Luto

Morre, aos 73 anos, Paulo Caruso; relembre a carreira do cartunista

O artista lutava contra um câncer e faleceu na manhã deste sábado (4).

Na Mira

Paulo Caruso era considerado um dos principais cartunistas do Brasil.
Paulo Caruso era considerado um dos principais cartunistas do Brasil. (reprodução)

BRASIL - Morreu, na manhã deste sábado (4), o cartunista Paulo Caruso, aos 73 anos de idade, em São Paulo. O artista lutava contra um câncer e estava internado no hospital 9 de julho, que confirmou o falecimento. O velório está previsto para ocorrer neste domingo (5).

Entre todos os seus trabalhos, Caruso se destacava por ser o cartunista oficial do programa Roda Viva, da TV Cultura, onde atuava desde 1987 produzindo caricaturas dos entrevistados. 

“Descanse em paz e graça, Paulo Caruso. Obrigada por desenhar a história do Roda Viva. Que a família encontre conforto na lembrança e na obra gigantesca desse gênio brasileiro. Aqui uma singela homenagem da @tvcultura, de muitas que virão”, publicou em uma rede social a atual apresentadora do programa, Vera Magalhães.

Carreira

Paulo Caruso era considerado um dos principais cartunistas do Brasil. Ele nasceu em São Paulo no dia 6 de dezembro de 1949. Seu irmão gêmeo, Chico Caruso, também é cartunista. Paulo Caruso formou-se em Arquitetura pela FAU-USP, contudo, não seguiu pela carreira.

Ele começou a atuar como chargista no Diário Popular em 1960. Após assumir a função, ele passou por diversos veículos de comunicação como O Pasquim, revistas Careta, Senhor e IstoÉ.

Caruso também publicou diversos livros. Entre eles: As Origens do Capitão Bandeira, 1983, Ecos do Ipiranga (1984) e Bar Brasil na Nova República (1986). 

Luto

Em nota, a TV Cultura lamentou a morte de Caruso. Veja a nota na íntegra: 

“É com profundo pesar que a Fundação Padre Anchieta comunica o falecimento de Paulo Caruso, na manhã deste sábado (4), em São Paulo, aos 73 anos. Cartunista, caricaturista e chargista, Caruso esteve no Roda Viva desde 1987, emprestando seu talento às milhares de entrevistas no programa da TV Cultura. Com suas caricaturas e charges, Caruso faz parte da história política e social do Brasil”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.