 selecionados na primeira etapa, e somente 12 foram classificados, como o caso de São Luís. 

O objetivo deste programa é promover uma consultoria para o ecossistema destino São Luís, possibilitando o mesmo a estar alinhado com o conceito de destino turístico inteligente. No qual esta é uma nova prerrogativa de inovação, acessibilidade, tecnologia, competitividade e sustentabilidade dos destinos internacionais.

Para o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, “São Luís passa a compor um seleto grupo de cidades brasileiras que farão parte de uma consultoria internacional que possibilitará que o nosso destino tenha um planejamento atualizado e pautado nos principais pilares do destino turístico inteligente”.

Fecomércio e Prefeitura

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Maurício Aragão Feijó, realizou uma visita ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide para entregar a Agenda Institucional do Comércio, documento elaborado pela Fecomércio que contém uma série de propostas para desenvolver o setor produtivo do estado, com destaque para o segmento de turismo, segurança pública, comércio informal e desburocratização.

Pautas específicas para o setor de medicamentos e assuntos relacionados ao desenvolvimento das Feiras e Mercados de São Luís, também foram discutidas.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, considerou o encontro positivo para avançar no diálogo com os empresários.

“Foi de grande importância receber a Federação do Comércio do Maranhão. É fundamental ouvir a classe empresarial para que a gente possa avançar nesse diálogo, ouvir sugestões e trocar experiências buscando a melhoria da nossa cidade”, pontuou o Prefeito.

Arlete Nogueira da Cruz lança hoje à noite a segunda edição, revista e ampliada, do seu romance “Compasso Binário”
Arlete Nogueira da Cruz lança hoje à noite a segunda edição, revista e ampliada, do seu romance “Compasso Binário”

 Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. De Fernando Pessoa.

 TRIVIAL VARIADO

Confirmado para esta terça-feira, o lançamento, pela escritora e professora aposentada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, Arlete Nogueira da Cruz, da segunda edição do romance “Compasso Binário”.

O lançamento será às 19h30, no Cine Lume, no Office Tower, Renascença. Clássico da literatura brasileira, a obra completa 50 anos e ganhou uma nova versão revista e ampliada pela própria autora.

Em tempo: a noite de autógrafos será uma oportunidade para o público de todas as idades conhecerem a atual produção literária de uma das maiores pensadoras e escritoras brasileiras. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.