(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda

Mais: Páscoa no Blue Tree São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Zuzu Brito com as filhas Leila (a mais nova) e Silvana (em pé), no Cabana do Sol.
Zuzu Brito com as filhas Leila (a mais nova) e Silvana (em pé), no Cabana do Sol.

 Um reencontro de amizade

Foi muito agradável na noite de ontem reencontrar no restaurante Cabana do Sol a minha amiga Zuzu Brito, acompanhada das filhas. Ela que dividiu comigo emoções nos bancos universitários quando cursamos, na mesma turma, Administração de Empresas. Ela, então funcionária dedicada da TELMA e eu, não tão dedicado assim funcionário do Banco do Estado do Maranhão.

O tempo passou, mas não envelhecemos. Zuzu superou problemas de saúde e está ótima, saudável, alegre como sempre foi.

E assim tivemos um reencontro feliz, com sabor de passado e vontade de bater palmas ao presente.

Foi, sim, um encontro de lembranças e saudade. De Djalma Brito, por exemplo, o grande amor da vida dela e meu amigo de noitadas regadas a vodka no bar do restaurante BEM ou, mais tarde, no eixo Victor-La Touche do Hotel Quatro Rodas.

Como é bom e gostoso reencontrar com pedaços da nossa história que o vento soprou para longe mas não deixou que se perdesse no tempo.

Cafezinho de todo dia

Releio Carpinejar e concordo com ele quando diz que café é emoção.

Café é a lembrança dos melhores dias da convivência com os pais e irmãos, é herdar hábitos, é carregar princípios. Os dias mais duros de qualquer vida tiveram o consolo de um café. Os dias mais alegres de qualquer vida tiveram a recompensa de um café.

No gole de um café, existe uma correnteza de cenas de amizade, de ternura, de conselhos, de apoio e de juramentos.

Café lembra receber visita, casa cheia, sobremesa. Café estende o tempo para um pouquinho mais tarde. E engana os horários, os prazos, os compromissos. Ainda mais se é um cafezinho. Ele se faz de pequeno e inofensivo para deixar as emoções ainda maiores.

Cafezinho de todo dia…2

Minha mãe sempre dizia que ninguém é capaz de negar um cafezinho. A oferta, o carinho, a amizade de um cafezinho. O cafezinho é como um abraço, é como um aperto de mão, não se diz não. É um crime dizer não. É uma ofensa dizer não. Oferecer cafezinho é avisar: eu gosto de você. Oferecer cafezinho é avisar: eu fui com a sua cara.

O cafezinho é sempre sinal de que a conversa vai continuar, de que o almoço não acabou, de que ainda é cedo para se despedir. O cafezinho é a saideira dos amigos à luz do sol, a saideira dos sóbrios.

O primeiro encontro não será um chope, um cinema, uma balada, um jantar, mas um café: “Vamos tomar um café?”. O convite é despretensioso e não assusta, é um convite entre a amizade e a sedução, entre a educação e o envolvimento.

Cafezinho de todo dia…3

Tudo pode acontecer quando se toma um café juntos: o casamento começa com o café, filhos têm a sua linha de tempo iniciada com o café. O café é a porta das primeiras palavras. É a janela das primeiras juras. É o primeiro passo da boca para o beijo. Quantos firmaram uma relação com o sabor de café nos lábios? Não o sabor de quem está sonhando, o sabor de quem finalmente acordou para a vida de alguém.

A intimidade surge ao descobrir-se o modo como cada um pede o seu café. Com leite, curto, longo, forte, fraco. É a primeira informação que se descobre do outro e que se prolonga pela vida inteira.

Casais que se amam medem o tempo de convivência por colherinhas. Um sabe do outro exatamente quantas colheres de açúcar precisa. Ou quantas gotas de adoçante.

Eu reverencio o amor quando a esposa serve ao marido e o marido serve à esposa e ambos não perguntam quantas colheres ou gotas pôr. Conhecem de cor. Eu reverencio a rotina, que nunca é repetir o que não se gosta, mas repetir todo dia o que se gosta muito.

Roupas de domingo

Não imaginei que um dia eu seria como sou hoje: triste. Talvez por ser distraído não notei que sempre fui triste.

Longas noites de chuva de asmático destino, tardes intermináveis sem companhia, anos que se passaram levando tudo embora.

A alegria espiava pela janela e às vezes vinha quando eu alardeava uma conquista para disfarçar o tempo em que fiquei fora.

