(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Luciano Gomes em clima de Carnaval com vinho

E mais: Edilson Baldez em Alagoas

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
O empresário Luciano Gomes já entrou em clima de Carnaval, mas como um eterno degustador de bons vinhos
O empresário Luciano Gomes já entrou em clima de Carnaval, mas como um eterno degustador de bons vinhos

Reunião com governadores

Vários governadores reuniram-se com os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para tratar de ações que envolvem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na Corte, tramitam três Ações Diretas de Inconstitucionalidade que discutem o início da cobrança do Diferencial de Alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, previsto na Lei Complementar 190/2022, que trata da regulamentação do Difal.

O julgamento presencial das ações está marcado para 12 de abril, quando a Corte decidirá se o Difal vale desde 2022 ou a partir de 2023.

Na Assembleia

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Carlos Lula foi indicado para assumir a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O bloco do qual ele faz parte, Juntos pelo Maranhão, indicou quatro dos sete membros do colegiado, sendo três do seu partido.

Assim, o mais provável era mesmo que a presidência ficasse com um socialista: os outros dois são Florêncio Neto e Davi Brandão.

Patrulha Maria da Penha

O deputado Neto Evangelista destacou, na sessão plenária de terça-feira, na Assembleia Legislativa, a aprovação do requerimento de sua autoria que propõe a realização de uma Sessão Solene em comemoração aos seis anos de atuação da Patrulha Maria da Penha.

A solenidade será realizada no dia 2 de março, no Plenário da Casa.

O parlamentar parabenizou o trabalho realizado atualmente pela Patrulha Maria da Penha, comandada pela coronel Edielen e cabo Samanta.

Na ocasião, ele lamentou os altos índices de assassinatos de mulheres ocorridos no Brasil pelo simples fato de serem mulheres.

Fevereiro Laranja

Câncer mais frequente entre o público infantojuvenil, segundo especialistas, a leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo informações da publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Enfrentar esse tipo de câncer é algo que impacta a vida e a atuação do trabalhador e essa é uma das razões pelas quais o RH, gestores da iniciativa privada e pública e empresários precisam conhecer seu papel, de acordo com Daniella Andrade, que atua em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial.

Fevereiro Laranja...2

Daniella refere-se a um dos motes da campanha ‘Fevereiro Laranja’, voltada para a conscientização em torno da prevenção e diagnóstico da leucemia.

Entre outras coisas, ela ressalta que a campanha prevê ações educativas de prevenção e acolhimento de colaboradores enfermos por parte dos colegas em empresas e repartições públicas. E destaca que, embora sejam divulgadas notícias sobre crianças acometidas com leucemia, esse tipo de câncer também é comum em adultos.

Baile da Imprensa

É neste sábado o Baile da Imprensa 2023, a ser realizado às 18h, no Estaleiro Gastrobar, na Praça dos Catraieiros, na Beira-Mar.

A volta do evento foi definida pela direção do bloco após o sucesso das duas primeiras concentrações, que reuniu profissionais da comunicação e foliões em dois fins de semana.

Na programação estão o sambista Ivan Marques, Bloco Tradicional “Os Foliões”, Banda Escangalhada, bateria da Flor do Samba e show “Coração Tradicional”, com Wallace Godinho e a Banda MaraRitmos.

Para acesso ao baile, os profissionais de imprensa, autônomos ou vinculados aos meios de comunicação, bem como convidados, terão de se identificar na recepção do espaço.

Novo Arbo

Arbo, marca de perfumaria do Boticário conhecida por suas fragrâncias frescas, apresenta o novo Arbo Intenso: fougère verde com nuances amadeiradas, que entrega o frescor em seu estado mais puro e intenso. O lançamento ainda vem com o refil, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Para desenvolver a novidade, o Boticário buscou inspiração na floresta Laurissilva – de onde vem o “segredinho” de Arbo Intenso. Localizada em Portugal, a mata também é conhecida por ser “produtora de água”, uma vez que é úmida, possibilitando que as árvores centenárias que a habitam absorvam a água dos nevoeiros. As notas de madeira molhada combinada com o frescor puro da neblina criam um aroma revigorante e muito fresco.

