(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Nova diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas

Mais: campanha 'Fevereiro Laranja'

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Empossada nova diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas
Empossada nova diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas

Carreiras jurídicas

No dia 10 de fevereiro, em Goiânia (GO), foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ) para o triênio 2023-2026.

A atual presidente empossada é a advogada Patrícia Pestana de Azevedo, da Comissão da ABMCJ do Maranhão, e esteve presente no evento junto à parte da diretoria: Valdélia Campos, procuradora do município de São Luís, na Secretaria-Geral; Érica Sousa, advogada que será tesoureira, e Valéria Lauande, advogada que assume a coordenação na região Nordeste.

A ABMCJ é uma organização não-governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada em 1985, com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa e do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento e a proteção de meninas e mulheres.

Iracema no comando

A deputada Iracema Vale, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, assume, esta semana, o comando do Governo do Estado. É que o governador Carlos Brandão e o vice, Felipe Camarão (PT), viajam para a Europa.

Brandão embarca nesta segunda-feira (13) para a França, onde se encontrará, em Paris, com a diretora-Geral da Unesco, Audrey Azoulay.

O governador tratará do pedido do Lula para que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses torne-se Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Iracema no comando 2

Na quinta-feira (16), Brandão vai a Portugal, onde visitará o Vila Galé de Lisboa, hotel que terá uma unidade inaugurada na Praia Grande.

Já Camarão comandará uma missão nos Açores, arquipélago autônomo de Portugal, e em Cabo Verde, na África.

O governo estadual está tentando formalizar uma parceria para um voo comercial direto de Açores para o Maranhão.

Velhos Carnavais

A banda Mákina du Tempo foi a principal atração do Baile da Saudade, que aconteceu no último domingo, na sede social do Grêmio Lítero Recreativo Português, na Praça João Lisboa, no Centro de São Luís.

A folia no tradicional clube da capital maranhense teve início às 16h com o melhor das marchinhas, sambas e demais ritmos que animaram os salões de outrora, além de músicas de sucesso no período carnavalesco em todos os tempos.

Liderada pelo maestro e guitarrista Fernando Rodrigues, a Mákina du Tempo fez um show alegre, dedicado às gerações que lotavam os bailes em décadas passadas, remetendo o público à doce lembrança de uma época de ouro.

Com uma legião de fãs entre os que guardam na memória os antigos carnavais, o grupo musical seguiu à risca o tema da festa.

DE RELANCE

Morreu Carlos Saura

O cinema perdeu na última sexta-feira um dos nomes mais emblemáticos do da segunda metade do século 20: o cineasta Carlos Saura, considerado uma das grandes figuras da sétima arte espanhola, morreu aos 91 anos.

Estive uma única vez com Carlos Saura. Foie m Madrid, no começo deste século, quando dele me aproximei no Hotel Ritz e fui tratado com muita cordialidade.

Nascido em 4 de janeiro de 1932, em Huesca, na comunidade autônoma de Aragão, em uma família de artistas, Saura demonstrou “atividade incansável” e “amor pelo ofício até o último momento”, escreveu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, ao anunciar a sua morte.

Seu último filme, Las Paredes Hablan (2022), havia estreado na Espanha na sexta-feira passada. O diretor faleceu um dia antes de receber o Prêmio Goya pelo conjunto de sua obra. A cerimônia de premiação ocorreu sábado, em Sevilha.

Morreu Carlos Saura…2

Cineasta, fotógrafo, cenógrafo, artista completo, Carlos Saura recebeu, em sua carreira, todos os prêmios imagináveis e, sobretudo, o amor, o carinho e o reconhecimento de todos os que apreciam seus films, social.

Citado como um dos maiores do cinema espanhol, Saura dirigiu 50 filmes ao longo de uma carreira de cinco décadas, entre os quais os longas-metragens musicais, como sua célebre trilogia flamenca Bodas de Sangue (1981), Carmen (1983) e Amor Bruxo (1986), ao lado do dançarino Antonio Gades.

Em 1975, lançou o que muitos críticos chamam de uma de suas obras-primas, Cría Cuervos, prêmio do júri em Cannes, uma alegoria da ditadura que sufocou seu país até aquele ano.

Bruno Shinoda sobre o Trio XLove, na Avenida Litorânea
Bruno Shinoda sobre o Trio XLove, na Avenida Litorânea

Bruno na orla

O cantor Bruno Shinoda protagonizou o mais lotado show do pré-Carnaval 2023 na Avenida Litorânea na tarde/noite de domingo (12), encerrando com chave de ouro a temporada que antecede à programação oficial organizada pelo governo estadual na orla marítima da capital.

O “Imperador das Bilheterias” fez jus ao epíteto que recebeu por sempre atrair numerosas plateias em suas apresentações no Maranhão. E não foi diferente em sua passagem pelo Calhau.

