(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

O Frango de Ouro de sempre

Mais: Fórum de Meio Ambiente

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Teresa Martins abraçando carinhosamente a amiga Marilena Belo
Teresa Martins abraçando carinhosamente a amiga Marilena Belo

O Frango de Ouro de sempre

Bons restaurantes nunca saem de moda e uma prova disso é o público que prestigia a comida local.

Um dos mais tradicionais endereços gastronômicos de São Luís – o restaurante Frango de Ouro – nunca perde a pose, por oferecer sempre uma culinária de qualidade, com base em antigas receitas trazidas de Caxias por Alzira e Alderico Machado Filho.

A casa, faz sucesso há vários anos na Ponta d´Areia, próximo à Lagoa da Jansen. E ontem, domingo, manteve a tradição de casa lotada, com filas para quem desejava conseguir uma mesa no salão.

O proprietário, Calado, como sempre comandando a equipe para que não houvesse falhas no atendimento.

O Frango de Ouro de sempre...2

É claro que, além da comida deliciosa e criativa, a frequência do local é sempre de pessoas influentes da sociedade maranhense.

No domingo, a mesa de maior charme era comandada por Marilena Belo, que aos poucos começa a ressurgir no horizonte social da cidade.

Ela estava acompanhada das filhas Valéria e Raquel (com o marido Zequinha Mendes).

No mesmo ambiente pontificavam Teresa Martins com amigos, os médicos Graça (mais famosa oncologista da cidade) e Graciliano Batista Lopes, entre muitos outros.

Faziam sucesso entre os clientes, como sempre, o tradicional frango de ouro e a deliciosa omelete de batipuru com camarões fritos.

 

Novamente, Marilena Belo com a filhas Raquel e Valéria e a amiga Teresa Martins
Novamente, Marilena Belo com a filhas Raquel e Valéria e a amiga Teresa Martins

Ordem na casa

Uma das promessas do presidente Lula da Silva, ainda durante a campanha, era a previsibilidade. Foi um posicionamento voltado especialmente para a classe empresarial, que, sem surpresas no horizonte, poderia planejar seus negócios e investimentos confiando que o governo não seria fonte de sobressaltos.

Parece, no entanto, que parte do primeiro escalão não assimilou a mensagem. Ou ainda há certa desarticulação entre o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios.

Ordem na casa...2

Visivelmente incomodado, mas sem citar nomes ou episódios, Lula deu na terça-feira um pito nos colaboradores que lançam propostas e programas ao vento, sem a chancela do núcleo da gestão.

Com uma pitada de ironia, o presidente pediu que os autores das “genialidades” levassem antes as ideias para serem discutidas na Casa Civil. Uma vez aprovadas, seriam incorporadas como iniciativas de governo.

Foi uma clara tentativa de impor um freio de arrumação após uma série de declarações e proposições que surgiram e causaram surpresa.

Ordem na casa...3

Um dos primeiros episódios foi o do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que declarou ter a intenção de acabar com o saque-aniversário do FGTS. Teve de recuar.

O titular da Previdência, Carlos Lupi, falou em rever a reforma da Previdência. Acabou desmentido.

Mais recentemente, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou o programa Voa Brasil, destinado a assegurar passagens a R$ 200 para aposentados, estudantes e servidores públicos. A iniciativa tinha estimativa de data para iniciar e projeção de número de bilhetes emitidos. Mas o Planalto foi pego no contrapé.

Ordem na casa...4

Os desencontros, com consequências mais graves, continuaram com a decisão de segunda-feira do Conselho Nacional da Previdência Social de forçar a redução da taxa de juros para o crédito consignado a aposentados e pensionistas – de 2,14% para 1,7% ao ano.

A ideia, outra vez, foi orquestrada pelo ministro Lupi, que acabou criticado nos bastidores pela falta de discussões adequadas na Casa Civil e na Fazenda.

Ordem na casa...5

O resultado desastroso foi a decisão de vários bancos de suspender linhas de crédito consignado.

A posição foi seguida inclusive por Banco do Brasil e Caixa, instituições ligadas ao governo.

Isso mostra o quanto a deliberação foi surpreendente e tem sustentabilidade duvidosa.

Embora a redução de juro seja desejável, baixar taxas na marra é sempre algo temerário por ter efeitos colaterais.

O Planalto, além disso, ficou em uma sinuca de bico. Afinal, se recuar e decidir pela volta do juro mais alto, corre o risco de desgaste por ser algo naturalmente impopular. Sequer está em questão, aqui, a viabilidade da medida, mas a forma atabalhoada como foi definida.