Primeira reunião

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) realizou, esta semana, a primeira reunião ordinária da nova diretoria.

Sob o comando do presidente Ivo Rezende, a diretoria discutiu diversos assuntos de interesse dos municípios e anunciou a realização do primeiro Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, que acontece dias 13 e 14 de março, como preparação para a participação do Maranhão na Marcha Nacional dos Prefeitos, no fim do mês de março.

Os diretores falaram ainda sobre a construção de parcerias que possam facilitar o atendimento de demandas dos municípios; a implantação da Comissão de Prerrogativas e a possibilidade de se criar um consórcio estadual que agregue todos os municípios, o que pode baratear obras, serviços e facilitar a assinatura de futuros convênios com os governos federal e estadual.

DE RELANCE

Potiguar no Olho d´Água

Como adiantou esta coluna, o Grupo Potiguar acabou de abrir sua oitava loja e a sexta em São Luís, que já está em funcionamento no bairro do Olho d´Água,  na estrada que vai para o Araçagi.

Empresa genuinamente maranhense e fundada pelo veterano comerciante Vieira Brasil, a Potiguar atualmente tem lojas na capital maranhense no Centro (Caminho da Boiada), Cohama, Cohafuma, Av. dos Africanos, Retorno da Forquilha e agora também no Olho d´Água; além de 1 loja em Imperatriz e 1 em Bacabal.

Todas as lojas seguem um mesmo padrão e têm como foco principal a valorização do cliente em toda a sua jornada de compras, tanto nas lojas físicas quanto nos canais digitais (via site ou whatsapp).

Potiguar no Olho d´Água…2

Antes da inauguração da nova unidade da Potiguar no Olho d´Água, foi realizado em evento interno para colaboradores e fornecedores receberem a benção católica do Frei Lázaro, que ao abençoar a loja ressaltou que a Potiguar é um local de beleza e de realização de sonhos, tanto dos colaboradores que ali trabalham, quanto dos clientes que buscam algo para os ambientes de casa ou do trabalho.

O Presidente do Grupo Potiguar, Marcelo Brasil, reforçou a essência familiar da empresa que os fez chegar até aqui, mas mantendo o espírito de inovação e crescimento.

 

Família reunida: Caio Mendes com a esposa Camila Brasil e o filho José Marcelo, Fabiola e Marcelo Brasil e seus pais Vieira Brasil e D. Raimundinha
Família reunida: Caio Mendes com a esposa Camila Brasil e o filho José Marcelo, Fabiola e Marcelo Brasil e seus pais Vieira Brasil e D. Raimundinha

Camisetas do PH

De posse das t-shirts (camisetas-convites) que serão usadas como fantasias no almoço de confraternização que o PH Revista oferece no dia 11 de fevereiro, Sábado Magro de Carnaval, no amplo e bonito salão do Palazzo Eventos, no Araçagi, os convidados lotaram os ateliês de costura da cidade para fazerem a customização das peças inspiradas nos costumes das mais tradicionais vestes mexicanas, o que dará um toque especial à festa que promete ser, mais uma vez, o maior acontecimento social da temporada pré-carnavalesca no Maranhão.

Como se sabe, neste sábado 11, a partir das 14h, faremos uma tarde/noite de celebração dos 44 anos de circulação do PH Revista, o caderno mais antigo em circulação da imprensa brasileira.

Embora o portão esteja programado para ser aberto às 13h36, o serviço e toda a programação da festa só serão iniciados oficialmente às 14h.

Não aos penetras

É importante lembrar aos convidados para o Almoço do PH Revista deste ano: quem não tiver o nome na lista de convidados não vai entrar.

É a forma que temos para evitar falsificadores que sempre tentam acesso, a qualquer custo, através de métodos escusos. Estaremos atentos a qualquer tentativa de falsificação.

No majestoso salão do Palazzo Eventos, esse tipo de gente vai se dar mal, pois a fiscalização será a mais rígorosa de todos os tempos.

Penetras, nem pensar.

Baldez em Alagoas

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, participou na última segunda-feira da posse do empresário José da Silva Nogueira Filho na presidência do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), ocorrida na sede da Federação das Indústrias daquele Estado, em Maceió.

