Cinema no Intervalo

Sessões de cinema gratuitas serão promovidas no Palacete Gentil Braga, em São Luís

Confira a lista de curtas-metragens que serão exibidos na primeira sessão nesta quinta-feira (16).

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 13/03/2023 às 12h16
O projeto "Cinema no Intervalo" vai ser realizado no Palacete Gentil Braga.
O projeto "Cinema no Intervalo" vai ser realizado no Palacete Gentil Braga. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O projeto "Cinema no Intervalo", que começa nesta quinta-feira (16) no Palacete Gentil Braga, pretende promover uma diversão gratuita na pausa após o almoço para os frequentadores e comerciários da Rua Grande.

A iniciativa da Universidade Federal do Maranhão vai realizar quinzenalmente sessões de cinema gratuitas no Palacete Gentil Braga, no Centro de São Luís, sempre no horário de 12h às 13h30. O público poderá comparecer a partir das 11h30.

O "Cinema no Intervalo" vai contar com uma programação composta por obras já exibidas no Festival Guarnicê de Cinema. Na primeira sessão serão exibidos quatro curtas-metragens.

Veja a lista

Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão (25 min, classificação indicativa livre)

Dirigido por Jonas Sakamoto, o documentário foi exibido no Guarnicê 2022.

Sinopse: é uma produção que mostra a feitura de dez painéis de mestres do bumba-meu-boi do Maranhão, assinados pelo artista plástico e graffiteiro, Gil Leros. O projeto percorreu, entre os meses de abril e setembro, partindo de São Luís, as cidades de São José de Ribamar, Axixá, Viana, Barreirinhas, Guimarães e Cururupu, para pintar o rosto de grandes mestres da cultura popular brasileira, que fizeram, e fazem, do Bumba meu Boi do Maranhão uma das maiores expressões artísticas e culturais do mundo.

A Volta Pra Casa (16 min, classificação indicativa livre)

O drama paulista dirigido por Diego Freitas e protagonizado por Lima Duarte rendeu a Guilherme Rodio o prêmio de melhor ator coadjuvante do Guarnicê 2020.

Sinopse: no domingo de Páscoa, Plínio, um marceneiro aposentado, espera a visita da família, que não aparece. Anselmo, o jardineiro da casa de repouso em que ele vive, oferece-se para levá-lo até sua antiga casa. No trajeto, Plínio revisita suas memórias do bairro de Santana em São Paulo.

Neguinho (20 min, classificação indicativa livre)

Um dos destaques do Guarnicê 2020, Neguninho foi agraciado com três prêmios: melhor atriz coadjuvante para Aisha Jambo, melhor atriz para Juliana França e melhor direção para Marçal Viana.

Sinopse: Jéssica, mãe de Zeca, um menino da periferia que ganhou uma bolsa em uma escola particular, é chamada para uma reunião com a professora do seu filho. Em um encontro cheio de farpas, reflexões e visões de mundo distintas, um veredicto é dado e o destino de Zeca precisará ser decidido.

Fantasma Neon (20 min, classificação indicativa livre)

Um dos destaques do cinema brasileiro em 2022, o curta de Leonardo Martinelli foi premiado com melhor desenho de som para Caio Alvasc e melhor direção de fotografia para Felipe Quintela na última edição do Guarnicê.

Sinopse: Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.