(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Luís Fernando Silva vai assumir Secretaria-Geral de Governadoria

Mais: Novos radares na Ilha

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Luís Fernando Silva toma posse neste sábado na Secretaria-Geral de Governadoria, pasta que vai coordenar todas as secretarias de Estado
Luís Fernando Silva toma posse neste sábado na Secretaria-Geral de Governadoria, pasta que vai coordenar todas as secretarias de Estado

Dança das cadeiras

O governador Carlos Brandão anunciou ontem a permanência de Sebastião Madeira no comando da Casa Civil e de Rubens Pereira na Articulação Política.

A surpresa foi o deslocamento de Luís Fernando Silva da Seplan para a Secretaria-Geral de Governadoria, pasta que vai coordenar todas as secretarias de Estado.

Vale lembrar que antes dos três já haviam sido confirmados o ex-governador José Reinaldo Tavares (na pasta de Programas Estratégicos) e Aparício Bandeira (na pasta da Infraestrutura).

Além de comandarem pastas importantes, esses secretários formam um time informal de conselheiros do governador em assuntos de governo e na seara da política. São auxiliares da mais absoluta confiança do chefe do Poder Executivo.

Assembleia em Imperatriz

Hoje à tarde, Imperatriz será transformada na capital legislativa do Maranhão, com a instalação, ali, do Poder Legislativo, em sessão solene dirigida pela presidente do parlamento estadual, deputada Iracema Vale (PSB).

A itinerância da Assembleia Legislativa vai dar suporte legal à “segunda” posse do atual Governo, com a formalização do secretariado, que ocorrerá na noite de sábado, no Centro de Convenções de Imperatriz.

Dado curioso: dos 42 deputados, a deputada Abigail Cunha (PL) participará da sessão de hoje como parlamentar e no ato de amanhã como secretária de Estado.

A parlamentar de Barra do Corda foi escolhida para assumir a Secretaria da Mulher, e o anúncio feito ontem pelo governador Carlos Brandão.

Asfalto novo

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lançou a operação ‘Asfalto Novo’.

O gestor anunciou as intervenções e novas estratégias que serão implementadas nas principais vias e corredores da Capital com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de condutores de veículos e pedestres.

Ao lado do secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, o prefeito mostrou todo o trabalho já realizado pela Prefeitura de São Luís nos últimos anos.

Ele falou também sobre as prioridades para o ano de 2023, que vão melhorar significativamente a mobilidade urbana em São Luís.

Novos radares na Ilha

Concluída a fase de 30 dias de testes dos radares da Via Expressa, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que os equipamentos começam a funcionar de forma efetiva a partir da próxima segunda-feira, dia 6.

A partir dessa data, todos os motoristas que ultrapassarem o limite permitido de 60km/h estarão sujeitos a autuação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O fim do período de adaptação é formalizado pela avaliação técnica do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (IMEQ), que após esse protocolo libera o equipamento para o funcionamento efetivo.

Ações em empresas

O mês de março já chegou e trouxe com ele uma missão muito importante para as organizações e a sociedade: a campanha ‘Março Lilás’, cujo objetivo é conscientizar sobre câncer de colo de útero para que haja prevenção e possibilidade de tratamento precoce.

Daniella Andrade, mestra em Saúde Corporativa, afirma que ações são capazes de aumentar o bem-estar e a produtividade no ambiente de trabalho, bem como reduzir custos com planos de saúde

“Esse trabalho somente é possível por meio do compartilhamento de dados relevantes que podem e devem ser disseminados no ambiente de trabalho. Quanto mais mulheres alcançadas, maior a chance de salvar vidas”, frisa Daniella, que atua em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial.

 

Roby Macêdo, atual Mister Maranhão e um dos arquitetos mais requisitados da nova geração de profissionais de São Luís, esteve recentemente apreciando as belezas de Buenos Aires
Roby Macêdo, atual Mister Maranhão e um dos arquitetos mais requisitados da nova geração de profissionais de São Luís, esteve recentemente apreciando as belezas de Buenos Aires

Darcy Ribeiro em livro

Para homenagear o centenário de Darcy Ribeiro, um dos nossos maiores pensadores, o Memorial da América Latina lançou um livro com mais de uma centena de charges e cartuns do intelectual brasileiro falecido em 1997.

Entre os artistas convidados, está Gilmar Fraga, cujo trabalho foi eleito o melhor da publicação.

A obra Darcy 100 anos - Caricaturas está disponível gratuitamente no site memorial.org.br/publicacoes. Vale acessar.

DE RELANCE

Prédios do Centro Histórico

As informações divulgadas pela Defesa Civil sobre a vistoria em 261 imóveis do Centro Histórico de São Luís e a afirmação de que, desse total, 50 correm risco iminente de desabamento, desencadearam uma outra problemática, relatada por proprietários de vários casarões naquela área.