Um dos empresários mais respeitados do estado, José Nogueira, mais conhecido como Zezinho Nogueira, foi eleito por aclamação para presidir a entidade para o quadriênio 2023/2026. Ele sucede o empresário Alfredo Brêda, que ficou oito anos na gestão do sindicato e agora assume a vice-presidência.

Esta é a terceira vez que Nogueira é eleito presidente da entidade, que conta hoje com 112 empresas sindicalizadas.

Ele também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e deixou recentemente a Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-Alagoas.

 

Posse no Sinduscon de Alagoas
Posse no Sinduscon de Alagoas

 

Da esquerda para a direita: da esquerda para direita: Mario Cezar de Aguiar (FIESC), Silvio Cezar Pereira Rangel ( FIEMT), Edilson Baldez das Neves (FIEMA), José Ricardo Montenegro Cavalcante ( FIEC), Antonio Alban ( FIEB), Amaro Sales de Araújo ( FIERN), José Carlos Lyra de Andrade (FIEA) e Ricado Essinger (FIEPE).

 ---------------------------------------------------

Críticas de Lula

As contínuas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia do Banco Central (BC) têm precedente em uma estratégia do então presidente dos EUA Donald Trump – não exatamente um modelo para Lula.

Se até agora Lula foi deselegante com Roberto Campos Neto ao se referir ao presidente do BC como “esse cidadão”, não chegou à grosseria de Trump.

O BC brasileiro não é “independente”, apenas “autônomo”.

Qual a diferença? Não fixa a meta de inflação – definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) –, só tem liberdade para ajustar os instrumentos que têm para persegui-la.

Críticas de Lula...2

Quando Trump assumiu o governo, herdou – como todos os seus antecessores, e Lula pela primeira vez no Brasil – a presidente do Federal Reserve (Federal Reserve, o BC dos EUA) indicada pelo antecessor, Barack Obama. Era Janet Yellen, uma mulher com 1,6 m de altura, que hoje comanda a economia do país – é secretária do Tesouro.

Em 2016, na campanha, Trump havia acusado Yellen de manter o juro baixo para valorizar ações na bolsa e melhorar a imagem ao governo Obama. No ano anterior, Yellen havia comandado a primeira alta – 0,25 ponto percentual –desde a crise do subprime. Fez outra de 0,75 ponto em dezembro de 2016, ano em que Trump se elegeu.

Em 2018, o discurso virou: o Fed estava subindo demais o juro. Nesse contexto, Trump afirmou que Yellen não era “alta o suficiente” (no sentido físico) para ser reconduzida ao cargo – nos EUA, é uma tradição, sinal de estabilidade. E abriu a torneira das críticas: disse que Yellen estava “cometendo um erro” ao elevar o juro.

Agora que vai visitar o presidente Joe Biden, Lula pode se informar melhor sobre esse episódio e protestar que sua biografia jamais terá pontos em comum com o ex-presidente.

Eleição na UFMA

Já está sendo pauta de conversas pelos corredores da Universidade Federal do Maranhão a eleição para a Reitoria da instituição. 

É certo que haverá pelo menos um candidato do Centro de Ciências Humanas. Comenta-se, até agora, de três nomes: Isabel Ibarra (DEHIS, ex-pró-reitora da gestão), Marcelino Farias (DEGEO)  e  Luciano Façanha (DEFIL, atual diretor do CCH). 

Para escrever na pedra:

“A fotografia é feita com o passado de cada um, com sua ideologia”. De Sebastião Salgado, fotógrafo mineiro, cujo nascimento completa 79 anos.

TRIVIAL VARIADO

Tome nota: os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep começam a receber o benefício a partir de 15 de fevereiro.

Cresceu 1.217%, em 35 anos, a mineração em terras indígenas da Amazônia, diz estudo do Inpe: o garimpo ilegal se acelerou desde 2017.

“Não vejo com bons olhos o futuro da economia com as medidas do atual governo”, disse Jair Bolsonaro em evento na Flórida (EUA), na sexta-feira.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.