(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH e ex-deputado José Mário Alves no Cabana do Sol

Mais: Começa o ano legislativo no Maranhão

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Encontro no Cabana do Sol
Encontro no Cabana do Sol

Presença de grande charme e simpatia no jantar de terça-feira, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, atualizando as conversas com o Repórter PH: o ex-deputado estadual José Mário Alves de Sousa, que também já foi prefeito de São João dos Patos

Favorito na Câmara dos Deputados

Deputados federais e senadores eleitos no ano passado tomam posse nesta quarta-feira.

Também hoje, os parlamentares fazem votações para eleger os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, assim como os integrantes das mesas diretoras de cada Casa, pelos próximos dois anos. 

Um esquema especial de segurança foi montado e já tem grades instaladas em frente ao Congresso, na Esplanada dos Ministérios.

O objetivo do esquema é evitar qualquer tipo de problema ou tentativa de invasão, como a que aconteceu no dia 8 de janeiro.

A primeira missão

A posse dos parlamentares será a primeira missão do novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Sandro Avelar, já que a intervenção em vigor no Distrito Federal terminou ontem.

Na Câmara, a posse dos deputados está marcada para as 10h. Já a sessão para eleger o presidente e a Mesa Diretora da Casa está prevista para às 16h30min.

Arthur Lira, do PP, é o atual presidente e favorito à reeleição. Chico Alencar, do PSOL, e Marcel van Hattem (NOVO), deverão ser os seus concorrentes no pleito.

Arthur Lira conseguiu o apoio de aproximadamente 20 partidos, que reúnem cerca de 500 deputados.

São necessários 257 votos para eleger o novo presidente.

Mesa Diretora da Câmara

A Mesa Diretora da Câmara é composta pela presidência, formada pelo presidente e dois vice-presidentes, e pela secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes. Por isso, os deputados irão depositar votos para os 11 cargos na eleição desta quarta.

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa.

Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente ao Senado.

Blocos partidários

Os blocos partidários determinam a composição da Mesa Diretora. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Embora sejam desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem também para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura.

Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos.

O mandato dos cargos da Mesa Diretora vale por dois anos. Não é possível concorrer à reeleição do cargo na mesma legislatura – apenas se forem legislaturas diferentes, ainda que sucessivas.

Nova Mesa Diretora do Senado

No Senado, a sessão de posse está marcada para às 15h. Em seguida, ocorre a eleição para a escolha do presidente. Há ainda nova sessão convocada para a manhã de quinta-feira (2) para escolher os demais cargos da Mesa Diretora, caso não seja possível definir os integrantes ainda nesta quarta-feira.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente, concorrerá à reeleição. Seu principal adversário deverá ser Rogério Marinho (PL-RN), mas Eduardo Girão (Podemos-CE) também oficializou sua candidatura.

Atual presidente do Senado, Pacheco tem 46 anos e nasceu em Porto Velho, em Rondônia, mas mudou-se ainda na infância para Minas Gerais. Formado em Direito, Pacheco posteriormente se especializou na área da advocacia penal. 

No início de 2021, Rodrigo Pacheco foi eleito presidente do Senado, derrotando Simone Tebet (MDB-MS). Em outubro daquele ano, Pacheco deixou o Democratas e se filiou ao PSD.

Candidato Rogério Marinho (PL-RN)

Rogério Marinho é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, e tem 58 anos. Antes da carreira política, formou-se como economista e também foi professor. Em 2000, foi eleito suplente de vereador em Natal, assumindo a titularidade em 2001. Em 2004, conseguiu a eleição para vereador, ocupando o cargo até janeiro de 2007.

Em 2006, Rogério Marinho foi eleito deputado federal. Em 2010, não conseguiu a reeleição, mas ficou como suplente de Betinho Rosado. Assim, assumiu novamente o cargo até 2012. Após uma candidatura fracassada à prefeitura de Natal em 2012, elegeu-se novamente deputado federal em 2014.

Marinho foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte entre 2012 e 2014, e secretário especial da Previdência e Trabalho do Brasil entre 2019 e fevereiro de 2020, até assumir como ministro do Desenvolvimento Regional, cargo que ocupou até março de 2022.

