Show de originalidade

Bicho-Terra vai para as ruas com novo personagem

O Bicho-Terra-Mangue-Guará’ é um grito de preservação à natureza, temática presente no projeto desde sua criação.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 27/01/2023 às 10h39
Bicho-Terra está na programação de pré-Carnaval em São Luís
Bicho-Terra está na programação de pré-Carnaval em São Luís (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Bloco mais requisitado da folia carnavalesca maranhense, o Bicho-Terra vai para as ruas com um novo integrante para não deixar morrer a tradição que faz do projeto um dos mais originais e criativos do Brasil. 

Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, a família cresce com a chegada do ‘Bicho-Terra-Mangue-Guará’, cujas fantasias foram produzidas nas cores vermelho e marrom esverdeado. Os integrantes, no entanto, ainda não estrearam a vestimenta, pois somente o farão no período oficial de entrudo.  

A proposta alude às florestas inundadas pelas marés e que ficam nas regiões costeiras, normalmente onde há o encontro de rios com o mar, bem como às aves guarás, que desempenham um importante papel nesse ecossistema.

“Nosso projeto é sempre um grito de preservação à natureza. Não devemos esquecer, por exemplo,  que a biodiversidade dos mangues faz com que eles sejam chamados de berçários litorâneos, essenciais para todo o ecossistema oceânico, bem como para a pesca silvestre e a biologia marinha.  Porém, são um dos biomas mais ameaçados pela ação humana”, frisa Godão. 

Programação

O Bicho-Terra volta à programação de pré-Carnaval com agenda lotada. Nesta sexta-feira (27), tem apresentação na Casa Barrica (Madre Deus), durante o encerramento da eleição da Corte Momesca, a partir das 19h. 

Sábado (28), músicos e bailarinos participam de um evento privado e, também, cumprem agenda em São José de Ribamar, dentro da programação organizada pelo Bumba Meu Boi de Ribamar.

No domingo (29), será a vez do cortejo popular na Avenida Litorânea, às 17h, relembrando a Micareta Marafolia, já que a banda tocará sobre um trio, como fazia com o ‘Blocão do Bicho’. Depois, seguirá para a Cidade Operária, onde será recebido pelo Bloco dos Músicos. 

No período oficial de Carnaval, o Bicho-Terra reviverá as suas tradições com os cortejos do Buraco Negro e da Paz do Bicho, mas as datas ainda não foram divulgadas. 

As camisetas do Bicho, que os foliões já podem adquirir, são uma criação de Mateus Soeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.