Adeus

Morre o escritor maranhense José Fernandes

Ele era membro da Academia Ludovicense de Letras e um dos fundadores da Academia Arariense de Letras.

Evandro Júnior / Na Mira

José Fernandes faleceu na quarta-feira (15)
José Fernandes faleceu na quarta-feira (15) (Foto: Gilson Ferreira)

SÃO LUÍS - Faleceu, nesta quarta-feira (15), em São Luís, o advogado, escritor e intelectual José de Ribamar Fernandes, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital UDI em tratamento de saúde, mas não resistiu.

José Fernandes era membro da Academia Ludovicense de Letras e um dos fundadores da Academia Arariense de Letras, bem como membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Era um brilhante escriba e escreveu vários livros. Antes de ficar doente, estava produzindo um ensaio sobre a vida do escritor Bandeira Tribuzi. 

José Fernandes trabalhou como operário tipográfico e tornou-se proprietário de uma microempresa nessa área, onde imprimiu seus dois primeiros livros – “Poemas do Início” e  “Caminhos da Alma” – , além de obras de outros autores, como J. C. de Macedo Soares, José Chagas, Cunha Santos, Kleber Leite, Abraão Cardoso, Raimundo Corrêa, Genésio Santos, Luís Pires, Ericeira de Sousa e Lopes Bogéa.

Nessa microempresa, editou o primeiro jornal de Imperatriz e de Bacabal, nos anos 60. Devido à sua atuação como gráfico, tornou-se, por 30 anos, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Maranhão e Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, com atuação no Sesi, no Conselho de Contribuintes de São Luís, Junta de Recursos da Previdência Social e no Tribunal de Recursos Fiscais do Estado.

Formou-me em Direito e trabalhou muitos anos como advogado do BDM, incorporado pelo Banco do Estado do Maranhão. Fui assessor jurídico do TRT da 19ª Região e juiz classista do Trabalho junto ao TRT da 7ª Região, onde jubilou-se após ter recebido, em Brasília, a Comanda do Mérito do Juiz Classista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.