Ordem na casa...6

Pode-se ser benevolente e creditar a falta de sintonia ao fato de o governo ser recente, com menos de cem dias.

Mas os ministros envolvidos não são neófitos em funções públicas relevantes.

É preciso ter cuidado com voluntarismos. A continuidade da desorganização, alimentando ruídos, tem o potencial de gerar frustração, minar a credibilidade e comprometer a promessa de previsibilidade de Lula.

Ou seja, está faltando ordem na casa.

DE RELANCE

Páscoa e inflação

A Páscoa se aproxima e com ela os preparativos para a celebração da Ressureição de Cristo. De acordo com um estudo recente, com base em informações do IBGE, a inflação dos principais produtos e ingredientes ligados ao evento subiu 12,21% em um ano, quase o dobro da inflação geral, de 6,51%.

Especialista diz que o preço da cebola, com aumento médio de 40,95% em 12 meses, é o que mais chama a atenção. Além da menor oferta prevista no Nordeste, as chuvas de verão na região Sudeste também atrapalham a colheita e a distribuição do alimento.

Os peixes de maneira geral subiram 1,96% em um ano, o que é um ponto positivo, pois ficou abaixo da inflação geral. Porém, o essencial acompanhamento, o arroz, ficou 16,28% mais caro.

Páscoa e inflação...2

Outra alta importante foi a do ovo de galinha (17,73%). Embora haja uma crise internacional do produto, sobretudo nos Estados Unidos com a gripe aviária, no Brasil, o problema é o aumento de custo de produção combinado com a redução de oferta.

Por outro lado, quem busca economizar um pouco na refeição da Páscoa pode aproveitar a queda anual de 6,04% do tomate e de 4,37% do azeite de oliva. Com aumento de apenas 2,16% em relação ao ano passado, a batata-inglesa é uma ótima opção para substituições.

Agora, tratando de outro produto relevante para o período, o chocolate, este também está com preço médio mais salgado.

Embora o ovo de páscoa não esteja listado, a tendência é de que este produto sazonal também sofra com os preços altos. E não só por conta do preço do chocolate, mas pelo encarecimento das embalagens, da mão de obra e de outros produtos.

Jantando sábado no Grand Cru: Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Melina com Fábio (filho dele) e a esposa Nara
Jantando sábado no Grand Cru: Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Melina com Fábio (filho dele) e a esposa Nara

Toque zero

O colunista baiano Levi Vasconcelos relembrou dia desses, no Jornal A Tarde, um fato pitoresco ocorrido com Hamilton Celestino, integrante do velho Partido Comunista Brasileiro, o Partidão, nos tempos da Guerra Fria.

Segundo ele, em dezembro de 1968, quando a ditadura baixou o AI-5, esquerdistas de modo geral não viram muita saída a não ser o exílio. No time que seguiu para a Rússia, estava Gregório, um velho comunista, idoso, mais de 60 anos.

Chegada em Moscou, a ordem: todos teriam que fazer um tratamento contra doenças venéreas, mesmo quem nunca teve. Entre os procedimentos, o exame de toque, na próstata. O velho Gregório pinotou:

– Comigo, não! Aqui é só saída, entrada zero!

Os médicos pediram que ele entendesse, era um procedimento científico:

– Também espero que vocês entendam. Já sou avô e não vou me prestar a isso. Prefiro os porões da ditadura!

O caso foi ao Politiburo, o alto comando dos soviéticos. Solução: ele assinar um documento se comprometendo a não transar enquanto estivesse na Rússia. Gregório topou:

– É ruim, mas é melhor do que tortura na cadeia.

Alíquota do ICMS

Não se sabe quando e quanto, mas a alíquota de ICMS da gasolina vai subir.

O mais correto seria usar a expressão “a alíquota será recomposta”, já que a redução foi juridicamente discutível. Na prática, vai subir de 17% para algo acima de 20%.

Espera-se que a decisão final inclua elevação gradual, para amenizar o impacto no bolso da classe média e na inflação.

A decisão, como se sabe, é das 27 unidades da federação, e ainda depende de chancela do Supremo Tribunal Federal (STF).

Alíquota do ICMS...2

Para lembrar, a cobrança foi reduzida pelo Congresso, sob pressão do governo Jair Bolsonaro, sem consulta aos Estados, responsáveis pela legislação do imposto.

Foi aprovada cláusula prevendo compensação aos Estados porque, sem isso, a medida seria inconstitucional.

O Maranhão teve perdas pesadas na arrecadação com a redução forçada das alíquotas sobre combustíveis e energia.

Escolas de Medicina

A Federação Médica Brasileira (FMB) divulgou sábado carta aberta se posicionando contra a abertura de novas escolas médicas e novas vagas em cursos de Medicina no País.

