(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: O México no Almoço do PH

E mais: Baleiro no Ceará

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

AS MÁSCARAS de Veneza são famosas pelo charme, beleza, mistério, aconchego. E a sensação romanesca está no ar. Daí o destaque na Capa do PH Revista deste fim de semana

------------------------------------------------

O México no Almoço do PH

Chegou o dia mais esperado desta temporada em São Luís. Neste  sábado, será realizado a partir das 14h, o almoço de confraternização que o PH Revista oferece no amplo e bonito salão Palazzo Eventos, no Araçagi, para celebrar os 44 anos de circulação do caderno mais antigo em circulação da imprensa brasileira.

Um dos grandes sucessos antecipados dessa ansiosamente esperada confraternização da sociedade maranhense em ritmo de Carnaval são as belíssimas camisetas-fantasias criadas pelo webdesigner Jovelino Furtado, com base nas pinturas de Frida Kahlo, a pintora mexicana que conquistou fama e prestígio internacional com a originalidade de sua arte floral inspirada na magia e nas cores do folclore mexicano.

O tema motivou, em especial, a ala feminina, que ainda está às voltas nos mais famosos ateliês de costura da cidade com a produção de suas roupas inspiradas nas que são usadas nas grandes festas do povo mexicano.

O México no Almoço do PH...2

Para a produção das fantasias foi oferecido um leque de sugestões com uma infinidade de opções para quem deseja compor sua fantasia com a camiseta e entrar no clima de magia dessa tarde/noite única, de beleza e encantamento.

Resultado: as produções estão sendo voltadas para os costumes das tradicionais vestes mexicanas, o que dará um toque especial à festa que promete ser, mais uma vez, o maior acontecimento social da temporada pré-carnavalesca no Maranhão.

O México no Almoço do PH...3

Grandes atrações musicais estão na programação do Almoço do PH Revista. Espetáculos de dança, música e outras surpresas estão sendo montados para tornar a tarde/noite do sábado que está chegando na mais diferente e deslumbrante reunião em clima carnavalesco dos últimos tempos em São Luís.

É prevista a participação de sete grupos musicais, sem falar nos blocos e fanfarras e grupos de dança que animarão a festa.

Importante: os convidados irão tomando conhecimento dessas atrações na proporção que elas forem se apresentando.

O México no Almoço do PH...4

Vale destacar que o majestoso salão do Palazzo Eventos será aberto pontualmente às 13h26, com uma linda decoração assinada pela designer Cíntia Klamt Motta, que se inspirou nas coloridas festas do México para criar uma ambientação com base na flora e na fauna daquele país exótico, com pinceladas na arte dos mais famosos artistas plásticos mexicanas.

É assim que a designer promete exibir o cenário dessa grande prévia do nosso Carnaval, considerada como o momento de maior charme, glamour, elegância, beleza e sofisticação da temporada nesta cidade.

O ritual das Camisetas do PH

Para evitar falsificações das t-shirts (camisetas-convites) que serão usadas como fantasias no almoço de confraternização que o PH Revista oferece no Sábado Magro de Carnaval, no amplo e bonito salão do Palazzo Eventos, no Araçagi, os convidados terão que passar pela checagem dos nomes na lista de convidados.

Dessa forma, mesmo com uma camiseta “muito bem falsificada”, o folião ficará dançando do lado de fora, pois a rígida fiscalização não permitirá o acesso ao salão. E se alguém burlar o controle, na hora que for descoberto será convocado a se retirar da festa que é só para convidados.

Embora o portão esteja programado para ser aberto às 13h26, o serviço e toda a programação da festa só serão iniciados oficialmente às 14h.

 A ordem é “não aos penetras”

Vale lembrar, mais uma vez, aos convidados para o Almoço do PH Revista deste ano: quem não tiver o nome na lista de convidados não vai entrar.

É a forma que temos para evitar falsificadores que sempre tentam acesso, a qualquer custo, através de métodos escusos. Fomos informados de que empresas que fazem sublimação copiaram a estampa da fantasia e estariam oferecendo a pessoas que não foram convidadas.