Nas eleições passadas, concorreu pela primeira vez ao Senado pelo Rio Grande do Norte, vencendo o pleito.

Mesa Diretora do Senado

A escolha da nova Mesa Diretora do Senado ocorrerá após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro, o equivalente a um terço da Casa. As sessões devem ser abertas com o quórum mínimo de 14 senadores, o equivalente a um sexto da composição do Senado. A votação, que é secreta, deve ter a presença da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, 41 senadores, mesmo número necessário para a escolha do presidente, representando a maioria absoluta da Casa. Em um eventual segundo turno, também serão necessários 41 votos para vencer o pleito.

Se houver a concordância de pelo menos um terço dos senadores (27), ainda nesta quarta-feira serão escolhidos os demais membros da Mesa: primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, com seus suplentes. Sem o acordo, a eleição para a Mesa ficará para uma nova reunião preparatória, prevista para quinta-feira, às 10h. 

 -------------------------------------------------------------------

Outro registro do jantar de ontem no restaurante Cabana do Sol: o ex-deputado e ex-prefeito José Mário Alves de Sousa, o Repórter PH, o vereador André Jardins (de P.Dutra) e o ex-prefeito Abnadabe Silveira Leda, de Urbano Santos
Outro registro do jantar de ontem no restaurante Cabana do Sol: o ex-deputado e ex-prefeito José Mário Alves de Sousa, o Repórter PH, o vereador André Jardins (de P.Dutra) e o ex-prefeito Abnadabe Silveira Leda, de Urbano Santos

-----------------------------------------------------------------------

Ano Legislativo no Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo nesta quinta-feira, às 9h30, no plenário da Casa.

Presidente e secretários, eleitos e empossados na Sessão Preparatória de Eleição da Mesa Diretora no dia anterior (1º), conduzirão a cerimônia, que contará com a presença de deputados estaduais, autoridades dos três Poderes e convidados.

Ano Legislativo no Maranhão…2

A programação começará com os ritos da Cerimônia Militar, incluindo hasteamento da bandeira e revista à tropa.

No segundo momento, será realizada uma entrevista coletiva no hall de entrada da Casa.

Em seguida, será realizada Sessão Solene de abertura dos trabalhos da 20° Legislatura, no Plenário da Alema. No ato, o governador Carlos Brandão fará a leitura da Mensagem Governamental, na qual apresenta um balanço das ações do Executivo Estadual em 2022 e o planejamento para o ano de 2023.

Mc Jotapê

O cantor maranhense João Penha Dominici Neto, mais conhecido como Mc Jotapê, começou 2023 lançando um novo single, intitulado “Focado na Missão”.

Trata-se de um funk cristão consciente com letra autoral e estilo próprio.

A música foi produzida e mixada em São Luís e conta com parceiros como Gugs (beat), produtor oficial dessa faixa.

O processo de masterização foi realizado no Rio de Janeiro.

Mc Jotapê já produziu hits como “Quando ela e o tum”, que obteve mais de 14 milhões de visualizações no YouTube, uma das maiores marcas até hoje no cenário musical, tendo gravado com Tom Produções, Detona funk e outras produtoras nacionais.

Aula Inaugural

A Faculdade de Negócios Faene realizará aula inaugural para as turmas da graduação no dia 15 de fevereiro, durante evento presencial com transmissão ao vivo.

A instituição dá continuidade às aulas dos MBAs. Na próxima semana, por exemplo, o professor Ricardo Carreira comandará aula sobre Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos para os alunos do MBA em Logística.

 DE RELANCE

 Sábado tem camiseta do PH

Tudo certo para o próximo sábado, dia 4, a segunda etapa da entrega das camisetas-fantasias aos convidados para o Almoço de comemoração dos 44 anos de circulação do caderno PH Revista.

No mesmo espaço do Rio Poty Hotel em que ocorreu a primeira etapa de entrega das camisetas aos convidados, no último fim de semana, Teresa Martins e este Repórter PH estarão a postos no próximo sábado, a partir das 10h.

As t-shirts (ou camisetas-fantasias), como se sabe, são de uso obrigatório para acesso à tarde/noite de muita alegria e fantasia, em clima de pré-Carnaval, que estaremos realizando no dia 11 de fevereiro, a partir das 14h, na mais bela casa de festas do Maranhão: o Palazzo Eventos, no Araçagi.