Segundo eles, o incentivo quase inexistente para a conservação dos prédios e a rígida burocracia por parte de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas também do Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico do Maranhão (DPHP), são alguns entraves para que eles consigam manter a conservação dos mesmos e, em muitos casos, tocar seus empreendimentos para alavancar a pujança da economia na região, no caso daqueles que não funcionam como moradia.

Prédios do Centro Histórico...2

Os proprietários contam, entre outras coisas, que nada ou quase nada podem fazer em seus imóveis em razão da série de restrições e regras do tombamento federal. Pequenas ou grandes reformas estão sempre na mira dos órgãos, sob pena de aplicação de multas, embargo de obras e processos civis e criminais.

Os projetos demoram a ser aprovados e os empresários não têm conhecimento de mão de obra especializada para assessorá-los, uma vez que as regras são muito rígidas.

A área, aos poucos, vai esvaziando. No geral, faltam restaurantes, bares, farmácias, pizzarias e pontos de entretenimento do setor privado.

Segundo os empreendedores, não há incentivo para estimular moradias por parte dos governos municipal, estadual e federal.

Prédios do Centro Histórico...3

A Rua Grande, por exemplo, antes um centro forte e referência do comércio local, perdeu muitas de suas lojas e já dá sinais de declínio. Realidade não muito diferente na Rua da Paz e na Rua de Santana, esta última muito conhecida por agregar lojas do comércio varejista de armarinho.

Até sedes de órgãos públicos importantes devem deixar a área.

Em janeiro deste ano, o desembargador Paulo Vélten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, anunciou que, em breve, o órgão terá um novo endereço. O mesmo vai acontecer com a Câmara Municipal, ou seja, alterações que comprometerão ainda mais o cenário naquela região.

Tudo isso desestimulará ainda mais as iniciativas de empreendedores que poderiam migrar para o Centro Histórico.

 

Manoel Gomes fará uma turnê pelos Estados Unidos no mês de abril
Manoel Gomes fará uma turnê pelos Estados Unidos no mês de abril

“Caneta” nos Estados Unidos

Conhecido pelo apelido de “caneta azul”, o maranhense Manoel Gomes fará uma turnê pelos Estados Unidos no mês de abril ao lado do cantor Tierry.

O convite foi feito por Tierry no ano passado quando os dois se conheceram em Salvador, na época do hit “Olha, se você não me ama”. A partir daí, foi lançada “Lá Ele”, mais novo sucesso das plataformas digitais.

O sucesso de Manoel Gomes não para por aí. Recentemente, ele foi convidado para cantar com a dupla Maiara e Maraisa no Carnaval de São Luís.   

Todo esse processo é acompanhado pela torcida e ‘tietagem’ de outros famosos, como Léo Santana e Ivete Sangalo, que no Carnaval parou o trio elétrico para cumprimentar Manoel Gomes, que passava em outro trio.

Feijoada do Bruno

Bruno Lima comemora amanhã, seus bem vividos 43 anos com a Feijoada do B. Lima, em que não faltarão muito samba, feijão, boas bebidas e muitos amigos do aniversariante, daqui e de outros estados.

A festa será a partir das 12h, na área de festas do Edifício Matisse, no Renascença.

Sempre bom lembrar

Na data de ontem, há exatos 40 anos, era apresentada a proposta de emenda à Constituição para restaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil.

O texto seria rejeitado, mas daria origem a um movimento histórico pela volta da democracia.

O Diretas Já mobilizou o país, inclusive São Luís, com uma multidão de milhares de pessoas. Não dá para esquecer.

Família reunida

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque iniciaram esta semana às voltas com uma programação especial, por conta da chegada do primogênito dele, Alan Leite, com a esposa Taís e os filhos Afonso Amaro e Henrique.

Eles vieram escolher apartamento, colégio e toda a infraestrutura que precisam para residir em São Luís.

Alan Leite mora em São Paulo mas aceitou o convite do pai Amaro para vir administrar os negócios da família no Maranhão.

Amaro Santana Leite com os filhos Alan (está em São Luís preparando sua mudança para o Maranhão) e Alex
Amaro Santana Leite com os filhos Alan (está em São Luís preparando sua mudança para o Maranhão) e Alex

Para escrever na pedra:

“Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela”. De Vitoria Cirilo.

 TRIVIAL VARIADO

O governador Carlos Brandão confirmou a permanência de Hewerton Pereira na diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Ele é um dos gestores que continuam à frente de suas pastas devido ao trabalho considerado satisfatório e em excelente ritmo pelo chefe do Executivo.

Será hoje, às 17h, o IV Encontrão das Academias de Letras do Maranhão, na sede da Academia Maranhense de Letras, no sodalício da Rua da Paz. À frente, na organização do encontro, Joyce Santana.

Depois de um mês em São Paulo, acompanhando a filha caçula Ana Theresa Sarney Teixeira, que foi mãe pela segunda vez, Teresa Murad Sarney está de volta ao comando do Grupo Mirante.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.