Seria sina do indivíduo ou do genoma esse clima de apocalipse? Por isso busco nas imagens poéticas um paliativo.

Roupas de domingo. Aguardo a saída da missa. Ela vem, devota, de véu sobre a fita, sapatinho de verniz com laço de rosa.

E o sorriso, que me cura.

 

Com a elegância de sempre, o charmoso francês Jean-Christophe Napoleón vai trocar Paris por São Luís no começo de abril e deve passar a Semana Santa entre nós, incluindo uma rápida visita aos Lençóis Maranhenses
Com a elegância de sempre, o charmoso francês Jean-Christophe Napoleón vai trocar Paris por São Luís no começo de abril e deve passar a Semana Santa entre nós, incluindo uma rápida visita aos Lençóis Maranhenses

DE RELANCE

Páscoa no Blue Tree São Luís

Com as atenções voltadas para a Páscoa, que é uma época mágica e deliciosa, o Blue Tree São Luís Hotel recebeu a chef Fernanda Lisboa para uma mentoria sobre o chocolate e seu uso no preparo de diversas delícias para uma época tão especial.

A ideia da capacitação foi proporcionar à equipe do hotel o acesso a diversas técnicas sobre como trabalhar o chocolate em uma variedade de sobremesas.

A mentoria de chocolate é uma oportunidade de aprender as técnicas necessárias para criar sobremesas deliciosas e personalizadas.

Durante a sessão de mentoria, os funcionários, sob o comando da chef Fernanda Lisboa, aprenderam a trabalhar com chocolate nobre, ovos de Páscoa, bombons recheados, etc.

A chef Fernanda Lisboa, assinou a mentoria para o Blue Tree
A chef Fernanda Lisboa, assinou a mentoria para o Blue Tree

Mulheres e prioridade

Começou a tramitar no Senado um projeto de lei que dá aos processos relacionados a mulheres vítimas de violência física prioridade automática no tribunal ou juizado em que estejam tramitando.

Atualmente, a prioridade deve ser solicitada pelo advogado da vítima.

O autor do projeto justifica que muitas vezes o advogado não apresenta o pedido à autoridade judiciária, o que gera mais demora no processo.

Entre 2016 e 2021, o Conselho Nacional de Justiça registrou 3,1 milhões de processos de violência contra mulher, mas pouco mais de 10% desse total tiveram sentenças definidas.

Sertanejo no Quintal

Dupla sertaneja de maior sucesso no Maranhão, Fernando e Franco se apresentam nesta sexta-feira no Quintal Lagoa, gastrobar localizado na Lagoa da Jansen.

Os irmãos talentosos apresentarão o melhor de seu repertório e farão, ainda, homenagens a outros artistas do mesmo segmento musical.

Além da dupla, também se apresenta na casa o cantor Nael Oliveira. No comando das pick-ups estará o DJ Karley.

O Quintal Lagoa abre as portas a partir das 18h e podem ser feitas reservas.

Os irmãos Fernando e Franco com a influenciadora digital maranhense Thaynara OG
Os irmãos Fernando e Franco com a influenciadora digital maranhense Thaynara OG

Para escrever na pedra:

“Não sei quem inventou sapatos de salto alto, mas todas as mulheres devem-lhe muito”. De Marylin Monroe.

TRIVIAL VARIADO

Em decisão unânime, o Banco Central resolveu não mexer na Selic, que segue inalterada desde agosto de 2022 em patamar destinado a fazer frente a uma persistente inflação.

Tem mais: para o governo, essa medida inibe a economia. O titular da Fazenda ressaltou apreensão com a falta de sinal, no comunicado da instituição, para redução da taxa em futuras decisões.

Um pai estava fiscalizando os estudos do filho e falou: - Se você tirar nota baixa na prova de amanhã, pode me esquecer! No dia seguinte, quando o menino voltou da escola, o pai perguntou: - E aí, como foi na prova? E o filho respondeu: - Quem é você?

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deu prazo até terça (28) para a definição do novo teto dos juros do crédito consignado do INSS.

Nesta sexta-feira tem ‘Par de Samba’, a partir das 19h, no Colonial Lounge, novo ponto de encontro na capital maranhense. O espaço fica localizado na Beira-Mar, em frente a Praça Manuel Beckman, onde antes funcionava a Fanzine. A programação é uma iniciativa do Clube do Samba.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.