Sábado tem camiseta do PH...2

A volta do tradicional almoço de aniversário do PH Revista marcará a 31ª edição do evento, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia.

A camiseta, como se sabe, é o passaporte para acesso ao almoço, mas os convidados precisam também de ter o seu nome conferido na lista de convidados que ficará na entrada da festa e a conferência, como sempre, será muito rigorosa para evitar fraude.

Muitos convidados estão transformando as camisetas em lindas fantasias inspiradas na cultura Mexicana, nossa grande homenageada deste ano.

Fernando e Franco comandam passeio náutico temático intitulado “FF in Ocean”, no próximo domingo
Fernando e Franco comandam passeio náutico temático intitulado “FF in Ocean”, no próximo domingo

Dupla faz show a bordo

Depois de alguns dias em São Paulo, onde realizou shows na Capital, em Campinas e em sua terra natal, Porto Ferreira, a dupla sertaneja Fernando & Franco retorna a São Luís nesta quarta-feira para retomar a agenda de apresentações na Ilha do Amor.

Os jovens e belos artistas também entrarão em contagem regressiva para mais uma edição do passeio náutico temático intitulado “FF in Ocean”, neste domingo, projeto que é um grande sucesso e no qual os irmãos realizam shows exclusivos para um público vip formado por apenas 50 pessoas a bordo de uma embarcação que zarpa da Península da Ponta d’Areia e navega pela Baía de São Marcos com altas doses de descontração.

Dupla faz show a bordo…2

No assunto: a embarcação partirá às 16h e o passeio terá duração de quatro horas com open bar de cerveja e drinks.

A dupla apresentará repertório em sintonia com a temporada de pré-Carnaval, destacando ritmos como axé music.

O evento de domingo será uma espécie de aquecimento para a temporada de folia, uma vez que os irmãos irão se apresentar em várias cidades do interior maranhense.

A agenda oficial, no entanto, ainda não foi divulgada.

 

Thaynara OG e Daniela Mercury no Festival de Verão de Salvador
Thaynara OG e Daniela Mercury no Festival de Verão de Salvador

Achado no Egito

Uma múmia coberta de ouro dentro de um sarcófago que não era aberto há 4.300 anos foi descoberta por arqueólogos no Egito.

Acredita-se que a múmia, os restos mortais de um homem chamado Hekashepes, seja um dos corpos não pertencentes à realeza mais antigos e completos já encontrados no Egito.

A múmia foi descoberta a 15 metros de profundidade em um cemitério em Saqqara, no sul do Cairo, onde três outras tumbas também foram encontradas.

A maior das múmias descobertas na antiga necrópole pertence a um homem chamado Khnumdjedef, um sacerdote, inspetor e supervisor de nobres.

 Para escrever na pedra:

“Plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que lhe tragam flores”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Com apoio do Planalto, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) busca a reeleição na disputa pelo comando da Casa. Rogério Marinho (PL-RN) tenta interromper o plano do colega contando com votos de siglas que sustentavam o governo Bolsonaro.

Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) deve ser reconduzido pelo plenário. Com posse hoje, novo parlamento tem perfil conservador e protagonismo reforçado do centrão.

Os convidados para o Almoço de aniversário do PH Revista que não quiserem esperar até sábado, dia 4, para receber as lindas camisetas-fantasias que darão acesso ao Palazzo Eventos, poderão procurar este Repórter PH, todos os dias, à tarde, na TV Mirante ou Imirante.com, que terei o maior prazer de atendê-los.

Com muitos negócios em Portugal, a família Gentil, dona da Gentil Negócios, empresa multifranqueada das marcas O Boticário, Quem Disse Berenice, Tô Que Tô e Swarovski em quatro estados do Nordeste, tem encontro marcado para a próxima semana em Lisboa

A Americanas contratou Cristiano Zanin, advogado que defendeu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Operação Lava-Jato e que é cotado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo da companhia é a presença de Zanin na defesa de processo que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em que o banco BTG Pactual briga para seguir retendo R$ 1,2 bilhão do caixa da varejista.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.