Ana Lúcia Albuquerque festejará aniversário no Rio
E mais: Prêmio Camões para Chico Buarque
Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite (na foto, com Lenita Lago Bello) embarcam quinta-feira para o Rio de Janeiro. Sábado ela comemora nova idade com uma festa entre amigos no ap do irmão Murilo Albuquerque
------------------------------------------------------------------
Mestrado e Doutorado
A Universidade Federal do Maranhão está com inscrições abertas para o programa de Pós-Graduação em Conexões Atlânticas Culturais e Poderes para os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmico em História. E vai atuar em duas áreas: Poderes, política e sociabilidade; Linguagens, religiosidade e culturas.
O curso tem duração de 24 meses e vai oferecer 20 vagas, destinadas a profissionais com graduação em História e áreas afins como Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Letras, Direito, Artes e outros.
Para o doutorado são destinadas 12 vagas para profissionais com Mestrado em história ou áreas afins. O curso terá duração de 48 meses.
Passarela do Samba
Os preparativos para o Carnaval de Passarela 2023 estão a todo vapor. O evento vai acontecer de 17 a 20 de fevereiro, na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário.
A estrutura da Passarela do Samba Chico Coimbra tem 200 metros de comprimento e conta com quatro módulos de arquibancadas para 2 mil pessoas sentadas, 41 camarotes para o público para 820 pessoas, camarote institucional para 120 pessoas e área preferencial com 500 cadeiras.
Dispõe, ainda, de espaço Cadeira de Pista 01 com 600 cadeiras, espaço Cadeira de Pista 02 com 500 cadeiras e dez frisas com mesas e cadeiras para 200 pessoas.
Considerando todos os espaços, a passarela tem capacidade para receber 5 mil pessoas por dia.
Folia no Rio
Já no Rio, o Sambódromo já recebeu a tradicional lavagem feita pelas Baianas de diversas escolas para atrair as melhores energias para as diversas escolas. A ministra do turismo, Daniela Carneiro, acompanhou esses retoques finais. Ela também participou da vistoria nos barracões das escolas, onde são fabricadas as fantasias e alegorias.
Para os desfiles deste ano, a Sapucaí ganhou 490 novos projetores e luminárias em LED. Ao longo de toda a passarela do samba, os carnavalescos poderão contar também com luzes coloridas que serão acesas no ritmo da bateria das escolas.
Folia no Rio 2
A expectativa dos organizadores é que cerca de 100 mil pessoas circulem pela Sapucaí nos quatro dias de desfiles, somando o público de todos os setores, integrantes das escolas e prestadores de serviço.
Já o turismo estima que cinco milhões de foliões curtam o carnaval no Rio incluindo o público do Sambódromo e dos blocos de rua.
Vacinas e comprovação
Muitos usuários do aplicativo Conecte SUS, que entre outras funcionalidades registra o histórico de vacinações contra a covid-19, estão descobrindo no dia a dia que algumas doses já tomadas, por alguma razão, não constam nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS).
E descobrir a razão é tarefa árdua para os usuários.
Entre os que já detectaram a falha, o principal motivo tem sido a não inclusão da dose no sistema pela equipe de vacinação responsável pelo atendimento.
Nesses casos, a resposta do SUS é enfática ao negar a emissão do certificado nacional de vacinação, informando ao usuário que as informações precisam ser inseridas nos sistemas do SUS diretamente pelos estabelecimentos assistenciais de saúde que foram responsáveis pela vacina.
DE RELANCE
Prêmio Camões para Chico Buarque
Lembro como se fosse hoje: em 2019 eu estava em Lisboa quando foi anunciado o nome do compositor e escritor brasileiro Chico Buarque como vencedor do Prêmio Camões, que antes já havia distinguido nomes como Silviano Santiago, Mia Couto, Lygia Fagundes Telles, Raquel de Queiroz, Jorge Amado e José Saramago.
Mas o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o documento que chancelava a premiação por parte do governo brasileiro.
Prêmio Camões para Chico Buarque...2
Criado em 1988, o Prêmio Camões de Literatura visa homenagear a autora ou autor de língua portuguesa que tenha “contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” do idioma.
Chico Buarque venceu os prêmios Jabuti de melhor livro do ano por “Leite Derramado” e por “Budapeste”. Na categoria romance, ele também foi premiado por sua obra “Estorvo”.
No caso do Prêmio Camões, a escolha é pelo conjunto de sua obra.
Prêmio Camões para Chico Buarque...3
Agora, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, vai aproveitar um convite feito pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, para uma viagem oficial a Lisboa no aniversário da Revolução dos Cravos (25 de abril) para também encerrar a polêmica sobre o Prêmio Camões.
O Palácio do Planalto e o Itamaraty confirmaram que o evento está marcado para ocorrer na capital portuguesa.
O reconhecimento é uma tradicional iniciativa dos governos do Brasil e de Portugal, e o prêmio de 100 mil euros é dividido entre os dois países.
Frutas brasileiras na vitrine
O ano de 2022 não foi bom para o mercado brasileiro de frutas, que exportou volume 10% menor do que o período anterior. Cenário que, no entanto, é passado e deve continuar sendo.
