Carnaval em São Luís

Blocos tradicionais relatam dificuldades em receber verbas para o Carnaval

Por conta da demora, as agremiações tradicionais de São Luís correm o risco de não desfilar na Passarela do Samba.

Na Mira, com informações da TV Mirante

Atualizada em 08/02/2023 às 17h59
Blocos tradicionais reclamam de demora no repasse de verbas, em São Luís.
Blocos tradicionais reclamam de demora no repasse de verbas, em São Luís. (Foto: De Jesus / O Estado)

SÃO LUÍS - A menos de duas semanas para o início do Carnaval, os blocos carnavalescos tradicionais, ainda não receberam as verbas necessárias para a confecção de roupas, calçados e instrumentos musicais, que seriam utilizados nos desfiles carnavalescos. 

Segundo os presidentes dos blocos carnavalescos tradicionais, a verba é uma parte de alguns cachês pendentes que deviam ser pagos pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do estado, desde a primeira quinzena de janeiro. Além dos blocos, o dinheiro seria destinado também, às escolas de samba e outros grupos culturais.

O presidente do bloco tradicional ‘Os Baratas’ Caetano Veloso, afirmou em entrevista ao Imirante.com que sempre houve uma dificuldade para receber as verbas, mas essa é a primeira vez que atrasam tanto esses pagamentos.  

“Está todo mundo magoado, todos estão na expectativa, mas na verdade até agora nada de verba, os serviços estão parando, não conseguimos mais produzir porque não tem mais dinheiro, quem continua produzindo está usando recurso próprio”, explicou Caetano.

“O problema está sendo o Estado, o cachê maior é recurso do estado e esse ainda não deu nenhum tipo de informação. Não há nem valores, nem a grade de programação, até uma data dessa já sabíamos onde íamos apresentar, que horas e para quem, hoje não existe mais grade. Estamos tristes, pois do jeito que as coisa estão, vai se acabar", Finalizou o presidente do bloco tradicional ‘Os Baratas’.

O presidente da Associação Maranhense de Blocos Tradicionais Brasa Santana, contou que a a paixão pelo o Carnaval é o que continua motivando e mobilizado os grupos para viabilizar os preparativos para os desfiles, mesmo diante das várias dificuldades. 

"Eu estou fazendo, mais uma vez, por esse amor que eu tenho pela minha comunidade e tenho pelos blocos tradicionais. Mas, lamentavelmente, está aí, essa decadência; essa falta de planejamento levando todos nós a isso. Desde setembro, no ano passado, a gente tentou essa articulação. Encaminhamos uma proposta para discussão, para que fosse feito um planejamento. Não se faz Carnaval de um dia para o outro”, pontuou.

O que diz a Prefeitura de São Luís

Em nota, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), informou que 70% dos recursos a serem repassados às escolas de samba e blocos tradicionais foram pagos nesta quarta-feira (8), sob uma ressalva: o pagamento depende da apresentação da nota fiscal de cada agremiação.

A Secult disse ainda que, ao todo, sete escolas de samba estão sendo pagas nesta quarta-feira (8), duas escolas entregaram documentação na terça-feira (7) e o processo ainda vai tramitar para o pagamento. Uma escola ainda não entregou a documentação. Entre os blocos tradicionais, todos os 27 grupos já receberam os repasses, segundo a Secult.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.