Mensagem Ecológica

Bicho-Terra levará mensagem de preservação ao meio ambiente à folia de rua

Bloco da Madre Deus criou dois novos personagens, Bicho-Mangue e Bicho-Guará, para estimular a consciência ecológica nos foliões maranhenses.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 17/02/2023 às 09h14
Bicho-Mangue e Bicho-Guará
Bicho-Mangue e Bicho-Guará

São Luís - Carnaval é, também, uma festa popular para se espalhar mensagens importantes à população.  E é justamente o que faz o bloco maranhense Bicho-Terra, criado no bairro Madre Deus, por meio de seu projeto voltado à preservação da natureza, com ênfase na proteção dos ecossistemas. 

Este ano, o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, dá ênfase, por exemplo, à importância dos manguezais, que produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. A ideia é despertar a consciência ecológica nos foliões.  

“O Maranhão é responsável por 36% dos manguezais brasileiros. No entanto, a degradação deste ecossistema ao longo das décadas se torna preocupante. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno e precisamos preservá-lo como algo precioso para as futuras gerações”, frisa Godão,  que concebeu um novo personagem da trupe: o Bicho-Mangue. 

Bicho-Mangue é referência aos manguezais
Bicho-Mangue é referência aos manguezais

Segundo Godão, não basta levar alegria por si só. É necessário atentar para assuntos sérios, apesar de se tratar de uma festa onde reina a alegria e por meio da qual se pode esquecer os problemas do mundo real. 

“Quando abordamos algo sério de forma descontraída, de alguma maneira aquilo é absorvido. Além disso, desde o início do nosso projeto tem sido assim, e seguimos essa linha com as nossas músicas e indumentárias”, frisou José Pereira Godão.

Foliona do Bicho-Terra vestida com a indumentária do Bicho-Guará
Foliona do Bicho-Terra vestida com a indumentária do Bicho-Guará

Bicho-Guará

Além do Bicho-Mangue, outro personagem já ganhou as ruas do carnaval maranhense. É o Bicho-Guará, por traz do qual a Companhia Barrica leva outra mensagem aos foliões.

“Os guarás desempenham um importante papel nos manguezais. Além disso, a revoada dos guarás é uma das atrações mais impressionantes da região do Delta do Parnaíba e da tão falada Rota das Emoções”, disse o diretor artístico. 

Além da indumentária, a mensagem é repassada por meio de uma nova canção, intitulada “Mangue-Guará”, de autoria do compositor Luís Henrique de Nazaré Bulcão. Confira a letra da música no final desta reportagem.

Programação

O grupo se apresenta nesta sexta-feira (17) no bairro São Cristóvão, às 19h, e, depois, seguirá para o baile de Carnaval da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), às 22h. O encerramento da noite será na folia da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Calhau. 

Sábado (18), o Bicho Terra animará, às 17h, o Bairro de Fátima, que também terá programação de entrudo. Depois, seguirá para a programação carnavalesca do Sesi, às 20h, e, na sequência, para a folia do município de Paço do Lumiar, às 23h, com apresentação no Viva Maiobão. 

No domingo, o grupo estará no circuito Beira-Mar, por volta das 22h. 

Festa no interior

O Bicho também cruzará o Estreito dos Mosquitos para mais apresentações no interior do estado, como sempre faz todos os anos. Eles se apresentarão em São Bento e Bequimão (segunda) e em Vitória do Mearim, Rosário e Itapecuru (terça).

-------------------------------------------------------------

Mangue-Guará!

Esse ano vai ser na marcha,
Ou vai ou racha,
Ou vai ou racha!

Eu quero é voar,
Eu quero é voar!

Eu sou o Bicho-Mangue-Guará!

Defensor da Natureza
Bailar com as penas
É uma beleza!

É o Bicho! É o Bicho!
Mangue-Guará!
É o Bicho! É o Bicho!
Vem defender!

É o Bicho! É o Bicho!
Mangue-Guará!
Mangue verdinho,
Pra gente viver!

Compositor: Luís Bulcão.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.