Já que, para 2023, as perspectivas são as “melhores possíveis”, na avaliação do diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Eduardo Brandão. A entidade projeta pelo menos alcançar a mesma receita registrada em 2021, de US$ 1,06 bilhão.
Para isso, o setor já começou com o pé direito. Cerca de 60 empresas brasileiras participaram no final de semana da maior feira da área no mundo, a Fruit Logistica, em Berlim, na Alemanha.
Melão, uva, limão, manga, abacate, maçã e papaia foram alguns dos produtos nacionais que estiveram na vitrine.
Frutas brasileiras na vitrine…2
Além de negociações, a feira também abriu espaço para divulgação de inovações tecnológicas, com a participação de 20 startups.
Os organizadores do evento estimam terem recebido mais de 73 mil visitantes de 135 países.
No ano passado, a exportação foi afetada pelo tempo: estiagem no Sul e excesso de chuva no Nordeste.
Neste ano, apesar da seca no Sul, o tempo deve ajudar.
Candidata é nota mil na redação
Se depender da nota obtida na redação, no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2023 será o ano em que Maria Fernanda Simionato de Lemes conquistará a almejada vaga em Medicina em uma universidade federal.
A jovem de 21 anos, tirou nota mil – a máxima – nessa prova, já tendo alcançado 960 em outros três anos.
Nascida na cidade catarinense de Maravilha, a estudante cursou o Ensino Médio no Centro de Ensino Integrado da Universidade de Passo Fundo (UPF). Lá, já começou sua preparação na área da escrita e, em um concurso de redações, ficou em segundo lugar.
Em 2022, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Maria Fernanda recorda que focou nos povos indígenas, sobre os quais estava mais habituada a tratar.
Que banco é esse?
Agora está confirmado: a ex-presidente Dilma Rousseff será indicada pelo governo Lula para comandar o New Development Bank (NDB, em português Novo Banco de Desenvolvimento), também conhecido como “banco dos Brics”.
Com isso, Dilma deve se mudar em breve para Xangai, na China, onde fica o banco.
Mas que banco é esse? O NDB foi criado como um instrumento do grupo formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (cujas iniciais em inglês formam a sigla Brics). Foi criado oficialmente em 2015 com essa formação. Em 2021, o NDB aprovou o ingresso de outros países emergentes: Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos (inclui Dubai e Abu Dhabi) e Uruguai.
Dilma substitui Marcos Troyjo, ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia indicado pelo governo Bolsonaro. Seu mandato vai até 2025, mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atuou para “convencê-lo” a deixar o cargo para uma indicação do atual governo.
Será a primeira vez que o NDB vai ser comandado por uma ex-chefe de Estado. Dilma, é bom lembrar, é graduada em Economia. O posto, no entanto, é visto mais como representação diplomática do que um cargo técnico.
Para escrever na pedra:
“Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar. Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas”. Extraído da Bíblia Sagrada, Salmos 26:6,7.
TRIVIAL VARIADO
Primeira mulher negra a conquistar a faixa de Miss Brasil, em 1986, a gaúcha Deise Nunes sempre foi uma apaixonada por Carnaval. Por 16 anos, a diva reinou, soberana, como rainha da bateria da União da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
No capítulo: agora, ela vai voltar à Marquês de Sapucaí em grande estilo para desfilar no carro abre-alas da escola, a convite do carnavalesco Cahê Rodrigues. O enredo vai contar a história de 70 anos da escola e homenagear a madrinha, Portela, que completa um século.
“Fiquei muito feliz com o convite. Desfilar na Sapucaí é sempre mágico, inesquecível” – diz Deise Nunes, que hoje desembarca no Rio pronta para brilhar na avenida.
Será nesta quinta-feira, 16, a Missa de Sétimo Dia em memória de Marko Abreu Itapary, às 19h, na Igreja São Luis Rei de França – a Igrejinha do Calhau.
Na mais recente política para o setor, o governo federal determinou, em janeiro, que peças adquiridas a partir de 7 de maio de 2019 devem ser registradas junto à Polícia Federal, e não apenas no Exército.
No assunto: São Paulo tem 8,1 mil armamentos, e o Brasil soma 38,5 mil. Prazo para o registro se encerra no final de março.
Folião das antigas diz não ter dúvida de que a folia em 2023 vai bombar em São Luís, até para curar a ânsia de dois anos sem festa, mas ressalva: “Não há dúvida de que a saudade da festa é grande, mas há sinais também de que o dinheiro está mais curto”. E por aí, está tudo indicando que a pipoca vai imperar.
A volta do Carnaval, após dois anos de suspensão devido à pandemia, não favorece apenas ao mercado ligado diretamente à folia, mas também beneficia a demanda por retiros para quem prefere evitar a agitação.
A quem interessar possa: Rei Momo vem da mitologia grega e significava brincadeiras e sarcasmo, nas versões carnavalescas, adotadas a partir da década de 1930, também. E segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, momo é sinônimo de comediante e zombaria.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.