Arte performática

Artistas maranhenses podem se inscrever em edital para Bienal das Amazônias

Propostas selecionadas farão parte do evento que acontecerá em Belém (PA).

Evandro Júnior / Na Mira

Vânia Leal, Keyna Eleison e Sandra Benites integram a comissão responsável pela análise artística da Bienal, como curadoras
Vânia Leal, Keyna Eleison e Sandra Benites integram a comissão responsável pela análise artística da Bienal, como curadoras (Foto: Divulgação)

A Bienal das Amazônias lançou edital para seleção de seis propostas artísticas que comporão a programação da Bienal das Amazônias 2023/2025 1ª Edição. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://prosas.com.br/  e será específica para a modalidade "Arte Performática".

Os trabalhos selecionados receberão cachê de R$ 2,5 mil, além de sua execução custeada pela Bienal das Amazônias. O evento será realizado em Belém, entre agosto e outubro de 2023, e vai movimentar o cenário cultural com a arte contemporânea protagonizando a reflexão sobre as diversas Amazônias que formam esse território para além do Brasil.

A Bienal das Amazônias é um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet, com Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e patrocínio do Mercado Livre. A realização é da Apneia Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal com apoios da Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Goethe Institut, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Estado do Pará, Fundação Cultural do Município de Belém, Prefeitura de Belém, Museu da UFPA, Universidade Federal do Pará, Fadesp, Instituto Peabiru, Instituto Inclusartiz.

A operacionalização de inscrições dos projetos ficou a cargo da empresa de tecnologia para ações de impacto social, Prosas, também apoiadora da Bienal das Amazônias.

Edital

De acordo com o edital, podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, coletivos ou grupos e Microempreendedores Individuais (MEI) do Brasil ou do exterior, em especial, os que residem em Estados da Amazônia Legal ou países da Pan-Amazônia. Os interessados devem comprovar a atuação na atividade artístico-cultural ou em artes performáticas.

O resultado preliminar da inscrição será divulgado no dia 23 de março, enquanto a avaliação documental será realizada de 27 a 29 e a artística, de 29 de março a 5 de abril. O resultado final da seleção está previsto para 6 de abril, conforme o calendário disponível no edital de abertura, que também traz todas as regras para participação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.