Estudo

Donos de gatos possuem 30% menos risco de sofrer um infarto

A hipótese dos pesquisadores é que a natureza despreocupada do gato tem efeito calmante.

Publipost/ TerraZoo

Atualizada em 26/04/2023 às 11h05
A Terra Zoo também realiza de tempos em tempos eventos de adoção de cães e gatos
A Terra Zoo também realiza de tempos em tempos eventos de adoção de cães e gatos (Divulgação.)

Já se sabe que a presença de pets em casa traz vários benefícios para saúde e bem-estar dos tutores, e seguindo essa certeza, os pesquisadores da Universidade de Minnesota acompanharam 4 mil pessoas, a maioria por mais de uma década, e descobriram que os tutores de gatos tinham 30% menos risco de morrer de infarto. 
 
COMO NÃO É PRECISO LEVAR O GATO PARA PASSEAR, O QUE EXPLICA A REDUÇÃO DE RISCO? 

A hipótese dos pesquisadores – e a maioria dos tutores de gato vai concordar – é que a natureza despreocupada do gato tem efeito calmante. A pesquisa mostrou que, dedicar tempo a um pet baixa o estresse, importante fator da doença cardíaca.  
 
Na verdade, o nível de cortisol, o hormônio do estresse, baixou bastante na saliva de alunos da Universidade do Estado de Washington que passaram apenas 10 minutos acariciando um cão ou gato. Outros estudos mostram que a interação entre seres humanos e animais baixa a pressão arterial e libera ocitocina, hormônio da conexão, que reduz a ansiedade e a dor melhora a função cardiovascular. 

Segundo Fernando Coelho, Gerente de Marketing da TerraZoo, uma forte preocupação da marca é na saúde e bem estar dos pets e clientes, por isso, as lojas disponibilizam vitrines de adoção de cães e gatos, o que ajuda neste intercâmbio entre as ONGs e os tutores.

“Somos mais que uma loja de pet e Garden, nossa missão é distribuir felicidade no convívio com a natureza, por isso, mantemos em algumas de nossas lojas vitrines vivas com pets para adoção. Os pets são trazidos pelas ONGs respeitando um protocolo criterioso de recebimento, vacinação, consulta e acomodação.”, destaca Fernando.

A TerraZoo também realiza de tempos em tempos eventos de adoção de cães e gatos em parceria com ONGs e entidades protetoras de animais.


COMO FAZ PARA ADOTAR UM PET NA TERRA ZOO?

1. Você̂ precisa ser maior de idade;
2. Ter em mãos documento de identificação e comprovante de residência;
3. Precisa passar por uma entrevista com a ONG, visando avaliar questões como o perfil do adotante (e sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança.

De acordo com Joyce Milene, Analista de Marketing da TerraZoo, todos os cães adotados na TerraZoo já saem vermifugados e com a primeira dose da vacina. 

“Os cães e gatos vão pra casa vermifugados e com a primeira dose da vacina. Além disso, pensando no bem estar do pet, a TerraZoo disponibiliza um beneficio de 10% na compra do enxoval durante os eventos de adoção”, destacou Joyce.

É importante sempre destacar que após a adoção, a responsabilidade de manter a carteirinha de vacinação atualizada passa a ser do adotante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.