No documento, a entidade que reúne sindicatos de médicos de todo o Brasil defende que o momento é de “promover um programa de avaliação e melhoria da qualidade das escolas médicas já existentes”.

A Federação sugere ainda que seja criado um comitê nacional paritário – com representantes do governo e de entidades médicas – para regulamentar e fiscalizar o funcionamento de escolas médicas.

O documento foi elaborado durante encontro da Federação em Fortaleza, Ceará.

Doce expectativa

Lembrete para os maranhenses que estão planejando visitar a serra gaúcha durante os feriados da Semana Santa: os atrativos programados por Gramado e Canela para atrair turistas não se limitam à fartura de barras e ovos de chocolate artesanal.

Em meio à decoração especial, foram previstos desfiles temáticos nas duas cidades ao longo de suas avenidas principais nos finais de semana.

Gramado também programou uma série de espetáculos a serem realizados em diversos pontos da cidade.

Em Canela, todos os sábados, terá uma parada de Páscoa que vai sair das imediações da Catedral de Pedra em direção à Praça João Corrêa – onde as crianças poderão receber uma pintura lúdica no rosto e orelhas de coelho.

Gramado preparou uma lista mais ampla de atrações, que também inclui um desfile temático que percorre a principal avenida da cidade ao som de uma banda de música, nas tardes dos sábados e domingos.

Doce expectativa...2

Tem mais: uma das principais novidades é o espetáculo O Reino Mágico da Páscoa, que se repete em diferentes horários ao longo do dia, entre terça e domingo, na Rua Coberta.

Diversas opções de gastronomia, lojas de artesanato com motivos pascais e apresentações artísticas estão disponíveis ainda na chamada Vila de Páscoa, na Praça das Etnias, com acesso gratuito. Embora o espaço esteja aberto diariamente, as apresentações especiais se concentram de sexta a domingo.

Visitantes maranhenses que circularam por lá no fim de semana, se mostraram encantados com os preparativos apresentados pelos municípios da região das Hortênsias.

Para receber os visitantes, as cidades de Gramado e Canela já decoraram as avenidas com imagens relativas à data e deram início à oferta de atrações especiais como apresentações artísticas e desfiles.

Também curtindo a noite de sábado no Grand Cru: José Aparecido Valadão e Cida com Ronald Cisneiros e Cláudia (moram atualmente em São Paulo)
Também curtindo a noite de sábado no Grand Cru: José Aparecido Valadão e Cida com Ronald Cisneiros e Cláudia (moram atualmente em São Paulo)

Fórum de Meio Ambiente

O Conselho Nacional do Ministério Público vai criar um Fórum Permanente dos Ministérios Públicos Ambientais da Amazônia Legal.

A missão é discutir e desenvolver, entre os órgãos estaduais e o Ministério Público Federal, formas integradas de defesa da floresta, além de definir estratégias institucionais de atuação ambiental regionalizada que envolvam mais de um Estado.

O Fórum será formalizado durante o evento “Atuação estratégica do Ministério Público em defesa da Amazônia”, marcado para 21 e 22 de março, em Belém do Pará.

Para escrever na pedra:

“Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa, ou Pessach, é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, Páscoa é amor”. De autor desconhecido.

 TRIVIAL VARIADO

A designer Cintia Klamt Motta e a médica Hosana Reis estão entre as mulheres que serão homenageadas na tarde de hoje, pela Assembleia Legislativa do Estado.

Delivery de comida: 99Food vai encerrar a operação em abril. Assim, o mercado brasileiro perde mais um concorrente no setor liderado pelo iFood.

Noite de casa cheia, sábado no bistrot Grand Cru. A maior mesa reunia Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com Fábio (filho dele) e a esposa Nara, Cláudia (irmã dele) e o marido Ronald Cisneiros, Cida e José Aparecido Valadão.

Também no Grand Cru, Rossana e o empresário Parmênio Carvalho Junior, advogados Antonio José Soeiro e Fernando Belfort Filho, Serlene Chaves e Ilse Rangel, Gabriela Duailibe e Natércio Santos.

Saúde em alerta: o Ministério da Saúde instalará o Centro de Operações de Emergências, que irá monitorar casos graves de dengue, zika e chikungunya.

Cresce a cada dia a lista dos potenciais candidatos à prefeitura de São Luís, na disputa com Eduardo Braide, que deverá concorrer à reeleição. Só na base aliada do governador Carlos Brandão há pelo menos dois nomes sendo anunciados.

Tomem nota: não vai demorar muito para começar a pipocar pesquisas de intenção de votos. E isso a 19 meses do pleito do ano que vem.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.