Animado, elétrico e um “entusiasta da alegria”, ele subiu no Trio XLove por volta das 16h. Lá embaixo, já dava para ver o tapete de gente aguardando para seguir no animado cortejo, finalizado por volta das 18h.

Flávia e Vanessa

As cantoras Flávia Bittencourt e Vanessa da Mata estão na concentração para cantaram juntas no bloco Bittencá e Acolá, que desfilará em cortejo pela Beira-Mar no dia 21 de fevereiro, com concentração às 17h.

As duas artistas prometem repetir a dobradinha de anos anteriores interpretando seus respectivos sucessos, além de músicas icônicas do repertório carnavalesco, tipo aquelas que leva o público ao delírio.

Conselheiro do TCE

O advogado Daniel Bandão deve ter confirmada, nesta semana, sua indicação como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), na vaga aberta em virtude da aposentadoria do ex-conselheiro Edmar Cutrim.

Brandão foi o único candidato a se inscrever para concorrer ao cargo. O prazo de inscrições foi encerrado na sexta-feira

Atual secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais do Maranhão, o advogado chega ao processo de escolha com o apoio dos 42 deputados estaduais.

Ele precisaria de apenas 1/3 deles para pode submeter seu nome e concorrer à vaga.

Sábado na Favela

O Sábado Magro de Carnaval foi de comemorações na quadra da Favela do Samba. O professor Júlio César Diniz Machado, popularmente conhecido por Mestre Júlio, comemorou 40 anos no comando da bateria Carcará.

A festa contou com vasta programação cultural. Entre outras atrações, destaque para a presença do intérprete Rixa, integrante da ala de harmonia da Portela, do Rio de Janeiro.

A bateria Carcará da Favela do Samba, uma das principais referências do carnaval maranhense, tem no seu comando o Mestre Júlio desde o ano de 1983, quando ele recebeu essa função do Mestre Paulo (in memoriam).

Reunião em Brasília

O Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu-se, na semana passada, em Brasília, para discutir temas de interesse do setor da construção, como o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, obras paralisadas, reajuste de obras, concessões de baixo investimento, vícios construtivos, unidades adaptáveis, entre outros assuntos.

O evento reuniu representantes de diversas entidades. Do Maranhão foi o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz.

Sobre a pauta do governo para a construção civil, o coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luís Henrique Macedo Cidade, reforçou que o cenário é positivo, com o retorno e aperfeiçoamento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o orçamento para a área de infraestrutura.

 

Daniella Andrade alerta para o Fevereiro Laranja e Roxo, sobre leucemia e fibromialgia
Daniella Andrade alerta para o Fevereiro Laranja e Roxo, sobre leucemia e fibromialgia

Laranja e Roxo

Câncer mais frequente entre o público infantojuvenil, segundo especialistas, a leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo informações da publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Segundo Daniella Andrade, que atua em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial, enfrentar esse tipo de câncer é algo que impacta a vida e a atuação do trabalhador e essa é uma das razões pelas quais o RH, gestores da iniciativa privada e pública e empresários precisam conhecer seu papel.

Ela se refere a um dos motes da campanha ‘Fevereiro Laranja’, voltada para a conscientização em torno da prevenção e diagnóstico da leucemia.

E ressalta ainda, entre outras coisas, que a campanha prevê ações educativas de prevenção e acolhimento de colaboradores enfermos por parte dos colegas em empresas e repartições públicas.

Para escrever na pedra:

“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade”. De Georges Bernamos.

TRIVIAL VARIADO

O escritor Joaquim Itapary era a própria desolação no fim de semana, com a morte do filho primogênito Marko Itapary, 61 anos, ocorrida na sexta-feira. O enterro foi realizado sábado. Marko deixou viúva Rita Léda Itapary.

Com uma calorosa recepção, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, acompanhada do governador Carlos Brandão, foi recebida por lideranças políticas e comunitárias de Urbano Santos no domingo (12).

Na ocasião, a parlamentar agradeceu o apoio de todos e disse que o engajamento de cada um foi fundamental para a sua jornada e conquistas na política.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.302, deve passar por aumento ainda este ano. O último reajuste do piso nacional passou a valer no dia 1º de janeiro.

A herança de Jô Soares será dividida entre seis pessoas, dentre elas, quatro funcionários que com ele tinha uma relação próxima. Sem herdeiros, filho único e solteiro, o apresentador modificou o testamento pouco tempo antes de morrer, em agosto do ano passado.

Correntistas do Banco do Brasil poderão pagar tributos com criptomoedas. Em fase de testes, o serviço está disponível apenas para quem tem criptoativos custodiados na Bifty, startup especializada em blockchain (tipo de banco de dados criptografado).

Morreu na manhã de ontem o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes, aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 25 de dezembro.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.