Dicas

Cuidados com o pet filhote: primeiros latidos e miados

O time de curadoria digital da Terra Zoo separou algumas situações e orientações importantes para essa fase do pet.

Publipost / Terra Zoo

Entre 14 e 21 dias, os olhos costumam se abrir. (Foto: divulgação / Terra Zoo)
Entre 14 e 21 dias, os olhos costumam se abrir. (Foto: divulgação / Terra Zoo)

Seja de cão, seja de gato, o filhote dorme 90% do tempo até a segunda semana de vida. Rasteja, mama, procura contato corpóreo – e tudo isso, em geral, com os olhos bem fechados.

A mamãe dá uma ajudinha e faz uma espécie de massagem no ventre e na região anal para estimular a micção e a defecação. Entre 14 e 21 dias, os olhos costumam se abrir. Mas, cá entre nós, ainda vai levar alguns dias ou semanas para o animalzinho enxergar direito. Nesse período – após a terceira semana de vida, também surgem os primeiros dentes e tentativas de ficar em pé.

Cuidados que o tutor precisa ter com pet

O time de curadoria digital da Terra Zoo separou algumas situações e orientações importantes para essa fase do pet.

Batida acelerada

A frequência cardíaca do filhote é sempre elevada. O pequeno coração bate cerca de 200 vezes por minuto e a respiração segue o mesmo ritmo – os pulmões se enchem de ar de 15 a 35 vezes.

Cuidado com a temperatura 

A temperatura do recém-nascido pode variar de 35,5 a 36ºC nas primeiras semanas, passando para 37,7ºC apenas na quarta semana de vida. Por isso, é importante manter os animais aquecidos nos primeiros dias.

Se a mãe não está por perto

Vale apelar para tudo o que possa estimular o aconchego materno. Uma garrafa pet com água quente embaixo do cobertor ou um bicho de pelúcia que lembre uma cadela ou uma gata adulta, por exemplo. Há quem, inclusive, esconda dentro do brinquedo um relógio de ponteiro para imitar os batimentos cardíacos.

Leite para órfãos

Já existe uma versão desse alimento ímpar feita especialmente para cães e gatos que pode ser colocada na mamadeira veterinária. O leite artificial é mais balanceado para as necessidades dos filhotes se comparado às formulações caseiras. De acordo com o time de curadoria da Terra Zoo, o Pet Milk é um alimento substitutivo do leite. É enriquecido com as Vitaminas, Minerais e Aminoácidos necessários para o desenvolvimento de seu filhote. Também possui Taurina, aminoácido de grande importância na nutrição de felinos, e FOS, um Prebiótico que auxilia no equilíbrio da flora intestinal e consequentemente no
melhor aproveitamento dos nutrientes do pet.

Pet Milk é um alimento substitutivo do leite. (Foto: divulgação)
Pet Milk é um alimento substitutivo do leite. (Foto: divulgação)

A transição para a ração

Com quatro semanas de vida, pode-se introduzir lentamente a ração umidecida, sem abrir mão do leite materno. E saiba: essa transição deve ser bem gradual para evitar diarreia. Na Terra Zoo você encontra uma grande variedade de rações, no caso dos cães, algumas de acordo com o porte dos filhotes (pequeno, médio ou grande porte), ou ainda rações para filhotes de raças específicas.

Na Terra Zoo você encontra uma grande variedade de rações. (Foto: divulgação)
Na Terra Zoo você encontra uma grande variedade de rações. (Foto: divulgação)

Vacina de desmame

Na hora de abandonar o leite materno, por volta dos 45 dias de idade, é recomendável aplicar uma vacina especial de desmame. Explica-se: o filhote tem uma quantidade elevada de anticorpos herdados da mãe durante a amamentação. É a vacina que irá estimular a produção do seu estoque particular de anticorpos. Durante todo o processo, os veterinários da Terra Zoo poderão orientá-lo quanto aos cuidados e produtos (vacinas, leite artificial e rações) a serem adquiridos para cuidar dos filhotes.

Saiba qual o melhor produto para adquirir para o seu filhote. (Foto: divulgação)
Saiba qual o melhor produto para adquirir para o seu filhote. (Foto: divulgação)

Com essas dicas anotadas, o seu pet terá muito mais saúde e disposição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.