Mas fiquem elas certas de já tomamos as providências legais para impedir a fraude. Quem tentar burlar a fiscalização, que será a mais rígorosa de todos os tempos, vai se dar mal.

Repetimos: penetras, nem pensar.

DE RELANCE

Farra dos prefeitos

Prefeitos de cidades do interior andam indignados com o Ministério e a Justiça do Maranhão.

Tudo porque promotores e juízes se associaram na boa causa de proibir abusos no pagamento de shows por parte dos gestores municipais.

Agora no Carnaval, por exemplo, em alguns municípios as atrações ficaram restritas a shows com cachês considerados “mais adequados” à realidade do estado.

Ministério Público de olho

Pode até parecer exagero do Judiciário e do Ministério Público, mas na verdade trata-se de uma medida que visa proteger o erário público.

O histórico de cachês exorbitantes pagos por pequenas prefeituras não combina com a realidade de setores como a saúde e a educação na maioria das cidades do Maranhão.

Nada justifica, por exemplo, um prefeito pagar, com dinheiro público, cerca de 500 mil reais por um show de pouco mais de duas horas, enquanto em hospitais há carência de médicos e equipamentos de trabalho.

Disputa silenciosa

Diferentemente do que ocorre no circuito da OAB, em que a disputa por uma vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional está muitíssimo acirrada, no Ministério Público o jogo é jogado na base da sutileza.

Com um colégio eleitoral enxuto – votam apenas os membros do conselho de procuradores – o número de candidatos à vaga no Tribunal de Justiça pelo MP também é bem inferior.

Ou seja, eles são poucos e, estrategicamente, silenciosos.

Candidato favorito

Ainda sobre a corrida ao Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional, anda cada vez mais forte o nome do jovem Flávio Costa entre os advogados que atuam no Maranhão.

Flávio é ex-diretor do Tribunal Regional Eleitoral e atuou recentemente na assessoria jurídica do governador Carlos Brandão.

Com bom trânsito no meio jurídico, Flávio tem feito uma campanha na base da discrição.

A galope nos prados

O desembargador e escritor Lourival Serejo resolveu presentear com o seu mais recente livro de poesia, “E o tempo larga o relógio a galope por seus prados”, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, quando este esteve em São Luís.

Ao folhear o livro, Agualusa encontrou um poema em sua homenagem.

Logo que deixou a cidade, o escritor angolano publicou o poema de Serejo no Instagram, que virou alvo de elogios de gente famosa, como os atores Pedro Cardoso e Glória Pires.

Baleiro no Ceará

Este ano, o cantor e compositor Zeca Baleiro trocou o Carnaval do Maranhão pelo do Ceará.

Ao lado de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Seu Jorge, Baleiro será uma das atrações da folia de Momo em Fortaleza.

Em anos anteriores, ele era figura carimbada em bloco que desfilava pela avenida Beira-mar, no Centro da capital maranhense.

Thaynara OG
Thaynara OG

A maranhense Thaynara OG brilhou no Baile da Vogue, realizado na sexta-feira, no Rio. A influenciadora escolheu um look da estilista Martha Medeiros para atravessar o red carpet do baile. Todo bordado, o vestido tem as cores do pôr do sol do Maranhão, sua terra, e também exalta as aves guarás, que mudam de cor conforme o passar do dia

 Para escrever na pedra:

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita". De Mahatma Gandhi. 

TRIVIAL VARIADO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os Estados Unidos contribuam com o Fundo Amazônia, que financia projetos de sustentabilidade com recursos de países ricos. 

Em entrevista coletiva após encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, Lula disse ter recebido a promessa de entrada do país no fundo.

O presidente brasileiro disse ter proposto a Biden um grupo neutro para negociar um possível acordo de paz para a guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Lula informou que já apresentou a sugestão ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, que esteve em Brasília na semana passada.

Segundo Lula, os trabalhos começariam pela negociação de um cessar-fogo ou de um armistício.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.